Pesquisar este blog

domingo, 30 de setembro de 2018

Unidade de Tarefa



Unidade de Tarefa
Guillon Ribeiro
por Gilberto Campista Guarino
Reformador (FEB) Nov 1976

Impossível servir a Deus e a Mamon, conquanto seja o mundo de César um meio de alcançarmos as realizações supremas do Espírito.

Ninguém deve arvorar-se a posição de acusador, seja em que campo seja, uma vez que o juízo pelo homem retornará sobre ele, inevitavelmente.

Pautemo-nos pela ação nobre expressa no verbo servir. Como integrante do Amor, não estipula credos, raças, usos e costumes, mas se aplica a responder, no exemplo, ao anseio de esclarecimento inerente ao próprio ser.

Entendendo, com as almas amigas, aqui em quotização de forças para o trabalho com Jesus, que a exclusão de Mamon de nossas cogitações é matéria
pacífica; e que, assim também, o entendimento de César como meio natural a nossa condição - e não como um fim em si - de alcançarmos o Bem é produto da observação seguida em experimentações múltiplas, em vidas sucessivas, ressalta o serviço como técnica das técnicas, útil e aplicável a todas as situações em que nos achemos.

Servir - o grande impulso. No entanto, aponte-se, não raro o impulso da paixão tem início nas impressões do Amor, no campo do mundo. Servir, assim, não exclui prudência e estudo, para benefício de todos.

Considerando nosso aspecto de exceção na ordem imperecível, todos os impulsos partem das profundezas do Espírito, mas tendem, ao atravessarem as camadas superficiais de dogmas e preconceitos, no consciente prejudicado, a macular-se nos domínios da forma.

Assim, servir: impulso que deve ser canalizado, para a produção de bons frutos.

Comum se observarem os mais dignos valores envoltos no nevoeiro da tendência menos feliz, tornada efetiva pela desorganização de esquemas de trabalho. O mesmo se passa, às vezes, com as intenções mais nobres.

Deste modo, servir: impulso a ser canalizado nas diretivas da ordem. Esta, todavia, é a inspetora-chefe na escola do Amor, e, como tal, não pode marginalizar a bondade construtiva sem tender a estrangular-se a si mesma, degenerando em tirania avassalante.

Neste passo, servir: impulso a ser canalizado nas diretivas da ordem, em esquema anticorrosivo segundo o Amor.

TRABALHO ESPÍRITA - SERVIÇO PLANEJADO - PLANEJAMENTO ENÉRGICO EM SERVIÇO -  ENERGIA MAGNÂNIMA - PROFILAXIA DO DESGOVERNO ÍNTIMO - LIBERTAÇÃO DO HOMEM PELO SERVIÇO À HUMANIDADE.

É preciso servir com planejamento, ordem e Amor; é necessário planejar o serviço com disciplina e ternura; é mais que urgente disciplinar os impulsos no campo do serviço com Jesus, porque devoção ao Mestre é unidade de tarefa, e onde todos fazem o que querem quase ninguém faz o que deve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário