Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

66 Trabalhos do Grupo Ismael


66


SESSÃO DE 9 DE OUTUBRO DE 1940

Manifestação sonambúlica

Primeira de mais um sacerdote, ainda no espaço a serviço da Igreja a que pertencera na Terra
 e que continuava pretendendo servir ao Cristo por meio da força e da violência.


Médium: J. CELANI

            Espírito.- Que assembleia! Filósofos, artistas, sacerdotes, representantes enfim de vários ramos da ciência, ouvindo embevecidos uma pregação incompreensível e desinteressante, banalíssima. É extraordinário isto!...

            “É o encantamento do Evangelho cujas palavras lhe têm significações várias, consoante o grau de apreensão de cada inteligência’’ – aparteia um sisudo representante da igreja dita ‘’nova’’.

            Concordo com o encantamento do Evangelho, porque também fez o enlevo da minha alma na Tterra, onde vivi, servindo-o. E aqui continuo a fazê-lo, interpretando-o com pouquíssimas variantes, da mesma maneira por que o fazia ai. Vós outros dissidentes da Igreja, vos propondes a edificar uma nova religião. Será que tereis forças para levantar-lhe os alicerces, sem o apoio dessa força que é o Vaticano? Haverá mister se realize esse esforço, quando existem igrejas edificadas por todos os rincões da terra? Parece-me improfícuo semelhante labor.

            Mas, é admirável a tenacidade que se emprega por aí além para o levantamento de tais alicerces e, se não fora a dispersão de forças que se nota nas fileiras dos novos crentes, certamente a Igreja deveria precatar-se contra os prosélitos das novas ideias.

            (Breve pausa. O comunicante como que ouve um dos Guias do Grupo).

            Ah! ... belas palavras! Autoridade nem o próprio Cristo a teve, meu amigo. Certo, o poder da força domina o mundo contra esse poder nada pode a força do direito. A transigência é ato político: dar tempo ao tempo e esperar que melhores ventos soprem para a singradura da barca.
            Em toda caso, guardo o teu argumento e dele me servirei nas minhas meditações sobre as novas e as velhas interpretações dos ensinos do Cristo.
            Sim, a sinceridade é alavanca poderosa, digna de respeito é a opinião que nela se apoia; mas não podeis excomungar todos os servos da Igreja, por haver entre eles, como há entre vós, falsos profetas, não é verdade?
            Complexa, não há duvida, é a questão e ao mesmo tempo muito simples, como dizes. 
            Sim, trocaremos ideias no nosso ambiente. Conheço-te a força, a extensão da mentalidade e a profundeza dos conhecimentos; trocaremos ideias sem pretensão e, depois, servindo-nos da sinceridade, apanágio dos servos de uma religião, confessar-nos-emos mutuamente sobre as modificações que possamos admitir, na permuta de raciocínio. Valeu?
            Bem, então deixa-me cumprir um dever de cortesia para com estes que me acolheram, dizendo-lhe um muito obrigado. E até à vista.

*

Comunicação final, sonambúlica

A cegueira voluntária dos homens, impedindo-os de encontrar solução para os problemas aflitivos da hora que passa.
– O que sucederia, se os homens procurassem remover as causas, que dormem no passado, 
das suas aflições e amarguras.
– Sentir o Cristo, realizar a obra do Cristo, para que o Consolador permaneça na Terra.
– Os desbravadores das florestas ínvias da descrença e da maldade.


Médium: J. CELANI

            Paz seja convosco, meus amigos.
            É extraordinário! Tantas inteligências com cabedais ao seu alcance para o estudo e a interpretação das causas dos tormentos da humanidade, a tatearem na treva das hipóteses, em busca de solução para os problemas aflitivos da hora que passa. Mas, como abrirmos essas vistas voluntariamente cegas, para lhes apresentarmos em todo o seu brilho a Luz estupenda, o foco luminoso que é o Evangelho do manso Cordeiro, em espírito e verdade?
            Meus companheiros, se o homem compreendesse que cada pedra sobreposta para a edificação dos palácios representa a iniquidade dos séculos, não se admiraria de vê-las destruídas pela metralha; se o homem buscasse as causas que dormem no passado longínquo e se esforçasse para remove-las certamente esses efeitos dolorosos, que confrangem as almas já penetradas do sentimento cristão, cessariam gradativamente e nova aurora surgiria nos horizontes da terra, reavivando as esperanças mortas naqueles que nunca buscaram o Cristo na expressão lídima do seu amor.
            Porque, dizeis bem quando, bafejados pela auréola dos vossos maiores, afirmais que é preciso sentir o Cristo, realizar a obra do Cristo no intimo de cada ser, para que  possa permanecer  na Terra, com a sua humanidade, o Consolador prometido pelo Mestre, visto que só então, meus companheiros, estará unificado o rebanho sob o cajado do Pastor e não haverá mais guerras a dizimar  povos, a degradar a criatura até à condição de feras irracionais.
            Sois desbravadores dessas florestas ínvias, para que possam baixar ao mundo grandes Espíritos prepostos do Consolador. Trabalhai, pois, com os olhos postos na humildade de Maria, na sua renúncia e passividade, e com os corações abertos aos eflúvios da caridade do Cristo de Deus, nosso Divino Mestre.
            Que Deus vos abençoe, meus caros companheiros, e também a nós outros colaboradores vossos e vossos condiscípulos nestes estudos. Que nos venham as forças necessárias e as luzes para o prosseguimento da tarefa.
            Paz fique convosco e vos acompanhe aos vossos lares. – Bittencourt.




Nenhum comentário:

Postar um comentário