Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Semeadura Evangélica


Semeadura Evangélica.

                A importância da educação evangélica cresce com o correr dos anos, principalmente depois que o Espiritismo Cristão surgiu com a sua Doutrina límpida e simples, acessível a todas as criaturas, restabelecendo no mundo os princípios do verdadeiro Cristianismo, proscrito por interesses materiais, pretensões mundanas e ambições de mando, que infectaram religiões que se consideraram privilegiadas para falar em nome do Cristo.

                O Espiritismo, graças à fidelidade demonstrada por Allan Kardec e seus legítimos seguidores, vai disseminando o Evangelho de Jesus, explicado em Espírito e Verdade, porque não se prende à letra, que mata, pois vai diretamente ao Espírito, que vivifica. A multiplicação de cultos do Evangelho no lar tem dado resultados surpreendentes e levado a paz a numerosas pessoas que, antes, viviam uma vida espiritual vazia, porque a substituíam por futilidades e passatempos inúteis e perniciosos. Diz-nos, e muito bem, o respeitável Espírito de Emmanuel, o maior divulgador das verdades evangélicas na vasta seara espírita, que “a mensagem cristã não se reveste de quaisquer fórmulas complicadas”. O ensinamento de Jesus é claro, facilmente compreensível e de assimilação natural. Com aquela sua característica delicadeza, Emmanuel afirma:

“Guardando embora o devido respeito a todas as escolas de revelação da fé com os seus colégios iniciáticos, notamos que o Senhor desce da Altura, a fim de libertar o templo do coração humano para a sublimidade do amor e da luz, através da fraternidade, do amor e do conhecimento. Para isso, o Mestre não exige que os homens se façam heróis ou santos de um dia para outro. Não pede que os seguidores pratiquem milagres, nem lhes reclama o impossível. Dirige-se a palavra d ’Ele à vida comum, aos campos mais simples do sentimento, à luta vulgar e às experiências de cada dia”.
                 
                Todos podemos cultuar o Evangelho em todos os minutos de cada dia. E é preciso que o façamos, à custa de quaisquer sacrifícios pessoais, porque os resultados em favor do nosso progresso moral e espiritual serão extraordinários. Estamos prisioneiros das nossas inferioridades, mas podemos alcançar a libertação, se nos dispusermos a lutar contra nós mesmos, combatendo os maus hábitos, eliminando os vícios, cortando de nossa vida cotidiana muitos pequeninos “nadas”, que, na realidade, são pontos de infecção da nossa integridade moral.

                Um espírita de verdade deve vigiar os próprios pensamentos e controlar as próprias ações, trocando-os por ideias e comportamento progressivamente mais elevados, porque somente assim conseguirá limpar o quadro cármico, que registra, através da lei de causa e efeito, o “movimento” da nossa alma, tal como numa escrita mercantil, anotando o “débito” e o “crédito”, somando-os ou deduzindo-os, conforme o caso, dos saldos anteriores, para o encontro do “saldo credor”, se já estivermos em bom nível de aprimoramento moral, ou do “saldo devedor”, se persistimos no erro ou se os nossos esforços não derem senão para amortizar alguma coisa.

                Emmanuel nos mostra o caminho: “Busquemos com o Celeste Benfeitor a lição da mente purificada, do coração aberto à verdadeira fraternidade, das mãos ativas na prática do bem e o Evangelho nos ensinará a encontrar no Espiritismo o caminho do amor e luz para a Alegria Perfeita”.



Vinélio DI MARCO
in Reformador (FEB) Março 1970




Nenhum comentário:

Postar um comentário