Pesquisar este blog

domingo, 15 de dezembro de 2019

Roustaing e a Igreja



Roustaing e a Igreja
José Viana de Albuquerque
Reformador (FEB) Dezembro 1954

            Até aqui, era apenas meia dúzia de espíritas que atacavam a teoria do corpo fluídico de Jesus, teoria apresentada e desenvolvida na obra mecanicamente transmitida a Roustaing.

            Tal obra, aceita por gigantes do Espiritismo em nossa Pátria, Ewerton Quadros, Bittencourt Sampaio, Bezerra de Menezes, Sayão, Leopoldo Cirne, Guillon Ribeiro e tantos outros, e por eles elogiada e tida como grandiosa, faz parte (1), como sabemos, do programa, da Federação Espírita Brasileira desde a sua fundação.

            Agora, porém, já não são somente aqueles poucos espíritas que a combatem.  A estes se alia agora a Igreja Católica, cujo início de luta se vê estampado no “Jornal do Commercio” de 28 de Agosto do corrente ano, em sua seção diária - "Vida Católica".

            Os argumentos do articulista católico são os mesmos, parecem cópia de algum artigo publicado por espírita anti-rustenista, variando, porém, num ponto: enquanto os de casa combatem a teoria e investem ao mesmo tempo contra a FEB e os seus trabalhadores, o articulista católico se coloca em plano mais elevado, esgrimindo apenas com a teoria, sem descer ao terreno da linguagem violenta, e por vezes caluniosa, dos do primeiro grupo.            
            Diante de tudo isto, confessamos, com tristeza, é bem verdade, que os primeiros parecem menos cristãos que os próprios católicos.

            É triste, mas é verdade.

                (1) Do Blog:  Registre-se... Não faz mais parte do programa da FEB desde meados de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário