Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de junho de 2021

Teosofia e Espiritismo - Parte 2

            

Teosofia e Espiritism- Parte 2

por Pedro Richard
Reformador (FEB) 1º Fevereiro 1916

 Ao bom Rodrigues,


           Meu amigo,
           Na primeira missiva, afirmei que a Teosofia é anti-espírita, porque a nossa doutrina foi revelada pelos espíritos  com o fim de provar que se comunicam conosco, dando-nos a conhecer as leis que presidem a esse fenômeno, instruindo-nos na maneira de bem fazermos esse comércio com eles, quer estejam livres e desembaraçados no Espaço, quer, mesmo, encarnados, contanto que se ache o corpo adormecido - caso este em que o espírito de certa forma também está livre. Destarte nos dão a conhecer o aparelho mediúnico em todas as suas modalidades e grandezas.
           Em uma palavra, a doutrina espírita foi e vai sendo dada aos homens pelos espíritos, - prepostos de N. S. Jesus Cristo para essa alta e nobre missão - e nos vem provar que os espíritos atrasados e infelizes se manifestam, tentando, por todos os meios ao seu alcance, dar batalha ao Evangelho, lançando para esse fim mão de embustes, mistificações, etc.. Para conseguir o seu "desideratum" esses infelizes promovem contra os seus irmãos todo o mal possível, dentro dos limites da lei das provas, dando com semelhante procedimento lugar à enfermidade moral que denominamos obsessão. É então quando devemos intervir no intuito caridoso de esclarecê-los e procurar modificar os seus sentimentos perniciosos. Isto devemos fazer principalmente com as nossas preces ungidas de fé, amor, caridade e humildade.
           O que acabo de dizer tenho para mim como verdade indiscutível, porque há anos venho com assiduidade investigando essa ordem de trabalhos, assistindo a muitas dezenas de curas de obsessão, havendo tido a ventura de ter para diretores de semelhante trabalhos os saudosos companheiros, hoje no Espaço, doutores A. Bezerra de Menezes,   Bittencourt Sampaio e A. Luiz Sayão, que foram e continuam a ser meus mestres.
           Para os espíritas, meu caro Rodrigues, toda a Criação é dirigida e governada pelos espíritos, sendo que o mundo espiritual é o mundo das causas e o material o dos efeitos. Tudo, pois, é dirigido pelos espíritos, que executam o plano arquitetado por Deus.
           A Teosofia, meu caro amigo, é a negação de tudo isso; não admite a comunicação entre encarnados e desencarnados, senão quando aqueles estiverem dormindo, visto como os espíritos desprendidos da matéria não nos escutam, não percebem as nossas ações físicas, de que se conclui que não podemos ser tentados nem dirigidos por eles.
           Não invento; relê um pouco do que diz o grande e conceituado teósofo Sr. C. W. Leadbeater no seu folheto: Aos que choram os mortos (1)

            (1) Diz a loja Teosófica 'Perseverança' nesse folheto: "O Sr. Leadbeater é diretor e instrutor no plano físico; foi protestante e estudou fenômenos mediúnicos e há mais de 30 anos vive uma vida de abstração, como viviam os eremitas da Idade Média".

           "Os mortos então nos enxergarão? podem perguntar; escutarão o que dizemos? Indubitavelmente podemos  dizer que nos veem, pois estão sempre conscientes da nossa presença; sabem se estamos felizes ou se nos sentimos mal; mas não escutam as nossas palavras e não tem consciência das nossas ações físicas. (pág.30). Desenvolvendo a questão termina dizendo: "O que, portanto, o homem morto pode ver de nós é somente o corpo espiritual" (pág. 31). "Até agora só tratamos da possibilidade de alcançar os mortos, elevando-nos ao seu plano durante o sono, que é o caminho normal e natural. Há também, evidentemente, o método anormal e antinatural das evocações em que, momentaneamente, os mortos se revestem outra vez de seu véu carnal e se tornam assim mais uma vez visíveis aos nossos olhos físicos. Os investigadores do Oculto não recomendam esse método; em parte porque muitas vezes atrasa o morto na sua evolução e, em parte, porque há grande incerteza a esse respeito e muita possibilidade de ilusão e exibicionismo (pg.49).
           Entendeste, Rodrigues? Onde uma doutrina mais anti-espírita e mais contrária à nossa ordem de investigações do ue a Teosofia apregoada pelo Sr. Leadbeater?
           Eu te poderia citar milhares de fatos que atestam que os espíritos nos veem, nos escutam, nos respondem e muitas vezes sustentam longos diálogos conosco, o que prova que o Sr. Leadbeater não tem razão.
           Apenas para assentar ideias, vou citar-te um fato passado há trinta e tantos anos com o meu inolvidável mestre Dr. Bezerra de Menezes:
           Ei-la:
           Havendo, duma feita, o Dr. Adolpho Bezerra de Menezes, pelo médium Nascimento, pedido ao espírito do Dr. Dias da Cruz (que na Terra fora seu íntimo amigo, ao ponto de chamá-lo por Chico), umas consultas médicas para amigos seus, deixou, no entanto, de solicitar para si remédios - porque, tendo estado doente, se julgava já curado. O espírito do Dr. Dias da Cruz respondeu ao Dr. Bezerra: "O meu caro adolpho se esquece dum quisto que tem embaixo de sua espessa barba, que é uma manifestação do estado mórbido de seu baço."
           Disse-nos o Dr. Bezerra que nem a sua própria esposa sabia da existência desse quisto e que ele próprio tinha se esquecido de semelhante coisa.
           Percebeste? O espírito do Dr. Dias da Cruz viu o quisto e acusou positivamente a sua existência. Bezerra aceitou a receita, tratou-se e o quisto desapareceu. O que é verdade é que o espírito viu o quisto e, no entanto, a Teosofia prega que o espírito desprendido da matéria não nos vê o corpo!
           São fatos, meu Rodrigues, e estes falam com muito mais eloquência do que as teorias. Teorias destroem teorias; mas os fatos não: "contra eles não há argumentos". As teorias são abatidas e desaparecem: os fatos focam, são inexpugnáveis, indestrutíveis. Por isso é que sou espírita: porque sei por provas provadas que as teorias espíritas são confirmadas pela observação dos fatos, pelo melhor método da ciência - a experimentação. Na minha longa vida de espírita, observando os fatos, tenho verificado a exatidão de todas as teorias do Espiritismo.

                                                                                  *     
           A Teosofia é também anti-evangélica.
           Vejamos o que dizem os Evangelistas:
           Lucas - (C. I., vs. 1 a 25) - O Espírito Gabriel se manifestou no templo a Zacarias, fala-lhe, responde às suas objeções e anuncia-lhe a mudez. (idem, vs. 26 a 80) - O anjo Gabriel aparece à Virgem, sauda-a, previne-a da bendita concepção, responde-lhe às suas perguntas. - Mateus (C. XVI, vs. 13 a 20) - Jesus confirma  a revelação mediúnica  feita a Simão Pedro. (Idem C. XVII, vs. 1 a 19) - Jesus transfigura-se no monte Tabor aos olhos de seus discípulos Pedro, João e Tiago, os quais ouviam vozes.
           Poderia eu citar inúmeras passagens se não bastassem as que acabo de mencionar para provar-te que o Evangelho é oposto à Teosofia, a qual afirma - segundo declara o Sr. C. W. Leadbeater, nos transcritos que fizemos linhas atrás - que os espíritos desencarnados (mortos na linguagem teosófica) não nos escutam.
           Prossigamos:
           Jesus disse: Um só é vosso Mestre, o Cristo, vós todos sois irmãos. Não vos intituleis mestres. O que dentre vós é o maior, será vosso servo. (Mateus, C. XXIII, vs. 8 a 12) 
           Ao passo que assim se exprime Jesus, a Teosofia tem mestres, instrutores. Há membros de sociedades teosóficas e há teósofos, o que vale dizer que na Teosofia há 1º e 2º.
           Jesus também disse: "Quem não é por mim é contra mim. Quem não ajunta comigo, desperdiça". Estas dua frases são bem eloquentes e querem dizer que quem não representa a verdade é instrumento do erro e da mentira e retarda o progresso. Quem não ama a luz, vive nas trevas. Esses tais arrastam os seus irmãos ao vício, ao ódio e à vingança. 
            No entanto, o esquema circular organizado pela Sociedade Teosófica, mostra-nos que por todos os caminhos se vai ao centro do mesmo esquema, onde em círculo concêntrico  se encontram as palavras Teosofia - Fraternidade Universal como que ocupando a circunferência e no centro Deus - Amor - Verdade. Debalde aí procurei o Cristo: não O encontrei.
           Até o ateu vai ter à Teosofia e por intermédio da Teosofia a Deus. O caminho, pois, para se ir a Deus é para ti e teus confrades, a Teosofia. Todavia, no Evangelho por João (c. XIV, vs. 1 a 12) diz categoricamente Jesus: Eu sou o caminho, a verdade, a vida ; ninguém vem ao Pai senão por mim. 
           Já vês, meu caro amigo, que o esquema da Tua Teosofia é profundamente anti evangélico. Não traduz, portanto, nem o pensamento cristão, nem tampouco os ensinamentos deixados pelo Divino Mestre.
           Não me surpreende, fica certo, a doutrina teosófica, pois, para mim tenho que ela é o porta voz  do falo profeta tantas vezes aludido por N. S. Jesus Cristo.
           Dir-te-ei porque na terceira missiva. 
           Até.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário