Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Guarda o que te digo...



Guarda, Anamil,
 o que te digo.

José Brígido (Indalício Mendes)
Reformador (FEB) Nov 1958


            Tenho a dizer-te algumas coisas, Anamil. Para compreenderes o que elas significam, basta mantenhas a alma imersa na simplicidade.

*

            Vive a vida de hoje com pureza e sobriedade, para que a vida de amanhã não te seja infortunada. O futuro é o resultado de um jogo entre o passado e o presente.

*

            Jamais acuses alguém, e muito menos por suposição. Lembra-te de que a abelha sucumbe depois de desferir a ferroada.

*

            Evita os julgamentos apressados para que não te amesquinhes diante dos homens retos. Sempre que possível, vê, ouve e cala, Anamil: Não opines sobre o que não conheces bem, pois nada é mais enganador do que a aparência. A vara mergulhada na água parece perder a forma primitiva e tornar-se oblíqua, Basta retirá-la para comprovar que a mudança era apenas ilusão.

*

            Conserva na memória a lição do Grande Mestre: "A cada um segundo suas obras.” Vamos, trabalha!
*

            Trabalha, produzindo, Anamil. O trabalho estéril é tão nocivo quanto a ociosidade. O fruto do teu esforço pode ajudar o resgate de teus débitos, através das existências que ainda te esperam.

*

            O amor e o ódio, a lealdade e a deslealdade, a gratidão e a ingratidão, a cordura e a cólera são definições de posição do Espírito na vida moral. Procura, pois, o teu lugar, Anamil.

*

            O coração grato é um coração feliz: veste-se das alegrias puras do Espírito em ascensão. O coração ingrato é um coração infeliz: segue a confusão em que se debate o Espírito sem consciência   do bem. 

*

           Não te curves diante de imagens nem te deixes impressionar pelo aparato litúrgico de religiões materializadas. Só o espiritual é eterno, porque só o Espírito é eterno.

*

            A verdade não necessita de ruído nem de atavios para subsistir. Ela é simples. Tão simples que muitas vezes passa despercebida.

*

            Para a felicidade do teu Espírito, Anamil, não creias em nada que não compreendas. A razão foi dada por Deus ao homem para ser exercida e cultivada e não para ficar prisioneira de preconceitos.

*

            Semeia o bem por onde passares para que sintas a glorificação da colheita fecunda. Todos somos caminheiros da Espiritualidade em peregrinação pelas sendas penosas da Terra. Por isso, não te esqueças: o mundo físico depende muito do mundo espiritual.

*

            Deixa que o pássaro cante o seu canto e o lobo uive o seu uivo. Há sempre uma razão para o que acontece na vida.

*

            Diz um provérbio árabe: "Cada um olha as coisas com os olhos que tem: as águias, com os olhos das águias; as toupeiras, com os olhos das toupeiras. 

            Cuidado, pois, Anamil, com a interpretação que deres às coisas que te caírem sob os olhos. 

Um comentário:

  1. Olhos de ver o ouvidos de ouvidos de ouvir é o q necessitamos para enfrentar o q se apresentar à nossa frente.

    ResponderExcluir