Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de maio de 2019

Espiritismo: Ciência ou Religião




Espiritismo: Ciência ou Religião
Redação 
Reformador (FEB) Julho 1896

            Há entre os espíritas quem acredite não ter a nova revelação caráter religioso.

            Não compreendemos os fundamentos de tal opinião.

            A base essencial da revelação espírita é a explicação do Evangelho em espírito e verdade, e parece-nos que o carater de uma doutrina assente sobre tal base é incontestavelmente religiosa.

            Temos ouvido dizer que não é tal, porque não tem culto eterno, como tem as religiões conhecidas, mas quem se vale de tal fraco argumento, esquece uma circunstância do mais alto valor.  

            É ela: que o Espiritismo vem expor os princípios religiosos, consubstanciados no Evangelho, em espírito e verdade, o que quer dizer: veio ensinar uma religião mais pura, que estabelece as relações da criatura com o Criador pelo pensamento, pelo espírito.

            Enquanto o ensino divino era sob o véu da letra, compreendendo-se a necessidade do culto exterior e até, rigorosamente, o jugo da igreja como tutora, pois que a humanidade era na menoridade.

            Desde, porém, que esta se acha emancipada, já pode por si mesma realizar seu destino; para que mais culto eterno? Para que mais tutores?

            O culto externo denuncia, não um caráter essencial da religião mas sim atraso, quer da religião, quer da humanidade.

            Rasgada de meio a meio o véu do Templo, feita a luz sobre os ensinos divinos, erguida a humanidade às alturas de compreender a lei divina em espírito e verdade, a subsistência do culto externo valeria por um borrão no quadro sublime da religião do futuro, da religião espiritual.

            E nota-se no Evangelho que é esta a linha traçada pela sabedoria infinita, atentando-se para as palavras de Jesus à samaritana:

            “Dia virá em que não mais se adorará a Deus em Jerusalém ou no templo Garizim mas no íntimo dos corações, porque Deus é espírito e quer ser adorado em espírito.”

            Como enxertar aqui o culto externo, como repelir-se o caráter religioso do Espiritismo, porque não tem culto externo?

            Não é das divinas palavras que a religião há de chegar (um dia) ao grau de elevação de dispensar todas as formas que falem aos sentidos corpóreos?

            Se o Espiritismo não tem culto externo, não é isto razão para se lhe negar caráter religioso, é sim razão, a fundamental, para se lhe reconhecer superioridade sobre todas as religiões, para se conhecer que nele e por ele, se realizam as palavras do divino Jesus.

            É chegado o dia anunciado de ser a religião desligada de cultos e de templos, consistindo unicamente nas relações espirituais entre o homem e Deus.

            E esta religião sublimada é o Espiritismo.

            Concorre a esta conclusão a oração dominical, com a recomendação de ser feita em retiro e concentração, como mais preparatória dos Espíritos para o advento da religião espiritual.

            Além do exposto, que nos parece substancial, ocorre ponderar que ao Espiritismo foi dado ao mundo pelos processos da revelação religiosa progressiva, na medida do progresso humano.

            A ciência nunca teve revelações pelos moldes da espirítica.

            Qual a razão, pois, para se inverter a ordem até agora estabelecida, fazendo-se à ciência uma revelação que tem o puro caráter das que tem tido a religião?

            O que importa que o Espiritismo desenvolva questões científicas de par com as religiosas?            

            Isto vem a provar o alto cunho da nova revelação que, assim como dispensa o culto externo, também compreende em si as leis da ciência.

            Isto vem a provar que as religiões ou revelações incompletas se destacam da ciência, mas que a perfeita abrange os dois elementos do aperfeiçoamento humano: o moral e o intelectual.

            Quem diz pois, Espiritismo, diz alta religião que atende ao progresso moral e ao intelectual do ser humano, como deve ser a verdadeira religião, a religião dos dias preditos por N. S. Jesus Cristo.

            Se estamos em erro, estamos com a razão e a consciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário