Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de junho de 2020

Dois Dogmas


 Dois Dogmas
 J. Fabre
 Reformador (FEB) Novembro 1917

          Conta J. Fabre que, em certa ocasião, os dois grandes geômetras franceses Fourier e Laplace, discreteavam a respeito dos dogmas absurdos que a igreja impunha aos fiéis, como verdades. 
            Fourier entendia que nenhum era tão absurdo como o do pecado original. Replicava Laplace que não havia monstruosidade comparável ao dogma da transubstanciação. Puderam, entretanto, chegar a acordo, e foi este:

 - Dos dogmas do catolicismo romano o pecado original é o mais imoral; a transubstanciação é o mais absurdo.
            O primeiro nasceu de um mito, lenda ou alegoria e serviu para a formação de outros,  que desviaram a igreja da senda luminosa doa Evangelhos.
            O segundo é uma demonstração do orgulho sacerdotal, que se arroga o poder de transformar em Deus a hóstia, que os fiéis, prestando-lhe o culto de latria, (veneração, culto de adoração a Deus, adoração, amor excessivo, idolatria) adoram e... comem.  
            Quando escrevíamos este eco tínhamos à vista uma notícia sobre conferências apologéticas, na qual lemos:  
            ...Ao escopo da teologia suprema o preclaro padre... rebuscou os argumentos mais inefáveis para fundamentar o porquê do grande sacramento eucarístico, união intrínseca entre Deus e o homem, união tão real que na substância não é excedida nem mesmo pela do céu, união que faz viver prisioneiro no santuário o Deus verdadeiro fanal dos bem aventurados....

Nenhum comentário:

Postar um comentário