Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de novembro de 2021

Querer não é merecer

 

Querer não é merecer

por José Giovanini

Reformador (FEB) Fevereiro 1937

             Quem recorre à palavra dos dicionaristas, quando não filólogos, há por certo de encontrar, numa forma absoluta, os vocábulos querer e merecer.

            O primeiro – querer – é o verbo transitivo que exprime uma ambição; significa a existência de uma pretensão.

            O segundo – merecer – que também é verbo transitivo, idealiza o direito que alguém outorgou a si; delibera uma dignidade a que se fez jus.

            Nas funções ordinárias, respeitada a etimologia, nada exprimem de estranho, mormente porque usamos destituídos de outro valor, cumprindo tão somente observá-los como órgãos comuns de nossa linguagem.

            Porque não desejamos ministrar aqui as regras da didatologia, vamos entrar, agora, no mérito da questão.

            Conduzimos, pois, ambas as formas linguísticas expostas para a arena do nosso pensamento, onde então iremos nos bater contra interpretações que a elas se emprestam, tão bisonhas se nos apresentam as opiniões de alguns, que as confundem pela força e desvario de uma ideologia sem par e sem base.

                                                                        *

            A alma, apanhada em cheio pelo guante da dor, feita presa dos tentáculos hercúleos desse fantasma que apavora e enegrece os sentidos dos que fogem à fé, debate-se no emaranhado da sua revolta e busca, quer no mais profundo de suas restritas possibilidades espirituais, quer junto àqueles que lho podem dar, um lenitivo capaz de a reconduzir à paz e à tranquilidade de espírito.

            Guiada à fonte das virtudes, que é o Evangelho de Jesus, vai ela haurir a graça dos céus ao conhecer a verdade, sua forma mais transcendental, submetendo a vida do seu espírito à sublime e reta orientação dos espíritos guias, que fazem entrever a Deus como aquele que deve ser amado sobre todas as coisas.

             É aí, então, que Deus, aquele Sumo Artífice do Universo, grandioso na sua justiça plena de imparcialidade e magnânimo na sua bondade inexcedível, vai colher aquele filho transviado, coma aluz vivificadora que regenera e estimula, abrindo-lhe de par em par as portas que procurou e mereceu, e que dão acesso à mansão dos humildes e dos bem-aventurados.

            Essa alma houve por bem merecer e, finalmente, recebeu.

            Ao contrário, porém há aquela que alimenta simplesmente um querer.

            Se nas puerilidades das coisas profanas deste mundo de provações e tristezas cabe um querer, essa alma transviada quer a todo custo.

            Se o ouro atrai como geralmente acontece, quer abarrotar seus cofres intermináveis; se a vertigem das honrarias mundanas a empolga, enfrenta os perigos e muitas vezes até a morte para alcança-la; se se faz prisioneira de Cupido, atinge os limites da paixão violenta, desvirtuando o amor em sua mais clara e sublime acepção, transpondo os excessos que o Mestre condenou.

            Por que ela anseia pelo querer na insaciabilidade do seu desmedido desejo fútil; tudo quer na satisfação das suas mais ímpias e fúteis ambições e não mede sacrifícios em satisfazê-las.

            Sequiosa de aventuras e felicidades que surgem efêmeras e em quantidade tentadora para ela, estorce-se no seu egoísmo e vaidade desmesurados, conhecendo e ao mesmo tempo desconhecendo de tudo, na mais desoladora vastidão de sua negligência.

            Vem ela, pois, na sequência de sua ambição ferir também a Revelação, que se faz dia a dia clara a todos, e tão somente no intuito de não se desprestigiar perante os seus observadores atentos, quer indagar das formas e consequências da alta filosofia espiritualista, sem entretanto, sequer, prescrutar sua origem e finalidades, somente para dizer adiante que viu e criticou as razões e crendices.

            Esta alma é aquela a quem o querer satisfaz, mas a quem a repele o merecer, colocando-a em justaposição com os fanatizados, ou melhor, com os ignorantes, se é que aqueles não são estes.

            Desta ordem, aqueles a quem nos referimos de princípio, que confundem o querer com o merecer, ferindo o conceito elevado e meritório do segundo, com a estolidez imperdoável do primeiro.

            Partindo o primeiro como glória de um mérito que o sacrifício impôs, o segundo é fruto da árvore má que se cultiva com a descrença, e que por certo Jesus arrancaria e lançaria ao fogo, qual disse.

            A matéria, já por sua conformação pesada, já por sua natural função junto ao espírito, intercepta o alcance visual deste, fazendo-o mesquinho e alheio à amplidão eterna, essa para a qual vive o espírito e que ingrata e comumente esquece.

            Por conseguinte, tornam-se inimigos acérrimos da verdade, perdem a complacência e o respeito ao sentimento humano, atacando destemida e ousadamente suas propensões, mas cujas armas lhes caem das mãos tão logo apareça a menor defensiva.

            Previnamo-nos, pois, contra os inimigos do progresso, contra aqueles por quem vêm os escândalos, porque eles existem deveras e se fazem uma prova aliás infalível de que a justiça de Deus dispõe para aquilatar nossa crença, ou melhor, a firmeza de nossa convicção.

            Dentro como nos encontramos na Seara do Mestre, nada nos resta mais que defender a todo custo o terreno que conquistamos e cultivamos pelo sacrifício dum labor fecundo, e que nos garantirá, por certo, futuramente, o salário que tanto almejamos.

            Se já merecemos compreender, desde logo e felizmente, essa verdade luzidia que nos traça futuro tão risonho, hosanas entoemos a Deus num agradecimento sincero e espontâneo, pela benevolência de sua imensurável misericórdia e peçamos também essas mesmas luzes para aqueles que não veem e julgam ver, que não ouvem e julgam ouvir.

            Acolhidos, como nos achamos, sob o pálio majestoso de Ismael, portanto, sob as vistas complacentes de Jesus, urge nos condoamos daqueles que só nos podem espreitar de longe.

            Se os críticos gratuitos nos espezinham e tentam amedrontar, tenhamo-los por aqueles a quem não soou a hora da salvação, porque – ainda são palavras do Mestre – muitos serão os chamados, mas poucos escolhidos.

            Se motejam da nossa crença, que dizem fanatismo injustificável, evoquemos e ofereçamos-lhes a palavra eloquente e sincera de Kardec, o codificador, que disse:

            Vós que negais a existência dos espíritos, cumulai o vácuo que eles ocupam. E vós que deles ride, ousai rir das obras de Deus e da sua Onipotência.

            Concordes com esta assertiva deveras louvável, não podemos evitar a ufania de sentir conosco o espírito da harmonia, esse que, translúcido e inebriante, afaga nosso coração ao ponto de fazê-lo aceitar com doçura e alegria a verdade refulgente, que se irradia das páginas doiradas do Evangelho.

            Nessa linfa inesgotável, cuja pureza nos devolve a inocência perdida por nossa maldade, e que tentamos reconquistar, achamos a graça que nos conforta, a esperança que nos consola, a fé com a qual transportaremos montanhas.

            O demérito dos fariseus de hoje surge não por faltar a bondade de Deus, porque esta jamais fenece; ele vigora pela inércia de sentimentos e só o têm os nulos de convicção e baldos de sinceridade. Bastar-lhes-ia a boa vontade pequena hoje, mas inexpugnável amanhã, e deles também seria o reino da ventura.

            Glória a Deus, pois, no mais alto dos céus e paz na Terra aos homens de boa vontade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário