Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Páginas esparsas...



Páginas esparsas...
J. Passos
Reformador (FEB) Junho 1940

            ...e fico triste, meu filho, muitíssimo triste, porque vejo e sinto a humanidade ainda tão fanatizada!.. 

            Sim, fico acabrunhado, filho querido, diante das cenas ultra pagãs que se verificam no século das luzes! Compunge-me o coração ver que os homens têm olvidado as sábias advertências do Excelso Pastor.

            Há sessenta anos eram admissíveis tais espetáculos, devido aos ensinos errôneos, mas agora... E que têm valido ao mundo, à humanidade sofredora, as cerimônias exteriores, constantemente deturpadas e berrantemente praticadas?.. Nada, absolutamente nada, meu filho, e aí está, patente e inelutável, o resultado deveras doloroso do esquecimento lamentável das lições do Cristo.

            As guerras continuam! O egoísmo, a vaidade e o orgulho transbordam do coração dos homens! Os déspotas prosseguem na inglória caminhada, tiranizando e oprimindo as massas! A lágrima e a dor, com seu cortejo de gemidos e blasfêmias, residem, implacavelmente, onde moureje uma criatura; e o desespero, infelizmente, campeia inexoravelmente por todos os cantos!.. 

            Vinte séculos se escoaram na ampulheta do tempo! E a humanidade, malgrado a sua evolução material, como que vai caminhando para trás, revivendo as coisas bolorentas...

            Enfim, o veneno foi inoculado com habilidade, penetrou tão sutil e profundamente, que somente a dor, unicamente o látego do sofrimento, farão que os rebeldes e hipócritas voltem à estrada que nos traçou o Cordeiro Imaculado.  

            - E o velhinho, trêmulo e trôpego, como se fora a sombra do passado, ou a experiência personificada, partiu vagarosamente, rumo à sua tosca choupana, sumindo-se ao longe, na curva da estrada...

Nenhum comentário:

Postar um comentário