Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de maio de 2019

Verdade



Verdade
por Viriato Passalaqua
Reformador (FEB) Janeiro 1920

            Tu és a Luz bendita que destrói o erro, nos ilumina o Espírito e nos afirmas a existência de um Pai de infinita misericórdia; és o Sol que um eclipse pode escurecer, mas não aniquilar, és simples e luminosa.

            Tu és a estrela que nos guia para o seio do ETERNO; és uma Imperatriz, que tens no Céu um trono eterno e a sede do teu império é o seio de DEUS; és a protetora carinhosa, desvelada e meiga, da inocência, que sucumbiria se o teu amor lhe faltasse.

            Serves de guia ao Justo, sempre que se inspira no amor sublime e paternal que nos dispensa o Altíssimo Criador de todas as coisas; e és filha dileta do Supremo Arquiteto do Universo.

            És o anjo caridoso que salvas o inocente das acusações torpes, que os seus detratores lhe assacam, e és o doce lenitivo do caluniado.

            És a flor mimosa que levas no humilde tugúrio (casebre) do pobre, a suave fragrância que se deriva da Caridade Divina, dando no mísero que aí vive a certeza da infinita Bondade do PAI; és o providencial oásis no imenso deserto da vida; és o arroio cristalino que mitiga a sede daquele a quem a justiça humana ofende.

            És o pão da vida e sacias o que se sente ávido de Justiça; és a consolação do aflito, e a esperança do que se vê desamparado devido a maldade humana.

            Tu és o Sol que desponta no horizonte do ser humano que tem vivido imerso nas trevas.

            És uma emanação divina, tão benéfica, que de ti se deriva a felicidade do homem que, pelo erro, se julga irremediavelmente perdido; e, és uma manifestação sublime da Vontade do Onipotente Senhor do Universo.

            Tu resides pura e absolutamente somente em DEUS, NOSSO PAI amantíssimo, porque Ele é a própria VERDADE e, és a coroa e cetro entretecidos das mimosas e fragrantes flores cultivadas pelo Amor, pela Caridade, pela Esperança, pela Fé, pela Justiça, pelo Perdão, pela Humildade, símbolos de Majestade do PAI Celestial.

            Sê bendita pelos que sofrem por amor de ti, e benvinda sobre a humanidade que de ti não duvida, e vê em ti a mais sublime manifestação do infinito Amor que o PAI celestial nos vota, por sermos seus Filhos, Amor e Verdade cheios da Luz benéfica, que vivifica, que redime, que nos resgata do nosso passado triste, e nos conduz à estrada brilhante da regeneração, pela qual seguiremos no encontro da máxima perfeição, que nos aguarda, a par da felicidade que conquistaremos pelo nosso esforço dirigido pela Fé no Divino Mestre, para a glória do Pai.  

            E, como CRISTO JESUS foi quem nos trouxe o conhecimento perfeito das sublimes e divinas Verdades eis que o apóstolo S. João nos diz na sua primeira Epístola, Cáp. v. v. 6 e 12: Este é o Espírito que veio lavar com água e sangue, JESUS CRISTO; não com água somente, mas com água e sangue. E o Espírito é o que dá testemunho que CRISTO é a mesma Verdade, “Porque três são os que dão testemunho no Céu 0 PAI, o VERBO E O ESPÍRITO SANTO; e estes três são um só.” E três são os que dão testemunho na Terra: o Espírito, a Água e o sangue; e estes três são um só.” “Se recebemos o testemunho dos homens, o testemunho de DEUS é maior, é o que ELE deu do seu FILHO.” “Aquele que crê no Filho de DEUS tem em si o testemunho de DEUS. O que não crê no Filho, faz mentiroso a DEUS, porque não crê no testemunho que tem dado de seu Filho.” Este é o testemunho de que DEUS nos deu a vida eterna. Esta vida, porém, está em seu Filho; quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho não tem a vida...”

            CRISTO veio pela água, pelo batismo público no Jordão, não porque necessitasse desse meio para se purificar, porque tinha o Espírito sublimemente puro de toda a mancha, ao passo que nós o temos enlameado pelo peso das nossas iniquidades; mas, veio assim porque para pregar pelo exemplo na sua altíssima missão, era preciso que fosse consagrada a sua origem por esse batismo recebido aos olhos de todos, e para que esses ouvissem as vozes divinas proclamarem a sua santidade pelas palavras que uma voz do Céu disse: - “Este é o meu Filho bem amado, em, quem tenho posto todas as minhas complacências” ; e, assim, ficou consagrada a sua origem, e o poder da sua missão como Regenerador e Salvador da Humanidade, encarregado de a dirigir e conduzir à perfeição.

            CRISTO, veio pelo sangue, porque, o seu sacrifício cruento no alto do Gólgota, dominando a coroa dos Césares deu testemunho do PAI, glorificando-O, para regenerar a Humanidade.

            Sigamos pois a CRISTO JESUS, pondo em prática os seus exemplos sublimes, baseados no Amor, na Caridade, na Justiça e na Verdade de que ELE próprio deu edificantes testemunhos, que ninguém poderá contestar.

            Amemos o PAI celestial, e assim amaremos e praticaremos a VERDADE.

            Amemos a CRISTO JESUS, e n'ELE amaremos a sublime VERDADE, que coisa alguma poderá destruir.

            Amemos a VERDADE, pela própria VERDADE, em si mesma, nua e crua, e isenta de enfeites, conserve-mo-la em nossos corações, e seremos o mais vivo e edificante exemplo de lealdade, da fidelidade, da humildade e do amor.

            E amando o PAI, amando a CRISTO JESUS, amando a VERDADE e crendo no testemunho que DEUS, a mais absoluta, perfeita e infinita VERDADE, por seu FILHO nos deu, alcançaremos a Vida Eterna, cuja está em CRIST0 JESUS, Filho do Eterno, do PAI Celestial.

            E como cada um de nós participa da divindade porque, cada um ser humano, é formado com uma centelha divina, por ser Filho de DEUS, - razão da sua imortalidade, - tem, portanto, em si próprio, o sentimento inato da verdade; resta pois que a procure em si próprio, que a achará pura, como puro é tudo o que provém de DEUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário