Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de abril de 2011

08/12 Estudando com Emmanuel: 'Carta aos Romanos'


8/12

“Tu, porém, por que julgas teu irmão? 
e tu, por que desprezas o teu? 
pois todos compareceremos 
perante o Tribunal de Cristo.”
       Romanos  14,20
           
            Constrangido a examinar a conduta do companheiro, nessa ou naquela circunstância difícil, não lhe condenes os embaraços morais.
            Lembra-te dos dias de cinza e pranto em que o Senhor te susteve a queda a poucos milímetros da derrota.
            Não te acredites a cavaleiro dos novos problemas que surgirão no caminho...
            Todo serviço incompleto, que deixaste na retaguarda, buscar-te-á, de novo, o convívio para que lhe ofereças acabamento. E o remate legal de todas as nossas lutas pede o fecho do amor puro como selo da Paz Divina.
            As pedras que arremessaste ao telhado alheio voltarão com o tempo sobre o teto em que te asilas, e os venenos que destilaste sobre a esperança dos outros tornarão, no hausto da vida, ao clima de tua própria esperança, testando-te a resistência.
            Apreende, pois, desde hoje, a ensaiar tolerância e entendimento, para que o remédio por ti mesmo encomendado às mãos do “agora” não te amargue a existência, destruindo-te o coração.
            Toda semente produz no solo do tempo e as almas imaculadas não povoam ainda a Terra.
            Distribuí, portanto a paciência e a bondade com todos aqueles que se enganaram sob a neblina do erro, para que te não faltem a paciência e a bondade do irmão a que te arrimarás no dia em que a sombra te ameace o campo das horas.
            Auxilia, enquanto podes.
            Ampara, quanto possas.
            Socorre, quanto possível.
            Alivia, quanto puderes.
            Procura o bem, seja onde for.
            E, sobretudo, desculpa sempre, porque ninguém fugirá do exato julgamento na Eterna Lei.

'Palavras de Vida Eterna' (Ed. FEB)



 “De maneira que cada um de nós 
dará conta de si mesmo a Deus.”
Romanos 14,12

            É razoável que o homem se consagre à solução de todos os problemas alusivos à esfera que o rodeia no mundo; entretanto, é necessário saiba a espécie de contas que prestará ao Supremo Senhor, ao termo das obrigações que lhe foram cometidas.
            Inquieta-se a maioria das criaturas com o destino dos outros, descuidadas de si mesmas. Homens existem que se desesperam pela impossibilidade de operar a melhoria de companheiros ou de determinadas instituições.
            Todavia, a quem pertencerão, de fato, os acervos patrimoniais do mundo? A resposta é clara, porque os senhores mais poderosos desprender-se-ão da economia planetária, entregando-a a novos operários de Deus para o serviço da evolução infinita.
            O argumento, contudo, suscitará certas perguntas dos cérebros menos avisados. Se a conta reclamada refere-se ao círculo pessoal, que tem o homem a ver pelas contas de sua família, de sua casa, de sua oficina? Cumpre-nos, então, esclarecer que os companheiros da intimidade doméstica, a posse do lar, as finalidades do agrupamento em que se trabalha, pertencem ao Supremo Senhor, mas o homem, na conta que lhe é própria, é obrigado a revelar sua linha de conduta para com a família, com a casa em que se asila, com a fonte de suas atividades comuns. Naturalmente, ninguém responderá pelos outros; todavia, cada espírito, em relacionando o esforço que lhe compete, será compelido a esclarecer a sua qualidade de ação nos menores departamentos da realização terrestre, onde foi chamado a viver.
 'Caminho, Verdade e Vida' (Ed. FEB)



Nenhum comentário:

Postar um comentário