Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

A Meta Homem


A Meta Homem

Cristiano Agarido / (Ismael Gomes Braga)

Reformador (FEB) Outubro 1961

            Para nós espíritas a Meta Homem é a primeira, o eixo em torno do qual giram todas as outras, a única digna de todos os sacrifícios. Os grandes impérios que não resolveram os problemas humanitários caíram como castelo sobre a areia, que efetivamente eram.

            Quais são os problemas humanos que desafiam e arrasam os impérios mais poderosos? É só um, POBREZA em seus quatro aspectos: de saúde, de moral, intelectual, econômica. Os remédios são higiene, educação, instrução, amparo material.

            Num país com alto nível de doentes e analfabetos, abandonados a si mesmos nos campos e nas cidades, sem meios de se educarem, de se instruírem e trabalharem, é preciso criar exércitos de médicos, de higienistas, de mestres, de técnicos, e espalhá-los por todo o território nacional como missionários do povo. Não se pense em caridade, porque  esta tem que vir depois de cumpridos os deveres sociais e patrióticos que cabe sejam impostos a todos, como a defesa nacional em tempo de guerra.

            A caridade é alta demais para entrar nessa primeira luta. Dela todos necessitamos, por mais aquinhoados que sejamos pela fortuna, pela instrução, pela estima social, antes e depois da morte.

            Um programa completo de governo deve ter a Meta Homem, ainda tão descurada, praticamente incompreendida por todos os Governos.

            A legislação trabalhista estabelece um salário mínimo para quem tenha capacidade de exercer uma função, faz reajustamentos salariais por meio de dissídios coletivos, mas isso só aproveita aos que tiverem meios de obter trabalho. Grande número de crianças não tiveram escola, foram criadas em meios viciosos e ignorantes, doentias, sem assistência moral nem intelectual de ninguém, assistindo a exemplos degradantes de seus pais e vizinhos. Foi-lhes ensinado a odiar a tudo e a todos.
           
            Crescer em tal meio e ser pessoa virtuosa é praticamente impossível, seria milagre só realizável por Espíritos de imensa elevação.

            A Meta Homem terá que ir ao encontro de todas essas vítimas de nossa sociedade friamente egoísta, inspirar-lhes fé nos homens, alegria de viver, solidariedade, sede de aprender, amor à Pátria, esperança no futuro. A sociedade os classifica como "marginais" e efetivamente ela os deixou abandonados à margem da vida.

            O Espiritismo reprova severamente a sociedade humana que não ampare e eduque seus membros. Os espíritas trabalham para resolver esses problemas, mas o que fazem é gota d’água no oceano das necessidades. A obra tem que ser de toda a coletividade, como a defesa nacional, que é obrigatória para todos os cidadãos: em tempo de guerra todos
são compelidos a prestar serviço militar; todos os bens podem ser requisitados para a defesa.

            Esperemos que surja um Governo, cujo programa tenha um só item: a Meta Homem. Ela bastará para sempre, porque se desdobrará em todas as outras. Esta é a meta do Espiritismo e mais cedo ou mais tarde terá de ser compreendida e adotada. Todas as demais são caminhos para chegar a essa meta única que é exigida pelo Amor Universal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário