Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

O Manuscrito do Purgatório


O Manuscrito do Purgatório
Antônio Túlio / (Ismael Gomes Braga)
Reformador (FEB) Outubro 1961

            Em outro trabalho já nos referimos ao livro mediúnico que tem o título deste artiguete, livro escrito por uma freira muito virtuosa e sensata, em um convento da França. O Espírito comunicante é o de uma freira falecida aos 36 anos de idade, cheia de teologia católica que procura transmitir à sua colega viva, e só numa ou noutra passagem aparece um ou outro ensinamento espírita que revela a autenticidade mediúnica das comunicações, demonstrando que tudo não veio do subconsciente da médium. A doutrina geral do livro é horrorosamente fanática, misantrópica, puramente de claustro.

            Vamos respigar aqui alguns poucos pontos desses preciosos pormenores em que o Espírito consegue ensinar alguma coisa diferente da teologia de convento. Na página 35 lemos:

            "Os grandes pecadores e os que ficaram toda a vida afastados de Deus pela indiferença, e bem assim as religiosas que não foram o que deveriam ter sido, estão no grande purgatório."

            Este ensinamento é espírita, porque para os católicos tais grandes pecadores estariam no inferno, não no purgatório.              

            Na pág. 36 lemos: " ... uma força nos impele para o lugar de nossa expiação." É mesmo isso que ocorre, mas não é ensino católico, porque o purgatório dos católicos é um lugar definido.

            Na pág. 49: "A Terra mesma não é um purgatório?"

            Ensino puramente espírita, implicando veladamente a doutrina reencarnacionista. Para os católicos a Terra não é purgatório.

            Na página 59:

            "Eu vos digo que há almas que fazem o seu purgatório ao pé dos altares. Elas ali ficam pelas faltas que cometeram nas igrejas."

            O silêncio quase completo das mensagens quanto ao inferno, e as referências ao purgatório em diversos lugares da Terra mostram que o livro realmente é mediúnico, embora recebido por uma médium muito prejudicada pela Teologia e talvez "expurgado" pelos teólogos antes de ser impresso.

            De qualquer modo "O Manuscrito do Purgatório" demonstra a explosão da mediunidade num convento e nos dá a esperança de coisas melhores para o futuro, porque "o Espírito sopra onde quer".


Nenhum comentário:

Postar um comentário