Pesquisar este blog

domingo, 26 de agosto de 2012

Confissões



           
            Diante do grande número de cartas que recebemos, pedindo-nos transcrever mais alguns trechos do livro - Deus - da autoria do rev. Padre Huberto Rohden, atualmente professor de uma universidade católica mantida pelos jesuítas na América do Norte, abaixo satisfazemos o desejo dos nossos leitores:           

            "Por ora, é o dogma e. a liturgia que dominam nas religiões e igrejas - dia virá em que a ética e a mística proclamarão o seu reinado dentro do homem e da sociedade. Prevalecerá o simbolizado sobre o símbolo, esse símbolo que, por ora, escraviza e quase que elimina o simbolizado. "

            "Os símbolos desunem, geram antagonismos, organizam sanguinolentas cruzadas de "fiéis" contra "infiéis", acendem autos-de-fé para queimar "hereges"; fulminam anátemas e excomunhões contra os dissidentes da ortodoxia oficial - tudo isto é efeito natural e inevitável da prepotência dos símbolos divergentes, tudo isto é inerente à imperfeita e imatura espiritualidade humana, tudo isto é a vitória do símbolo sobre o simbolizado. Mas, quando despontar a grande alvorada espiritual, a maturidade espiritual do gênero humano; quando o simbolizado prevalecer plenamente sobre os símbolos, então convergirão todas as linhas divergentes da grande pirâmide para um e o mesmo vértice."

            "Não estatuiu o Nazareno como alma do seu Evangelho a verdade, mas, sim, a caridade porque esta une, e aquela desune. A verdade, embora una em si, é vária nos homens que a contemplam. O homem não enxerga a verdade, só enxerga verdades - e cada uma dessas verdades tem a cor e o feitio de quem as contempla. A caridade, porém, é neutra, incolor, universal, essencialmente panorâmica e impessoal."

            "O que o chamado ateu nega é o deus da sua filosofia e do seu ambiente religioso. Esse deus cruel, mesquinho, vingativo, fraco, antropomorfo, choroso, amargurado, sem sorte nas suas obras, derrotado por seu inimigo, como inúmeras vezes aparece nas páginas da nossa literatura religiosa - esse deus não pode, naturalmente, ser afirmado nem amado por um sincero cultor da divindade, porque esse deus nem existe no mundo real, senão na imaginação doentia dos seus infelizes autores... E bom é que não exista, esse pseudo deus... Se existisse, devia todo homem sincero ser ateu..."

            Aí têm os nossos amigos mais alguns conceitos filosóficos do famoso padre jesuíta. Lamentamos que o pouco espaço de que dispomos não nos permita fazer mais algumas transcrições.  

assina     I. Pequeno
(Antônio Wantuil de Freitas)
in ‘Reformador’ (FEB)  Janeiro  1946




Nenhum comentário:

Postar um comentário