Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de julho de 2011

01 / 02 'Roma e o Evangelho'.


Prefácio do tradutor de
‘Roma e o Evangelho’
(7ª Ed. FEB-1982)
Autor:  D. José Amigó Y Pellicer


“Prefácio do Tradutor

     A obra que traduzimos não é desses trabalhos que falam mais à inteligência, pelas idéias brilhantes e pelo colorido com que são revestidas, do que ao coração, pelos sentimentos puros e elevados que provocam doçuras na alma de quem ama o bem e rende culto à verdade, que é Deus.
     “Roma e o Evangelho” é inspirada em ambas aquelas fontes: na do saber, que ilustra – e na dos sentimentos, que purificam.
     “Roma e o Evangelho” fala à razão e ao coração – e fá-lo de um modo tão sentido e tão vibrante, que só um obcecado pelo espírito de sistema ou pelo fanatismo, poderá recusar a luz e a verdade que palpitam em cada uma destas sublimes páginas.
     Em Lérida, alguns espíritos sequiosos de conhecerem se é sério ou ridículo – se é verdade ou falsidade – isto que sob o título de Espiritismo se espalha pelo mundo e cria raízes no seio da Humanidade, combinaram estudar e examinar por si mesmos os princípios essenciais que constituem os fundamentos e a bandeira da nova doutrina, cuja aparição foi devida a fatos extraordinários que se deram simultaneamente em múltiplos pontos do nosso planeta.
     Dizem que os associados eram padres ilustrados que, por não poderem conciliar a estreiteza da doutrina romana com a largura da obra traçada por Deus, sentiam que algo de humano precisava ser removido – e que o Espiritismo devia ser porventura o motor de tal depuração.
     É de simples intuição que, sacerdotes, pisando o solo sagrado, não o podiam fazer senão amiúde e com sobressaltos da consciência, e, assim os seus trabalhos foram feitos com escrúpulos verdadeiramente meticulosos.
     Tais foram, porém, os resultados obtidos naquelas especiais condições, que não vacilaram em dar ao público o que colheram em confirmação dos princípios cardeais da doutrina espírita, hoje para eles de origem divina, como a revelação moisaica – como a messiânica.
     Com a assistência, bem experimentada, de altos Espíritos, lograram reconhecer as imperfeições do romanismo em relação às sublimidades contidas no Evangelho – e é daí que vem o título da obra que publicaram, por dever de consciência e para evitar que se despenhem na incredulidade os que não encontram na igreja romana satisfação racional aos ditames da sua consciência, iluminada pela razão, como devia ser, se Roma fosse para o Evangelho o que este é para as verdades eternas.
     Corrigindo e ampliando a doutrina romana pelos ensinos da nova Doutrina Espírita, como corrigiu e ampliou o divino Jesus as falsas práticas da lei moisaica, os associados de Lérida plantaram em seu seio, que denominaram “Círculo Cristiano-Espiritista”, o estandarte da verdadeira escola cristã – e nesse círculo de trabalho santo receberam, a princípio, tímida, e depois, confiadamente, o ensino de altos Espíritos, que lhes foi a luz para discernirem os golpes que Roma tem desfechado no Evangelho, entendendo-o pela letra, ao passo que o Espiritismo o explica em espírito e verdade.
     A obra que traduzimos é escrita em estilo bem claro, ao alcance de todas as inteligências; o que não a priva de ser firmada em lógica rigorosa e em amena e agradável linguagem.
     As mais sérias e intricadas questões que tem trazido em constante lidar a inteligência dos séculos, são aí esclarecidas por comunicações espíritas de tal beleza, que encantam, e de tal rigor, que cativam a razão.
     “Roma e o Evangelho” é um livro preciosíssimo, em si, pelos sublimes ensinos que dá – em sua origem, pelo exemplo que abre: de serem padres seus autores, rompendo com o fanatismo que proclama a absurda “fé passiva” – e tomando posse, em nome da suprema lei do livre-arbítrio, da “fé raciocinada”, única que pode ser agradável à Onisciência, que não deu raciocínio ao espírito para lhe ser instrumento inútil no trabalho do seu aperfeiçoamento, que é toda a lei da sua evolução.
     O livro, ai o tem o leitor – e, por sua atenta leitura, decida se são exagerados ou malcabidos os conceitos deste prefácio a seu respeito.
    
     Rio de Janeiro, 31 de março de 1899.”

Blogando o prefácio do livro ‘Roma e o Evangelho’ procuramos passar uma pálida ideia do que vocês irão encontrar em seu interior. Buscamos induzi-los a lê-lo por inteiro pois temos certeza que valerá a pena.  Busque-o na FEB ou na livraria e/ou Biblioteca do seu Centro. Não o encontrando, busque-o nos sites de venda de livros usados, tipo Livronauta, Estante Virtual, sebosOnline, entre outros. É fácil de comprar, os preços são razoáveis e você recebe o livro em sua casa. Basta entrar no Google com esses nomes...


Nenhum comentário:

Postar um comentário