Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de junho de 2019

É assim a vida...



É assim a vida (conto premonitório)
por João Fontoura
Reformador (FEB) Novembro 1923

-Mamãe, porque estás triste? É saudade de papai..., Ele disse que voltava breve e há tanto tempo que está fora!..

Não, meu filho, não estou triste; estava pensando em ti...

- Eu estou contigo, mamãe, não precisais pensar em mim; em papai, sim, que está longe...

A luz do sol atravessando a folhagem do caramanchão tornava a poeira em es-
trias de oiro. Uma abelha fulva passa zunindo, enreda-se numa teia de aranha, o araquinídio apanha-a e o himnóptero estremece, imobiliza-se, morre.

É assim a vida: um momento de alegria, contrabalançado por outro de tristeza. A pedra rola de leito em leito, levada pelas águas cantantes, mas, um dia, encontra um olho de rocha, onde cai para não mais sair; as árvores enfeitam-se na primavera, mas, depois, vem o vento, vem o frio, vem a geada e elas se despem, a folhagem verde vai-se, seus galhos ficam nuas; as águas do arroio fazem rumor quando chove muito para as cabeceiras, depois, tudo é silêncio e no espelho da linfa miram-se as nuvens que passam e os galhos lânguidos do salso e do chorão.  

Um jasmim cai. A criança apanha-o:

-Tom mamãe, como é cheiroso!..

- Hoje de madrugada, quando ainda dormias, meu filho, essa flor tinha mais
perfume, agora, quase não tem...

................................................................

Andorinhas voam chilreando:

- Mamãe, porque é que os pássaros voam e nós não podemos voar?

-Se eu pudesse voar, era tão bom! Iria onde está o papai...

Uma garça, muito branca, passa, asas pandas, cortando serenamente o espaço:
-Olha, mamãe, que linda garça...

Sonhei, esta noite, que um anjo me tinha vindo buscar... e eu...

- Meu filho, deves ter fome, vamos para dentro, vamos jantar, sim?

Em redor da luz da vela volitam mariposas:

- Quanta mariposa, mamãe!.. oh! que pena, morreu uma queimada, pobrezinha!...

- Deixa as mariposas, meu filho, come, antes que a comida esfrie...

- Mamãe! vou apagar a vela para os bichinhos não morrerem.

- Não, meu filho, queres então que fiquemos no escuro?
           
            - -Mamãe, quero dormir, estou com frio.

- Estás com frio?.. Estás com febre... vem... vem deitar-te.
           
- No dia seguinte, pela madrugada, chegava o pai e a criança morria ...

É assim a vida: quando ele veio, tanta alegria... , foi-se, tanta tristeza, tanta saudade!

É assim a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário