Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de junho de 2019

O Conflito Religioso



O conflito religioso
Angel Aquarod
Reformador (FEB) Agosto 1923

Várias seitas dominam o espírito dos povos que fanaticamente se degradam desde longínquas idades.

Perlustrando as páginas da História, vemos religiões que desfraldam a bandeira do mesmo Deus, que têm as mesmas bases de doutrina moral, por simples controvérsias secundarias se chocarem em ânsias de destruição, eclipsando o que nelas existe de belo e perfeito. É assim que vemos no Oriente as sanguinolentas lutas tão bem descritas no Mahabarata e Ramayana e, no Ocidente, as bárbaras Cruzadas e a tirânica Inquisição que em nome de Deus, por vários séculos, tornou trágicos os altares em que incensavam o Deus do Amor.

Depois da Revolução Francesa, com a liberdade de pensamento, em quanto os religiosos se debatiam por motivo de acidentais divergências sobre suas doutrinas, na alma livre do homem de ideias livres brotava o cepticismo exigente e destruidor. Os deuses dos altares rolaram por terra, o Cristo messiânico baixou ao nível dum degenerado, o sábio Moisés ao de um visionário.

Largos terrenos conquistou o materialismo, zombando ironicamente da religião, que não era mais do que impotência de cérebros acorrentados às superstições dos tempos primitivos.

Era isto o cataclisma que precede sempre às grandes evoluções.

*


Já em meados do século passado, no conflito de ideias em que a alma da humanidade oscilava entre a crença e a descrença, apareceu o Espiritismo, religião científica, defendida pela linguagem verídica dos fatos, baseada nos Evangelhos cristãos e nos livros sagrados orientais, que aceitou a luta com o materialismo e por meio de dados irrefutáveis e positivos demonstrou a imortalidade da alma e, em consequência, a existência de Deus.

O materialismo recebeu então em pleno peito o golpe fatal que o fez cair por terra, no momento em que o edifício religioso tremia para baquear.

*

Ainda hoje, o conflito continua. A luta jornalística, originada da intolerância e intransigência de alguns iniciados apaixonados, está claramente manifesta entre os romanos, os cismáticos, os protestantes e já até mesmo entre os teosofistas e os espiritistas. Mas, se estes entraram no conflito, foi porque alguns de seus confrades se fizeram apóstolos de uma doutrina que não conhecem. Talhada para fins bem mais elevados, essa doutrina apareceu na terra para combater o ceticismo demolidor, extirpar da sociedade o cancro materialista, que lhe corrompe o corpo, minando-o para sua dissolução; para reabilitar as outras religiões, consolidar lhes as bases, unificar todas as que possuem a bandeira do mesmo Deus num uno e indivisível corpo, aconchegando-as numa só unidade, pois, na realidade, todas as que não são de concepções de cérebros humanos, no fundo têm as mesmas causas e os mesmos efeitos.

Quereis saber o que são as religiões?

lmaginai uma montanha para cujo píncaro azulado os nossos olhares se volvem. Para alcança-lo, na montanha vários caminhos existem em suas encostas, uns íngremes e escorregadios, outros mal s accessíveis e transitáveis, havendo, finalmente, num dos flancos, um fosso intransponível, insuperável. Pois bem, imaginai ainda que este píncaro azulado seja o céu, os vários caminhos existentes as religiões, o talhado intransponível, insuperável, o materialismo.

Aí tendes uma imagem que mais ou menos mostra o que são as religiões entre si. Elas têm, como base, os mesmos princípios; como fim, o mesmo ideal. Todas se encaminham para o mesmo objetivo, na ânsia insaciável de perfeição.

          Devem pois, os religiosos, esforçar-se para que cessem as dissidências que existem entre eles, deixar de lado tudo que é secundário e unir-se, pois que marcham para o mesmo Deus.          

Nenhum comentário:

Postar um comentário