Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Corpo Mental e Perispírito



Corpo Mental e Perispírito
Aloysio R. Paiva
Reformador (FEB) Junho 1976


Sob o ponto de vista de sua finalidade, corpo quer dizer - instrumento de manifestação. Assim, quando dizemos corpo físico estamos nos referindo ao veículo carnal de que se utiliza o Espírito durante a permanência na Crosta planetária, em cada reencarnação. Após nova experiência terrena, passa a usar outro corpo, isto é, volta a utilizar-se de veículo de manifestação adequado à matéria sutil de que se reveste o mundo espiritual.

            Assim como a Nona Sinfonia de Beethoven precisa de uma aprimorada orquestra para ser bem executada, o Espírito - a centelha divina, a parte substancial e eterna do ser - precisa de meios para poder manifestar-se e agir ostensivamente, segundo o estado vibratório da substância que compõe os diversos planos da Criação.

Com relação ao corpo extra terreno, é de se considerar, ainda, a farta sinonímia registrada em nosso vocabulário. "O Livro dos Espíritos" adota o termo perispírito, que quer dizer - em torno do Espírito. Ele é designado, ainda, por corpo espiritual, corpo astral, corpo etéreo, ou, então, como se vê em André Luiz, psicossoma. Tudo isso expressa a mesma coisa.

Feito esse intróito, passemos ao tema a que nos propomos.

Hoje, após os ensinamentos recebidos dos Espíritos Reveladores, podemos ter uma idéia bem mais clara da indumentária que passaremos a utilizar, após a experiência carnal.

Enquanto o corpo físico é relativamente estável, com as variações verificadas nos estágios de crescimento e decrepitude, o corpo espiritual do ser humano é bastante variável. Isso se deve à sua estrutura, que apresenta, segundo André Luiz:

( ... ) "uma formação sutil, urdida em recursos dinâmicos, extremamente porosa e plástica, em cuja tessitura as células, noutra faixa vibratória, à face do sistema de permuta visceralmente renovado, se distribuem mais ou menos à feição das partículas colóides, com a respectiva carga elétrica, comportando-se no espaço segundo a sua condição específica, e apresentando estados morfológicos conforme o campo mental a que se ajuste." (1)

(1) "Evolução em Dois Mundos", pág. 26.

Estando intimamente ligada ao "campo mental a que se ajusta", a matéria quintessenciada, de que se reveste o perispírito, sofre, como não podia deixar de ser, influência decisiva do poder mental da criatura, a ponto de o corpo espiritual poder tomar a forma que o Espírito queira (2). Muito elucidativo, a esse respeito, é o exemplo mencionado por C. G. Botelho, em" "Memórias de um Suicida", onde Aníbal de Silas, entidade de grande hierarquia espiritual, se apresentava como um quase adolescente, tendo ele sido o menino
acariciado por Jesus, há dois mil anos, quando enunciava a imorredoura lição: "Deixai vir a mim os pequeninos ... "
(3)

(2) "O Livro dos Espíritos", pergunta nº 95.
(3) "Memórias de um Suicida", 1ª ed., pág. 480


Esse ascendente mental, que elabora e comanda o corpo espiritual, possui, também, o seu próprio veículo de manifestação, ou seja, o CORPO MENTAL. É o que afirma, de modo preciso, André Luiz:

"Para definirmos, de alguma sorte, o corpo espiritual, é preciso considerar, antes de tudo, que ele não é reflexo do corpo físico, porque, na realidade, é o corpo físico que o reflete, tanto quanto ele próprio, o corpo espiritual, retrata em si o corpo mental que lhe preside a formação."

Esclarecendo, ainda:

"O corpo mental, assinalado experimentalmente por diversos estudiosos, é o envoltório sutil da mente, e que, por agora, não podemos definir com mais amplitude de conceituação, além daquela com que tem sido apresentado pelos pesquisadores encarnados, e isto por falta de terminologia adequada no dicionário terrestre." (4)

(4) "Evolução em Dois Mundos", pág. 25 e nota de roda pé.

Entre os pesquisadores encarnados a que se refere André Luiz, podemos incluir os adeptos da Teosofia. Annie Besant fala abertamente sobre o corpo mental, dizendo, entre outras coisas:

(...) "quanto à sua função, é o veículo imediato no qual o Eu se manifesta como inteligência; com relação ao seu desenvolvimento, cresce de vida para vida, proporcionalmente ao aprimoramento intelectual, organizando-se, também, mais e mais definidamente à medida que os atributos e qualidades da mente se façam mais e mais marcantes; é oval - semelhante a um ovo - em seus contornos, e interpenetra os corpos astral e físico, e os rodeia com uma atmosfera radiante à medida que se desenvolve, fazendo-se cada vez maior, conforme aumenta a capacidade intelectual. Não é necessário dizer que esta forma oval se converte em um objeto formosíssimo e glorioso, quando o
homem desenvolve as aptidões superiores da mente."
(5)

(5) "EI Hombre y Sus Corpos", de Annie Besant. Editorial Schiafiro, Buenos Aires, pág. 67 e seguintes.

Segundo os próprios teosofistas, essas informações são obtidas através da clarividência.

Não podendo definir amplamente o corpo mental, por ora, dá-nos André Luiz interessantes notícias, auxiliando-nos a compreender-lhe o comportamento e a expansão evolutivos:

"Definimos o fluido, dessa ou daquela procedência, como sendo um corpo cujas moléculas cedem invariavelmente à mínima pressão, movendo-se entre si, quando retidas por um agente de contenção, ou separando-se, quando entregues a si mesmas." "No plano espiritual, o homem desencarnado vai lidar, mais diretamente, com um fluido vivo e multiforme, estuante e inestancável, a nascer-lhe da própria alma, de vez que podemos defini-lo, até certo ponto, por subproduto do fluido cósmico, absorvido pela mente humana, em processo vitalista semelhante à respiração, pelo qual a criatura assimila a força emanante do Criador, esparsa em todo o Cosmo, transubstanciando-a, sob a própria responsabilidade, para influenciar na Criação, a partir de si mesma." "Esse fluido é o seu próprio pensamento contínuo, gerando potenciais energéticos com que não havia sonhado." (6)

(6) "Evolução em Dois Mundos", págs. 95/96.

E acrescenta, em nova e magistral lição:

"O plano físico é o berço da evolução que o plano extra físico aprimora. O primeiro insufla o sopro da vida, cujas edificações o segundo aperfeiçoa. A reencarnação multiplica as experiências, somando-as, pouco a pouco. A desencarnação subtrai-lhes lentamente as parcelas inúteis ao progresso do Espírito e divide os remanescentes, definindo os resultados com que o Espírito se encontra enobrecido ou endividado perante a Lei!” (7)

(7) "Evolução em Dois Mundos", pág. 101.

Sendo o perispírito uma projeção do corpo mental, quanto mais evoluída a criatura tanto mais perfeito e radioso se revela o seu veículo espiritual. O inverso é, também, verdadeiro:

"O instrumento perispirítico do selvagem deve ser classificado como protoforma humana, extremamente condensado pela sua integração com a matéria mais densa. Está para o organismo aprimorado dos Espíritos algo enobrecidos, como um macaco antropomorfo está para o homem bem-posto das cidades modernas. Em criaturas dessa espécie, a vida moral está começando a aparecer e o perispírito nelas ainda se encontra enormemente pastoso. Por esse motivo permanecerão muito tempo na escola da experiência, como o bloco de pedra rude sob marteladas, antes de oferecer de si mesmo a obra-prima..."

"O prodigioso corpo do homem na Crosta Terrestre foi erigido pacientemente, no curso dos séculos, e o delicado veículo do Espírito, nos planos mais elevados, vem sendo construído, célula por célula, na esteira dos milênios incessantes... até que nos transfiramos de residência, aptos a deixar, em definitivo, o caminho das formas, colocando-nos na direção das esferas do Espírito Puro, onde nos aguardam os inconcebíveis, os inimagináveis recursos da suprema sublimação! (8)

(8) "Entre a Terra e o Céu", pág. 132.

Infelizmente, na posição evolutiva em que se encontra, o homem não tem sabido usar, de maneira nobre, os recursos de que dispõe para aprimorar seus instrumentos de manifestação. Criações mentais de natureza inferior, cultivadas com sofreguidão e assiduidade, prejudicam enormemente os contornos morfológicos do corpo espiritual, de extrema delicadeza, 0nde ficam impressos todos os maus tratos recebidos da mente. Daí a existência, no mundo extra físico, tão bem descrito por André Luiz, de desencarnados portando aleijões em suas formas, ou, então, os casos mais graves de seres humanos que se apresentam, grotescamente, sob forma animalesca, fenômenos esses denominados de zoantropia.

É fácil entender que o homem, ao alimentar, durante tempo relativamente longo, desejos e sensações próprios das faixas evolutivas sub-humanas, acabe imprimindo, ainda que provisoriamente, ao perispírito configurações equivalentes a esses impulsos e anseios. Na realidade, sob certos aspectos de natureza mental não há muita diferença entre o gastrônomo inveterado e um suíno; entre o assaltante frio e calculista e um felino à espreita de sua presa; entre o enfatuado e um colorido pavão.

O ascendente mental sobre o corpo espiritual é tão grande que, em determinadas circunstâncias, os efeitos podem ser imediatos, dependendo da força do jato mental, como no caso narrado por André Luiz, em que um verdugo da Espiritualidade, arvorando-se em juiz de infeliz irmã com pesados débitos na última romagem terrena, e utilizando processo hipnótico de grande intensidade, compeliu-a a transformar-se numa loba. (9)

(9) "Libertação", pág. 72.

Outra compungente situação de aviltamento do corpo espiritual é a que conduz ao seu desgaste, transformando-o numa espécie de esfera, de "formas indecisas e obscuras", num simples ovóide de tamanho um pouco maior que um crânio humano. (10)

(10) Idem, pág. 84.

Uma das causas mais frequentes do desgaste do veículo perispirítico é a idéia fixa da vingança, do ódio.

Eis como se dá esse processo deprimente:

"Muitos infelizes, obstinados na ideia de fazerem justiça pelas próprias mãos ou confiados a vicioso apego, quando desafivelados do carro físico, em que  volvem sutilmente aqueles que se lhes fazem objeto de calculada atenção e, auto-hipnotizados por imagens de afetividade ou desforço, infinitamente repetidas por eles próprios, acabam em deplorável fixação monoideísta, fora das noções de espaço e tempo, acusando, passo a passo, enormes transformações na morfologia do veículo espiritual, porquanto, de órgãos psicossomáticos retraídos, por falta de função, assemelham-se a ovóides, vinculados às próprias vítimas que, de modo geral, lhe aceitam, mecanicamente, a influenciação, à face dos pensamentos de remorso ou arrependimento tardio, ódio voraz ou egoísmo exigente que alimentam no próprio cérebro, através de ondas mentais incessantes." (11)

(11) "Evolução em Dois Mundos", pág. 117.

É de se salientar que a forma ovóide é a do próprio corpo mental, como já foi dito acima. Assim, quando o Espírito se apresenta sob essa aparência é sinal de que ele está usando "apenas" o seu "corpo mental". Isto está confirmado por André Luiz, que, referindo-se a uma falange de Espíritos nessas condições diz que eles se "caracterizavam pelo veículo mental". (12)

(12) "Libertação", pág. 115.

De tudo isso, tira-se uma conclusão curiosa: o ser humano, no mundo espiritual, perde seu veículo perispirítico ou por falta de uso adequado ou por prescindir dele, em planos de vibrações mais altas. Só que nestas regiões, o corpo mental se apresenta muito diferente da formação limitada do ovóide já mencionado, conforme nos mostra André Luiz:

"Enriquecer a mente de conhecimentos novos, aperfeiçoar-lhe as faculdades de expressão, purificá-la nas correntes iluminativas do bem e engrandecê-la com a incorporação definitiva de princípios nobres é desenvolver nosso corpo glorioso na expressão do apóstolo Paulo, estruturando-o em matéria sublimada e divina. Essa matéria é o tipo de veículo a que aspiramos, ao nos referirmos à vida que nos é superior. Estamos ainda presos às aglutinações celulares dos elementos físico-perispirituais, tanto quanto a tartaruga permanece algemada à carapaça. Imergimo-nos dentro de fluídos carnais e deles nos libertamos, em vicioso vai-vem, através de existências numerosas, até que acordemos a vida mental para expressões santificadoras.” (13)

(13) Idem, pág. 86
           
Esses sentimentos sublimes, ministrados pelos instrutores do Mundo Maior, compelem-nos a meditar nos sagrados objetivos de nossa existência, subordinando os nossos propósitos do Senhor, a caminho daquela meta luminosa que nos foi revelada pela palavra do Mestre: “Sede perfeitos!”

            A distância a ser percorrida é imensa, bem sabemos, mas a “marcha de alguns quilômetros começa com o primeiro passo”, como já dizia a antiga sabedoria chinesa. E quem já deu o primeiro passo não deve voltar atrás. Poderá encontrar muitas surpresas no caminho, desprezar a trilha mais curta, sofrer algumas quedas, mas, após descortinar o Sol das Verdades Eternas, não mais se comprazerá nas sombras da retaguarda.




Um comentário:

  1. GRANDE CLARIVIDENTE de MESTRE E ESPIRITUALISTA BABATUNDE MOUSSA De tempo imemorial, o Homemsempre foi confrontadocomproblemas que ficaramsemsolução e o trouxeramduvidar a missão que eleveiolevar a caboem Terra. Mas se houverumproblema, é que necessariamenteháumasolução para a qualvocêolhatalvez no lugarerrado. Nós me chamamosBabatunde Moussa, umfilho dos deuses bastante poderosos que me dotaramdesdeentão de poderessobrenaturaisminhaadolescência. Eu sou muitoconhecido para a eficiência e a precisão de meus trabalhos, tambémconhecidasporprazo final e o grau de satisfação de meus clientes. Com mais de 20 anos de experiência para meucrédito, euestou à origem da felicidade, do sucesso e a riqueza de muitaspessoassituadasquaseemtodoslugares no mundo, e tudoisso, pela combinação de destinos de Vodu poderosos e umusosemdefeito da magiapreta, semperigo. Você é alimentado para cimacomseusproblemas e atémesmocom sua vida no ponto onde vocêquerterminaristo, mais preocupações. Vocêcaifinalmente na pessoa boa. Meus campos de grupo de intervenção a vida acadêmica, profissional, sentimental, sanitária e financeira. O que sãoestasperguntas que o atormentam e a quemvocênãoachousoluções? Você que desejam:
    - volte seu amigo / amigo / o marido / mulhertudo que é a duração de separação;
    - conquisteumapessoa para quem seucoraçãoqueimacompaixão;
    - causa ou evita a separação ou o divórcio;
    - livre a vida de amordele e atrai o companheiro de almadele;
    - excetoum amigo que sofre a influência de umapessoa;
    - olhar, obtenha e mantenhaduravelmenteummuitobempagouemprego;
    - tiredificuldadesdefinitivamentefinanceiras;
    - mestre ou páraseuciúme ou que de seusócio;
    - termine de umavezportodascom o azar;
    - comece, façaumsucesso de seunegócio, aumente sua companhia e achadomercados bons e sócios;
    - conceba as crianças;
    - tenhauma sorte ilimitadaemjogos de chance;
    - sejacurado de doenças sérias, incuráveis e atémesmo de casosdesesperados;
    - encanteumapessoa de forma que elaestádebaixo de seucontrole;
    - protejaseu par ou sua família; - sejaprotegido contra os álcoóismaléficos, a feitiçaria e os acidentes;
    - obtenhadocumentos para viajar fora;
    - façaumpactocom o diabo para a glória, o sucesso, a felicidade e ariqueza;
    - melhore a rentabilidade de sua companhia e atraia mais clientela;
    - tenhacarteira, cabaços ou malasmágicas que trarãoatrás avocêem média 1000 000 tudo que é a moeda corrente de seupaís;
    - tenhasucessomagnificamentenos exames e contribua;
    Você que têmoutrosproblemas que nãosãoenumerados na lista, nãofique na ansiedade porque nãohánenhumproblemasemjejumesoluçãoduradouracomigo. Meus ritosatrairão para você o dinheiro e a sorte emtodoseunegócio e umsucesso total em sua vida, elessãoritos simples e rápidos. Hápouco é bastante seguirminhasordens e trazer o que eu perguntolhe e os resultados é rápido e efetivo. Onde quer que vocêesteja no mundo, vocêserásatisfeito porque o poder dosritos é efetivo.
    COMO ME CONTATO?
    Muito simples, é bastante a você de mim: contatar a meuendereçode e-mail maitreglory@gmail.com e Contataremmeu « Whatsapp » de número que aqui é: +1 805 420 2231
    Com o Grande mestre Babatunde Moussa, a resolução de seusproblemasestásegura

    ResponderExcluir