Pesquisar este blog

sábado, 23 de março de 2019

Rita Maria


Rita Maria
por José Brígido (Indalício Mendes)
Reformador (FEB) Junho 1962

            Rita Maria era assim mesmo. Não adiantava brigar com ela, porque, o que entrava por um ouvido, saía pelo outro. Às vezes "seu" José Guimarães exclamava, irritado:

            - Pau que nasce torto!..

            Ela gostava muito de fumar e só fumava cachimbo. Tinha o temperamento folgazão, essa alegria barulhenta e sem peias, que não escolhe lugar para se expandir. Rita Maria cantava, dançava e mexia com todos, sem faltar ao respeito a ninguém. Era gênio dela. Desde moça que era assim. Agora, já velha, não tinha muita firmeza no que fazia. Se cozinhava, deixava o feijão queimar e não poucas vezes o patrão reclamara o arroz "bispado". Tinha, porém, um coração muito sensível e não fazia mal a quem quer que seja.
           
            "Seu" Guimarães, no entanto, explodia, intolerante:

            - Parece que esse diabo bebe!.. Ó Eponina! Eponina! Você já provou este ensopado? Está sem sal! ...

            Mas a tempestade passava logo e a Rita Maria ia continuando naquele mesmo programa, ouvindo os ralhos de "seu" Guimarães, por causa dos seus descuidos na cozinha.

            Diversas vezes o patrão comentou com a mulher o "miolo mole" de Rita Maria, como ele dizia: - Olhe, Eponina: a Rita Maria parece que anda bebendo às escondidas. Acho que não endireita mais. Está ficando velha e amalucada. Não sei onde põe o dinheiro que ganha aqui. Talvez compre fumo e cachaça... É melhor você dar um jeitinho nela, enquanto é tempo... Um dia, Eponina, ela ainda nos dará um aborrecimento muito sério...

            D. Eponina gostava muito de Rita Maria e encontrava sempre uma saída para desculpá-la:

            - Não acredito que ela beba, não. Fumar, fuma, mas isso não é de hoje, José. Você acha justo que se mande a Rita embora? Enquanto ela era moça e forte, não nos deixou por ninguém. E não lhe faltaram boas propostas. Envelheceu e continua fiel à nossa família, trabalhando com boa vontade, fazendo o melhor que pode. Seríamos ingratos se não a quiséssemos agora... Tem lá suas maluquices, mas ninguém é perfeito neste mundo, José. Depois, não é todo o dia que ela nos estraga o paladar.  Vamos ter mais um pouco de paciência, sim!

            E "seu" Guimarães, embora contrariado, ia cedendo.

*

            Passaram-se meses, até que, certa noite, Rita Maria saiu e não voltou. Somente deram por sua falta na manhã seguinte, à hora do café. Procura daqui, procura dali, levaram assim horas e horas, até que um barqueiro chegou com a notícia de que o corpo da velha fora encontrado no rio... Naturalmente, perdera o equilíbrio ao atravessar a pinguela e se afogara. Todos ficaram tristes, porque, afinal, Rita Maria era "boa coisa", apesar de “meio pancada”. D. Eponina chorou muito, inconsolável, pois a velha a acompanhava desde a meninice. "Seu" Guimarães, todavia, não se mostrou muito penalizado, ao considerar: - Que é isso, Eponina! Deixe de bobagem. A Rita Maria já estava precisando "ir" ... A bebida acabou com ela, pode estar certa. Vai ver, caiu no rio quando se encontrava embriagada... Tinha que terminar na “água”, minha filha... Foi melhor assim. Deus sabe o que faz...

*

            Tempos mais tarde, ninguém mais se lembrava daquela velha bulhenta da casa de D. Eponina. "Seu" Guimarães teve necessidade urgente de ir a um vilarejo próximo, à noite. Chovia muito. Tudo estava tão escuro que, apesar da lanterna que ele levava, mal enxergava o caminho. Lá adiante, esperava-o a pinguela que dava acesso à outra margem do rio. Ele se dirigiu cautelosamente para ela, segurando-se com firmeza e olhando com muita atenção onde pisava. Em dado momento, porém, escorregou e caiu no rio, então caudaloso. Lutou desesperadamente e estava prestes a afogar-se quando percebeu que alguém lhe dava a mão e o ajudava a sair. "Seu" Guimarães não compreendera o que se passara, pois as margens estavam distantes do lugar em que se achava. Como poderia receber ajuda, ali, daquela maneira? Ainda meio atordoado, sentou-se no chão lamacento. Não estranhou sequer que, sem a lanterna, que se perdera no rio, estivesse aquele lugar satisfatoriamente iluminado. Dispunha-se a agradecer ao seu salvador, quando viu, com espanto, no seu lado, alegre como sempre, "pitando" o mesmíssimo cachimbo, a velha Rita Maria! No momento, não se recordou de que ela já havia morrido. A satisfação, por haver escapado de morte horrível, dominava todo o seu ser. Assim, exclamou: - Quase que eu "fui", hein, Rita? Até que enfim você fez alguma coisa com perfeição... Rita Maria riu alto e, como se tivesse asas, sobrepairou o rio, a cabeça velha emoldurada por um halo prateado, e desapareceu, dizendo-lhe: - Graças a Deus, patrãozinho!..

*

            Só então "seu" Guimarães caiu em si. Fora salvo por um fantasma! Não suportou o choque e desmaiou. Foram encontrá-lo no mesmo lugar, no dia imediato, ainda desacordado. Por coincidência, quem o encontrou foi um ex-fazendeiro que morava do outro lado da pinguela. Ao ouvir a narrativa de "seu" Guimarães, retrucou: Maravilhoso! Só quem conheceu intimamente a Rita Maria pode compreender a beleza do seu Espírito. Não se assuste, Guimarães. Foi ela mesma quem o salvou. Na noite em que morreu, dirigia-se para a minha casa, onde realizávamos um serviço de caridade por motivo do Natal do Cristo. Tudo quanto ganhava ela nos dava com alegria para ajudar-nos na obra de assistência aos necessitados. Não bebia cachaça, Guimarães. Apenas fumava do fumo que eu lhe dava. Se gostava de fumar, cantar e dançar, gostava ainda mais de auxiliar os que precisavam mais do que ela... Um nobre Espírito, Guimarães...

            O marido de D. Eponina estava derrotado. Compreendera, muito tarde, que Rita Maria valia muito mais do que ele supunha. Caíra no rio da mesma maneira que ele, e não porque estivesse embriagada. Guimarães sentiu os olhos arderem e chorou de vergonha e arrependimento. Aquela frase terna que dissera timpanava em seus ouvidos:
-
             ... tinha que terminar na “água”, minha filha...

            E soluçando, concluiu:

            - ... e foi da água que ela me salvou...

Nenhum comentário:

Postar um comentário