Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de junho de 2020

As indulgências


As indulgências
por Henri Constant
Reformador (FEB) Novembro 1917

            O catolicismo mais e mais tende a materializar a religião, a fazer consistir a virtude nas práticas externas, e concentrar as faculdades do espirito na observância de ritos múltiplos, na veneração de grande número de amuletos, ao quais liga importância capital, a ressuscitar, em suma, o paganismo no que ele tinha de mais baixo e grosseiro. Podemos formar um juízo a respeito, examinando o enxame de livrinhos de piedade, que parecem destinados a rebaixar a inteligência e falsear o senso moral.
            Citemos, por exemplo, O Memorial das indulgências, do abade ***, aprovado por sua Eminência o cardeal Dupont, arcebispo de Bourges.  
            O espírito do livro revela-se de todo na epígrafe “Para ser um santo basta ganhar o maior número possível de indulgências.” (S. Afonso Liguori).
            Assim, para merecer a apoteose, para figurar na categoria dos eleitos, que a igreja venera e nos propõe como insignes modelos, não é mister que o homem desenvolva as suas faculdades, prime pelas qualidades do espírito e do coração, dedique-se à humanidade, concorra para o progresso social, trabalhando em benefício de seus semelhantes, como poderiam fazê-lo os heróis do paganismo. Para atingir a perfeição, deve o católico romano cumprir as cerimônias minuciosas que a igreja exige afim de livra-lo das penas do purgatório. Deve ocupar-se, exclusivamente, de si, ganhar bons pontos para alcançar o céu, de modo que, ao terminar a peregrinação terrestre, possa apresentar-se ante o juiz supremo com isenções equivalentes aos castigos que lhe poderiam ser infligidos.  
            Tal é o fim único da vida. – Que importa os grandes interesses da humanidade: Para que servem as artes, as ciências, as indústrias?
            Misérias? Podem ser objetos de suas cogitações a pátria e a família?
            O devoto não se incomoda com essas ninharias.  
            A sua grande preocupação, a preocupação máxima é fugir ao fogo expiatório, evita-lo, com previdência e meticuloso cuidado, estabelecendo o balanço com débito e crédito para encerra-lo, ficando o seu Deus como devedor.
            Aí está a sublimidade da perfeição, a quintessência da virtude, o grande esforço de beatice.  
            Para que o devoto possa alcançar esse magnífico fim, foram postos à sua disposição muitos meios e expedientes engenhosos. Cumpre-lhe recitar fórmulas, dotadas de virtudes cabalísticas, e trazer consigo certos objetos que operam para a salvação.  
            É incalculável o número de processos mecânicos que o poder eclesiástico inventou para que o devoto consiga chegar a esse grão de perfeição. As horas do dia são insuficientes para a realização das cerimônias exigidas.
            Lancemos um rápido golpe de vista sobre o material da devoção.
            Há o esculápio apostólico, bento pelo papa. Este esculápio, as cruzes, medalhas bentas pelo papa. Este esculápio, as cruzes, medalhas e estatuetas trazem numerosas indulgências.
            Há o esculápio ordinário ou de S. Domingos, composto de cinco dezenas. É necessário que o devoto o carregue e recite, quando funciona, 15 ‘pater’ e 15 ‘ave’. Existe também o esculápio brigitté, pardo e largo. Convém usar de todos eles acumulando destarte os respectivos benefícios.
            O esculápio pardo foi trazido do céu pela Virgem, que o entregou S. Simão Stoek, dizendo-lhe: “Quem morrer, revestido deste hábito, não sofrerá as chamas eternas.”
            O papa João XII, usando do seu poder infalível, decidiu pela bula sabatina: 1º que não irá para o inferno o confrade que falecer com o esculápio; 2º que, se tiver de passar pelo purgatório, Maria dele o livrará, ao primeiro sábado seguinte à morte.
            Graças, pois, a esse maravilhoso talismã, a estadia no purgatório reduzida ao prazo máximo de seis dias. Será como uma viagem de recreio... Dizem que os Brâmanes prometem o céu aos fiéis que segurarem, na ocasião da morte, um rabo de vaca. Esses idolatras ignoram que a salvação depende, não da cauda de um bovino, mas da posse de esculápio. É deste que depende sim, o destino transmundano.  
            Tem certo mérito o esculápio vermelho, que foi descoberto por um religioso anônimo; mas desmaiam as suas virtudes em face do azul, que pode ser considerado como o rei do esculápios.
            “Quem possuir o e esculápio azul, todas as vezes que recitar (sejam cem vezes por dia) seis pater, ave e gloria, quer em repouso, quer trabalhando, ganhará todas as indulgências da terra santa, das sete basílicas de Roma, da Porciúncula e do apóstolo S. Tiago de Compostela, na Galícia.”
            É o que consta de um Breve do Papa Pio IX, datado de 14 de Abril de 1854.
            “Essas indulgências são prodigiosas (sic).”
            Calculando-as, afirmou S. Afonso de Liguori que as plenárias atingem a 533 e a parciais são inumeráveis. Assim, pondo à margem a últimas, basta a recitação de seis pater, ave e gloria para a libertação de 533 almas do purgatório inclusive a do rezador, porque, está claro, a caridade bem entendida começa por casa.
            Eis aí um meio fácil, que fica ao alcance de toda gente, ameaçando o purgatório de ser transformado em deserto.
            Alguns doentes, usando de específicos, que curam pela certa, segundo os rótulos dos frascos, empregam, não obstante, por cautela, outras drogas terapêuticas.  
            Os devotos procedem de modo um pouco semelhante.
            Apesar da multidão de rosários, de medalhas e esculápios, ainda recorrem, por segurança ao cinto ou cordão de Thomas de Aquino, fabricado de fio branco com quinze nós e benzido por frade dominicano, sob pena de nulidade. Deve ser conservado, dia e noite, preso à cintura.
            São também afamados pela prodigiosa eficácia os cordões de Francisco e de S. José, principalmente o último com os sete nós que simbolizam as sete dores e as sete alegrias do santo.  
            Eis aí o fiel devoto ajaezado da cabeça aos pés, carregado de bugigangas, defendido por uma completa armadura para desafiar, resistir e vencer os poderes infernais.
            Ainda há mais.
            O citado memorial, que é um resumo de volumosas obras dadas à publicidade sobre o assunto, contém preciosas indicações para uso da beatice.
            Ensina as fórmulas, que devem ser recitadas nas diferentes horas do dia, nos dias de cada ano e em circunstâncias ocasionais. As recitações trazem, estas, quarenta, aquelas, cem dias de indulgências. Perfazem assim importante soma levada a crédito do devoto. Compenetrado do valor dessas práticas, não omitirá nenhuma, cumprirá, pontualmente, as prescrições das bulas e indultos.
            Toda a sua existência será consagrada a este duplo trabalho: munir-se de amuletos e recitar literalmente, as fórmulas das rezas. Escrupuloso discípulo de Liguori supõe que a existência lhe foi concedida para ganhar indulgência.  
            Podemos facilmente prever o resultado de tais práticas habituais e prolongadas.  Atrofiam-se os mais nobres sentimentos, a inteligência declina e o homem se embrutece. Estranho às coisas da vida, desprezando os deveres sociais, só se preocupa com purgatório.
            Esse ente degradado, profundamente egoísta, nos é, entretanto, apresentado como o tipo modelar do fiel católico romano...

            (Extraído de “Le Christ, le Christianisme et la Religion de L”Avenir” por Henri Constani)

Nenhum comentário:

Postar um comentário