Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

A vigilância



A Vigilância

         24,36  Mas, quando será aquele dia e aquela hora, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem mesmo o Filho. Só o Pai é que sabe. 24,37 Assim como foi nos tempos de Noé, assim acontecerá na vinda do Filho. 24,38  Nos dias que precederam o dilúvio, comiam, bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. 24,39  E os homens nada sabiam, até o momento em que veio o dilúvio e os levou a todos. Assim será também na volta do Filho. 24,40  Dois homens estarão no campo. Um será tomado, o outro será deixado. 24,41  Duas mulheres estarão moendo no mesmo moinho. Uma será tomada e a outra deixada. 24,42 Vigiai! Pois não sabeis a hora em que virá o Senhor. 24,43  Sabei que se o pai de família soubesse em que hora da noite viria o ladrão, vigiaria e não deixaria arrombar a sua casa. 24,44  Por isso, estai também vós preparados porque o Filho virá numa hora em que menos pensares.

         Para Mt (24,36-39) -Do dia e da hora ninguém o sabe, só o Pai - leiamos a  Sayão em “Elucidações Evangélicas”:

            “Dizendo isso, quis Jesus que os homens compreendessem quão orgulhoso e inútil é o pretenderem sondar o futuro, que só Deus conhece. Ao mesmo tempo, quis infirmar desde logo a ideia de divindade que, pela sua presciência, sabia lhe havia de ser atribuída, ideia cuja duração só seria permitida pelo tempo que necessário fosse à transformação do culto material em culto espiritual.

            Deus releva sempre os erros que, em matéria de crenças, são cometidos de boa fé. Unicamente o orgulho e a hipocrisia, a felonia e a mentira são punidos, porquanto só as faltas tornam culpada a criatura.

            Assim Ele releva o erro que de boa fé cometem os que crêem na divindade do Cristo. Para esses, a luz se fará mais tarde. Os que, porém, se apoiam na divindade atribuída a Jesus e se esforçam por sustentá-la sem nela crerem, rejeitando conscientemente a nova revelação que os Espíritos do Senhor, órgãos do Espírito da Verdade, trazem aos homens da parte de Deus, esses são exploradores do Cristianismo, são velhacos e hipócritas. Longa e dolorosa expiação os aguardará.

            Estas palavras do Mestre: “Assim, vigiai e orai a todo momento, a fim de que mereçais evitar todas essas coisas que hão de acontecer e possais aparecer diante do Filho”, bem como estas outras: “Esta geração não passará sem que todas essas coisas se hajam realizado”, contém uma alusão necessária à reencarnação dos que, retardatários, viverão de novo na Terra e habitarão os pontos dela onde se hão de produzir os cataclismos oriundos da transformação planetária. Aludem à posição dos que se houverem suficientemente adiantado para estar habitando mundos superiores, por ocasião de tais acontecimentos, prontos a voltarem à Terra, a fim de lhe auxiliarem a marcha ascencional, na época em que Ele de novo aparecerá, mas dessa vez em todo o seu fulgor espírita, no planeta terreno depurado e transformado.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário