Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

'Surge et ambula'


Surge et ambula
José Augusto Romero
Reformador (FEB) Maio 1963

             Ergue-te e caminha homem planetário. Ergue-te dos abismos abomináveis da matéria e caminha para a luz da Espiritualidade sublimada. Ergue-te das coisas comprometedoras do mundo e caminha para as alegrias eternas. Ergue-te da obscuridade embrutecedora e caminha para as claridades que te enriquecem a alma de sabedoria divina.

            Contempla o teu mundo íntimo, homem planetário, e procura adorná-lo com as flores perfumosas da bondade e do amor. Medita no teu passado e ele te ofertará as lições da experiência, com as quais vencerás os obstáculos que te esperam. A dureza dessas lições constitui escudo para a vitória.

            Não desanimes no curso de tua jornada terrena, homem planetário. As aflições, as incompreensões, as dores físicas e morais, as ingratidões, as injustiças e as hostilidades são elementos que contribuirão para a tua redenção.

            Onde quer que te encontres, certifica-te de que Deus te contempla com paternal bondade. Nunca duvides da assistência divina. Ela te acompanha com carinho e amor. Ama ao Criador e Ele te retribuirá, alentando a tua alma com irradiações sutis e harmoniosas. Ama também ao teu próximo, que é criatura de Deus.

            Triunfa das armadilhas da carne para receberes o prêmio da renúncia e do sacrifício. Dá mais apreço ao irmão que chora do que a ti mesmo. Assim conquistarás a paz de tua consciência. E essa paz se transformará em alegria.

            Não olvides que o presente é reflexo do teu passado e que o futuro será reflexo do que fizeres no presente. Cuida do teu presente, a fim de que o teu futuro seja de paz e de ventura.

            Deves saber que és o obreiro do teu aperfeiçoamento moral. Esforça-te para que nesta obra de burilamento possas alcançar a perfeição. E depois que a conquistares receberás a coroa da imortalidade.

            Lança para bem longe de ti a roupagem velha da maldade, a fim de vestires a túnica alvíssima da pureza.

            Olha para os céus onde brilham as constelações, Elas te convidam à meditação, a fim de conheceres a grandeza de Deus, No seio das constelações estão outros mundos habitados por outras Humanidades que adoram o Soberano Artífice.

            Aprende a educar o teu pensamento para que ele não se converta em instrumento de perdição. O pensamento é um dos atributos do teu Espírito. Dignifica esse sagrado atributo, para que ele aprimore os teus sentimentos.

            Não consintas que de tua boca se escape o vírus da maledicência. A tua boca deve ser concha de pureza e relicário de amor.

            Quando te sentires abatido pelas desilusões do mundo, abre o Evangelho. Ele te encherá a alma de reconforto e de esperanças.

            “Surge et ambula”. Levanta-te e caminha para a frente e para o Alto.

            Levanta-te e caminha, homem planetário, para a luz da imortalidade.

            O teu futuro é Deus. E só chegarás a Ele pelas asas do amor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário