Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de junho de 2020

Olhai


Olhai
Emmanuel por Chico Xavier
Reformador (FEB) Dezembro 1942

            “Olhai, vigiai e orai, porque não sabeis quando chegará o tempo". (Marcos, 13:33).

            Marcos registra determinada fórmula de vigilância, que revela a nossa necessidade de mobilizar todos os recursos de reflexão e análise.
            Muitas vezes, referimo-nos ao “orai e vigiai”, sem lhe meditarmos a complexidade e a extensão. É indispensável guardar os caminhos, imprescindível se torna mobilizar possibilidades na defesa do bem; entretanto, essa atitude não dispensa a visão e o entendimento.
            Aquele imperativo colocado por Marcos ao princípio da recomendação, reproduzindo a lição do Mestre, é de valor inestimável à perfeita interpretação do texto. 
            É preciso olhar, isto é, examinar, ponderar, refletir, para que a vigilância não seja incompleta. Verificar constitui a primeira preocupação da sentinela. O discípulo não pode guardar-se, defendendo simultaneamente o patrimônio que lhe foi confiado, sem estender a visão psicológica, procurando penetrar a intimidade essencial de coisas, seres, situações e acontecimentos.
            Olhai o trabalho de cada dia. O serviço está cheio de mensagens proveitosas. 'Fixai as relações afetivas. São portadoras de alvitres necessários ao vosso equilíbrio. Fiscalizai as sugestões que as circunstâncias vos lançam no coração. Na casa sentimental, reúnem-se as inteligências invisíveis, que permutam impressões convosco, em silêncio. Defende-vos na apreciação do dia. Seus campos de horas e minutos são regiões de profundos ensinamentos e valiosas oportunidades.
            Olhai tudo, refleti, ponderai! Depois disto, naturalmente estareis prontos a vigiar e orar com proveito, em nome de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário