Pesquisar este blog

domingo, 10 de novembro de 2013

Dois Livros Magistrais



Dois livros Magistrais

Indalício Mendes
Reformador (FEB) Janeiro 1963

            Há livros que não podem deixar de ser reeditados, tal o valor que encerram e a extraordinária importância que possuem para o esclarecimento dos homens quanto aos objetivos reais da vida humana e da conduta aconselhável a cada indivíduo em face dos seus semelhantes.

            Reputamos excelente e oportuna a reedição, ultimamente, de dois livros magníficos, cada qual em sua finalidade: "Bases Científicas do Espiritismo", de Epes Sargent, e "Revelações de Além-Túmulo", de Antão de Vasconcelos, a primeira em 2ª edição e a outra em 5ª edição.

            O próprio título da obra de Sargent define a natureza específica do seu conteúdo. Epes Sargent, consoante o exaustivo trabalho de pesquisa realizado pelo confrade Zêus Wantuil, foi um homem de grande cultura, que desfrutou de elevado conceito por sua honradez e probidade intelectual. Não teve dúvida alguma, depois de se inteirar da realidade dos fenômenos espíritas, de reformar seus pontos de vista e declarar publicamente a sua conversão, sem se importar com os murmúrios maledicentes daqueles que se deixaram escravizar por preconceitos, dogmas e interesses diversos. "Pensador profundo, espírito indagador e emancipado de prejuízos científicos ou religiosos, soube brilhantemente extrair dos fatos objetivos uma bela e grandiosa filosofia espírita da vida universal e dos destinos do homem, em particular" - ponderou o seu biógrafo.

            Embora em linguagem a todos acessível, “Bases Científicas do Espiritismo" se destina àquela categoria de estudiosos que aprecia os argumentos concisos, mas claros e de fácil assimilação. Os depoimentos contidos na obra são impressionantes. E ele não se limita a comentar os testemunhos favoráveis. Alinha os desfavoráveis e os analisa, destruindo-os, um a um, com lógica, segurança e mérito. Transcreve a palavra do Rev. Samuel Watson, da Igreja Metodista, também convencido, depois de haver assistido a sessões de escrita direta: "Vi a dupla lousa segura por cépticos, e, nesse estado, aí serem escritas verdadeiras mensagens. As manifestações espíritas constituem a base sobre a qual foi construído todo o edifício do Cristianismo. O primitivo Cristianismo, como foi pregado pelo seu fundador, é idêntico ao puro Espiritismo."

            Já Alfred R. Wallace aduz: "O Espiritismo é uma ciência experimental que nos fornece a única base de uma verdadeira filosofia e de uma pura religião. Ele abole os termos sobrenatural e milagre, ampliando a esfera da lei e do domínio da Natureza, e, por esse modo, apanha e explica o que há de real nas superstições e supostos milagres de todas as idades. "

            Numa época em que não são poucos aqueles que esposam errada opinião contrária ao estudo dos fenômenos espíritas, é interessante reavivar esta esclarecida opinião de um homem como Epes Sargent: "A influência exercida pelo Espiritismo tem a sua fonte nos fenômenos; portanto, não devemos abandoná-los como assunto já fora da moda, mas continuar a estudá-los e a tirar deles proveito, visto confirmarem a existência da vida espiritual e imorredoura, bem como todas as verdades que possamos colher para a eternidade. Pelo fato de muitas pessoas não tirarem esses preciosos proveitos, não se segue que as repetidas demonstrações da potência espiritual deixem de prestar-nos o sentimento da imortalidade. As próprias manifestações de um Espírito mau podem dar uma impressão proveitosa; se não conseguimos torná-lo bom, ao menos nos melhoramos com o seu contato."

            Efetivamente, sendo o Espiritismo "Ciência, Religião e Filosofia", é óbvio que os seus três ramos devem ser igualmente estudados e cultivados, de tal maneira se entrelaçam. O mal não está no estudo dos fenômenos, nos "trabalhos práticos", mas no abandono dos outros para que seja esse apenas o objeto de todas as atenções, pois o Espiritismo não é somente fenômeno, mas o fenômeno é a sua espinha dorsal. Por isso, o seu estudo é indispensável ao conhecimento de uma parte importantíssima da sua estrutura geral. Além disso, o estudo dos fenômenos constitui excelente meio de quebrar a resistência materialista e de atrair, para as verdades espíritas, novos e novos adeptos, principalmente aqueles que se consideram muito instruídos e até sábios aureolados pelos fulgores da ciência oficial.

            Os fatos é que têm aberto para o Espiritismo os caminhos do mundo. E por isto mesmo não devem ser desprezados nem subestimados. É impossível, ainda que fôssemos dotados de um poder de síntese fora do comum, resumir em poucas linhas tudo quanto de admirável contém a obra de Sargent. Não é livro para ser apenas lido: é livro para ser principalmente estudado.

* * *

            Que dizer de "Revelações de Além-Túmulo", mais do que já se tem dito, como trabalho excelente, que revela toda a terrível trama de intrigas e vinganças, urdida por um Espírito cego de ódio. Não é um romance, se tomarmos este vocábulo como sinônimo de ficção. É a descrição natural e profunda, em seus pormenores, de um triste caso de loucura, desvendado e curado em pequeno centro espírita - "Amor e Liberdade" - existente em Botafogo, por volta de 1887.  É outro livro que deixa exemplos notáveis da influência do mundo espiritual sobre os homens, na vida material.

            O relato feito pelo Espírito obsessor, que se identificou como sendo José Blanco, supera a imaginação mais fértil. Tudo, entretanto, sem fantasia, porque os fatos, embora, em certos casos, quase Inacreditáveis, se impõem ao estudo de quantos desejem estudar seriamente o Espiritismo, sem prevenção nem ideias preconcebidas de hostilidade. Os fatos, sempre os fatos, se acumulam e depois se distribuem espantosamente, dando especial colorido a cada aspecto da tragédia ocorrida na Espanha, no século XVIII, e revelada no Rio, num modesto, porém bem assistido reduto de estudos espíritas.

            Sem o Espiritismo, o caso não seria jamais resolvido satisfatoriamente, com a vitória do bem, por faltarem à Psiquiatria os recursos de que dispõe a Terceira Revelação. O Espírito obsidiado continuaria perdido no ódio e suas vítimas permaneceriam mais tempo sob o guante da dor e do desespero.

            Tal como está no fim do Prefácio, "O Espiritismo é a resolução de todas as incógnitas da fé e da crença; será o farol que há de iluminar a Humanidade na sua marcha ascendente para o futuro", Ele prova que "o criminoso é um louco, um obsidiado, um doente. A sugestão psíquica é a fonte de todos os crimes", disse o Dr. Antão de Vasconcelos com muita felicidade.

            Independentemente da descrição do drama, o livro apresenta mais os seguintes capítulos: "Método para trabalhar", "Aos alienistas", "Aos antropologistas", "Afinidades e divergências entre as suas escolas", "O criminoso nato", "Os nevróticos", "O alcoolismo", "Os médiuns", "Os corretivos" e "As penas".

                        É uma obra que será também extremamente útil aos que desejarem tirar de suas páginas ilações científicas.

            Dele se pode dizer, sem exagero, que "o fim coroa a obra".


Nenhum comentário:

Postar um comentário