Pesquisar este blog

domingo, 8 de dezembro de 2013

Carta Confidencial



Carta Confidencial
Irmão X
por Chico Xavier
Reformador (FEB) Junho 1961

           
Meu caro X:

            Recebi a carta confidencial em que me contavas toda a tua felicidade desde o dia em que um amigo te ofereceu um exemplar do livro (...), obra cujos ensinamentos te transformaram por completo a vida.

            Disseste-me, ainda, que a tua aceitação do Espiritismo te ocasionou lutas internas, dentro do lar e com alguns dos teus parentes, lutas que se foram aos poucos extinguindo, graças aos livros que lhes foste oferecendo, “dosando-os" de acordo com a mentalidade e a cultura de cada um deles.

            Deste o caráter de confidencial à tua missiva, certamente porque nela me descreveste inúmeros acontecimentos e até citaste nomes de várias pessoas.

            Assim, também te estou escrevendo confidencialmente, já que te não cito o nome e nem mesmo oponho a minha assinatura ao fim desta.

            Deixando de lado todas as minúcias que me relataste, pois tais fatos são comuns em muitos lares onde a luz espírita penetra, permite-me chegar à semente que te ocasionou essa alegria, já agora também de toda a tua família.

            A semente que deu origem a tão frondosa árvore, a cuja sombra vocês se abrigam, foi o livro que sacrificialmente vem sendo editado pela tua FEB.

            Já pensaste na abnegação das criaturas, daqui e do Além, que escreveram esses livros?

            Já mediste e pesaste o esforço sobre-humano dos companheiros que se esqueceram de si mesmos para se dedicarem inteiramente ao serviço idealistico, puramente idealístico, de dar publicidade a essas obras?

            Já observaste o número sempre crescente, extraordinariamente crescente dos espiritistas em terras do Brasil, quase todos atraídos pelo bom livro espírita?

            Já meditaste no que essa semente produziu, estimulando a criação de centenas e centenas de obras de assistência social e a elas favorecendo, ainda, por levar-lhes novos colaboradores, os que se vão convertendo ao Espiritismo?

            Já ponderaste sobre tudo isto e sobre muitos outros pontos cuja relação tornaria demasiadamente longa a minha carta?

            Se ainda não refletiste sobre isso, parece-me que já estás em condição de fazê-lo, deixando que os egoístas continuem no insulamento em que se colocam.

            Se não tens tempo para “pegar no batente", tens inúmeros meios de colaborar. Entre esses, um talvez te seja fácil: enviar um donativo para a Editora da FEB.

            Com os meus respeitos a tua Exma. Senhora, aqui fica o teu amigo de infância,


Nenhum comentário:

Postar um comentário