Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

A Caridade e o Porvir


A Caridade e o Porvir

Leopoldo Cirne (espírito)
por W. Vieira


Reformador (FEB)  Janeiro 1963

            Afirmas que a caridade está a caminho do desaparecimento, pois que, em se elevando gradualmente o padrão da vida terrestre, dia virá no qual as populações não mais carecerão de assistência, de vez que o futuro lhes conferirá automaticamente a bênção do lar, a luz da escola, o alimento básico, o vestuário seguro, o transporte fácil e o trabalho compensador.

            Sim, realmente este é o supremo anelo de todos nós quanto à vida material.

            Contudo, a beneficência é simples faceta da caridade que, em si mesma, é o Sol do Divino Amor, a sustentar o Universo.

            E o dia para a vitória do amor, entre os homens, ainda está longe de alvorecer.

            Até lá, torna-se mister remediar os infortúnios e os males desvelados e ocultos que atormentam o espírito humano, enleado na rede das provas necessárias e justas, seja por exigências da evolução ou pelos impositivos de causa e efeito.

            Importa observar que, na imensa luta por nossa libertação coletiva, se encontramos as trevas enquistadas na ignorância, surpreendemos também os perigosos desmandos da inteligência. Entre a rebeldia dos que não sabem e o orgulho dos que sabem, proliferam delitos e conflitos, junto dos quais é preciso ajudar e sofrer, se aspiramos a melhorar e servir.

            Dominar o plano físico é tão só controlar a veste. Nós não somos daí.

            Centralizemos a atenção na realidade maior.

            Os Espíritos não nascem na carne.

            Dela se valem para a colheita de evolução, à maneira do lavrador que se utiliza do arado.

            Nenhum de nós tem a sua eternidade ligada a panoramas terrestres. 

           Demandamos a profundez do Infinito, no tempo e no espaço, obedecendo a programas de serviço e aperfeiçoamento que nos transcendem o quadro de todas as previsões.

            Recordemos, assim, que o ato caritativo mais difícil de ser praticado gravita em órbita exclusivamente moral.

            Muito fácil dar do que temos; muito difícil dar do que somos.

            Com as dádivas para o corpo, estendamos as dádivas para o espírito, na certeza de que, ainda quando não mais houver na Terra desabrigados e analfabetos, subnutridos e desequilibrados, desnudos e desempregados, todos temos e teremos de viver no lar da compreensão verdadeira, cursar a escola da humildade, cultivar o perdão recíproco, agasalhar-nos em bons exemplos, atender espontaneamente ao concurso fraterno e transpirar na abnegação...

            Com Jesus, aprendemos que a caridade é semelhante ao ar que respiramos, agente da vida que atinge a tudo e a todos.

            Saibamos, desse modo, afeiçoar-nos a ela, santificando sonhos e enobrecendo ações, iluminando ideias e burilando impulsos, servindo qual se estivéssemos sendo servidos e beneficiando a figurar-nos na posição daqueles que recebem auxílio. Isso porque a caridade, sendo amor puro, crescerá sempre em nós com o nosso próprio crescimento no amor puro, à feição de Luz Imperecedoura, renascendo das épocas que se foram e ultrapassando os evos que hão de vir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário