Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de julho de 2011

AB - 'Velhos Fatos Espíritas'


Velhos
Fatos Espíritas


Lino Teles
Reformador (FEB) Abril 1963

            Num artiguete mencionamos vários fatos espíritas registrados por Lucas no livro ‘Os atos dos Apóstolos’, citando capítulos e versículos onde os estudiosos poderão encontrá-los para a leitura e meditação.
            Em Gênese, o primeiro livro do pentateuco e da Bíblia, notamos os seguintes:
1.         15:1 a 21. Deus aparece a Abrão e tem com ele uma longa palestra, prometendo-lhe numerosa prole.
2.         16;7 a 12. Um anjo aparece a Agar e lhe dá conselhos minuciosos sobre o que tem ela de fazer quanto ao filho que vai nascer, ao qual terá ela que por o nome de ‘Deus - Ouviu’ (Isma-el).
3.         17:1 a 21. Deus aparece a Abrão (Abram) e lhe muda o nome para Abraão (Abraham = Pai de multidões). Faz com ele uma aliança, estabelece a circuncisão e lhe promete a terra de Canaã. Anuncia-lhe o nascimento de Isaac.
4.         18:1 a 33. Três Espíritos materializados aparecem a Abraão, diante de sua tenda no bosque de Mamre. Comem, conversam com Abraão e Sara, confirmando o nascimento de Isaac. Comunicam que vão destruir Sodoma e Gomorra. Abraão intercede a favor dos virtuosos que haja na cidade. Trava-se interessante discussão sobre a existência ou não de virtuosos na cidade. E como só há um, este único é retirado com sua família, e a cidade é arrasada.
5.         20:3 a 7. Deus aparece em sonho a Abimeleque, rei de Gerar, e conversa com ele sobre Sara, prima e esposa de Abraão, que ele queria tomar como mulher.
6.         21:17 e 18. Um anjo aparece a Agar no deserto e lhe dá instruções referentes ao filho, Ismael, que está em perigo de morte pela sede, mostrando-lhe uma fonte.
7.         26:24. Deus aparece a Isaac e lhe fala.
8.         28:13 a 15. Deus aparece em sonho a Jacob e lhe fala, promete-lhe proteção e numerosa prole.
9.         31:13. Um Espírito diz a Jacob: “Eu sou a deus de Bet-El.”
10.       31:24. Deus aparece em sonho a Labão e lhe fala.
11.       32:1. Anjos de Deus vieram ao encontro de Jacob.
12.       32:24 a 29. Jacob tem uma luta física com um Espírito materializado e o vence. Esse Espírito lhe muda o nome para Israel (campeão de deus), como ele, sua terra e sua descendência são até hoje chamados. 
13.       35:1. Deus fala a Jacob; manda que ele construa um altar em Bet-El e fique morando lá.
14.       35:9 a 13. Deus aparece a Jacob, confirma a mudança de seu nome para Israel, dá-lhe instruções e desaparece.
15.       37:6 a 9. José tem sonhos proféticos e os relata a seus irmãos.
16.       2:4. Numa visão noturna Deus fala a Jacob e manda que ele mude para o Egito com toda a sua família e bens.
            Aqui indicamos os pontos de Gênese onde se acham 16 fenômenos espíritas diversos, para facilitar aos estudiosos encontrarem esses velhos relatos no livro sagrado. Os nomes ‘deus’, ‘anjo’, ‘espírito’ são sinônimos na Bíblia.
            Como se vê, toda a religião dos judeus e dos cristãos é baseada em fenômenos espíritas, registrados na Bíblia. Quem nega os fatos espíritas, destrói a base de todas as religiões e cai no materialismo absoluto. Quem aceita os fatos espíritas, compreende o fundamento das velhas religiões e percebe que a Revelação é eterna e progressiva, e, por isso mesmo, invencível.
            Observando que os Espíritos que se manifestavam aos homens eram muito diferentes uns dos outros, os homens criaram as religiões politeístas. Coube aos judeus a missão de proclamarem a existência do Deus único, ou monoteísmo; mas faziam ainda muita confusão, atribuindo a Deus as manifestações de Espíritos, nem sempre elevados, que inspiravam, os profetas ou médiuns.
            Hoje compreendemos que todos os Espíritos, de todas as categorias, podem manifestar-se; mas só os muito elevados nos transmitem a vontade divina, os ensinos de Deus, porque só esses são capazes de interpretar as Leis sublimes que governam os mundos e que são verdadeiramente as Leis de Deus. Os menos elevados nos ensinam muitos erros e até nos conduzem ao mal.
            A missão do Espiritismo é a de evitar tais erros e nos orientar para cumprirmos a vontade de Deus, vontade essa expressa em Leis sublimes e eternas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário