Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

'Livre Arbítrio e Pecado'



Livre Arbítrio e Pecado
Autor não informado


Reformador (FEB) Fevereiro 1961

            Jesus ensinou uma verdade inabalável quando disse: "Todo aquele que comete pecado é escravo do pecado." (João, 8:34) 

            O pecado escraviza o Espírito à reparação pela lei inexorável do carma. O livre arbítrio do escravo do pecado está limitado, porque ele não faz o que quer, faz o que pode, e, tal seja o volume dos pecados e sua gravidade, ele não pode fazer quase nada ou mesmo absolutamente nada; por exemplo, quem nasce num corpo anormal, demente, débil mental, não tem livre arbítrio.

            Em grau maior ou menor, todos somos escravos do pecado e temos nosso livre arbítrio limitado, desde o berço até o túmulo, e não raramente desde antes do nascimento até depois da morte, porque podemos estar em encarnação expiatória e a expiação continuar depois da desencarnação.

            O filósofo que ensina a existência do livre arbítrio e nega a reencarnação, a preexistência da alma com seus pecados e virtudes, méritos e deméritos, hábitos arraigados de outras encarnações, tal filósofo põe-se em situação insustentável diante das limitações inatas.

            Só poderíamos conceber o livre arbítrio perfeito no homem sem as cadeias do pecado e da ignorância; porém tal homem seria um deus, possuiria atributos divinos, seria isento de todas as paixões humanas, não seria da Terra. Raríssimas vezes desce à Terra um Grande Missionário com essas qualidades que vencem o meio.

            A reencarnação é a chave para compreendermos essas desigualdades de livre arbítrio condicionado que pode existir em nosso mundo atual, mas sem o qual não poderia haver responsabilidade, e toda a nossa legislação penal seria inaplicável, todos os regulamentos seriam inúteis.

            A existência da sociedade humana pressupõe a existência de um livre arbítrio, mediante o qual os homens assumem compromissos e os solvem mais ou menos bem. Obedecem a leis morais, militares, civis, escritas ou não, ou incorrem em sanções por violarem tais leis.

            Quanto mais atrasada é uma sociedade, tanto menos livre arbítrio concede ela aos seus membros.

            As leis de guerra - as mais bárbaras que sobrevivem em nosso mundo - anulam quase totalmente o livre arbítrio dos combatentes, privando-os de toda a liberdade de pensar, decidir e agir conforme a sua vontade e sua consciência. O combatente obedece a uma disciplina férrea que lhe é imposta pelas leis mesmas da guerra.

            O Espírito que encarna numa sociedade em que existe o serviço militar obrigatório, deve ser muito inferior, muito culpado, porque é um condenado a obedecer cegamente, mesmo contra sua consciência e suas convicções mais caras; por exemplo, na guerra civil, em que ele pode achar-se, por uma fatalidade geográfica, no exército que combate seus próprios ideais políticos, sociais ou religiosos, e tem de matar seus amigos em benefício de seus inimigos.

            A Humanidade entrou em 1917 na era das guerras ideológicas. Hoje os povos se batem por ideias sociais e econômicas e se acham profundamente minados pela propaganda de ambas as facções. A guerra internacional cedeu lugar à guerra ideológica, que é guerra civil em grande escala, por vezes até mundial.

            Em cada belonave em operações, uma parte dos marujos tem convicção oposta ao seu próprio regime nacional em política e é partidária do regime do inimigo, mas não se pode fazer ouvir, pelo terror que lhe causam as leis de guerra. O mesmo ocorre em todos os exércitos, em todas as aviações militares.

            Onde o livre arbítrio dos homens que combatem seus próprios amigos e companheiros de ideal político ou social? São escravos do pecado que os lançou num campo oposto às suas aspirações íntimas. Se vier a terceira guerra mundial, que as grandes potências estão hoje preparando, ela será uma guerra civil em escala mundial e sacrificará o livre arbítrio de uma multidão de criaturas humanas. Esperemos que o carma da Humanidade não seja tão horroroso e que as Grandes Inteligências, que dirigem os destinos de nossa pobre Humanidade, evitem a terceira guerra mundial de nosso século. As discussões sobre desarmamento, em curso na ONU, parecem inspiradas por Deus através dessas Grandes Inteligências que dirigem nossa evolução. Que nós, os escravos do pecado, paguemos individualmente nossas culpas, sem envolver a todos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário