Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de julho de 2018

Missaria Espírita



Missaria espírita
João Fernandes
Reformador (FEB) Dezembro 1951

Quando ouço o anúncio pelo rádio ou leio o convite, pela imprensa, para uma prece por seu Fulano, desencarnado em tantos do mês tal, percebo logo que os promotores da homenagem vieram do Catolicismo e, misseiros que eram, ainda se acham saudosos de suas antigas cerimônias litúrgicas: o defunto precisa de missas.

E assim vemos, por ar, dentro do Espiritismo, "missas" de 7º e de 30º dia, além das anuais, e, ao lado disso, os batizados (sem cuspe, felizmente) e até os casamentos - proh pudor! vão conseguindo o seu lugarzinho, à imitação da Roma eterna, eternamente pagã.

E a coisa se vai ampliando, numa adaptação perfeita à orientação católica: reuniões públicas de preces pelo restabelecimento da saúde do Sr. Pafúncio, ou pela formatura do filho do Doutor Pulquério, ou, mesmo, pela passagem do dia do aniversário do Sr. Anastácio Polimério.

Isso tudo, com os meses marianos disfarçadamente restabelecidos, mês de Kardec, semana disso, dia daquilo, muitas vezes com festanças e homenagens estilo profano, tudo servindo de pretexto para as tais supostas comemorações, isso tudo, com ou sem bandas de música, com ou sem foguetes, com ou sem barraquinhas de mafuá, com ou sem vesperais dançantes, isso tudo, dizemos, é a prova provada, documentada, estereotipada, indelevelmente gravada, de que muita gente ainda não assimilou sequer os ensinamentos contidos em "O Livro dos Espíritos", livro sobre o qual repousa toda a estrutura da Terceira Revelação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário