Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

3 / 3 'A Questão Roustaing'

‘A Questão Roustaing’
Parte III e Final

por  Iaponan Albuquerque da Silva
(Reformador Março 1983)

            Não ficamos - em nosso desiderato de trazer a público as provas documentais que eximem a FEB de qualquer culpa quanto às pretendidas deturpações e/ou interpolações em textos oriundos do Plano Espiritual - nas provas já publicadas nos dois números anteriores de "Reformador".

            Bem mais recente é a carta que Francisco Cândido Xavier enviou ao então Presidente Dr. Armando de Assis, em 30-10-1970, também reproduzida abaixo:









Finalizando

            Em reunião realizada no Grupo Espírita da Prece, na noite de 15 de junho de 1975, em Uberaba, Minas Gerais, dentre várias quadras poéticas de autores diversos, o médium Francisco Cândido Xavier recebeu esta que ora destacamos:

No fundo, a perseguição
Tem este claro sentido:
Favorece a promoção
Daquele que é perseguido.

Noel de Carvalho

            E é exatamente o que ocorre com a Casa. de Ismael, que com o perpassar do tempo vem colhendo os frutos sazonados do reconhecimento públíco do Movimento Espirita nacional. Firme e resolutamente ela defende e difunde a obra de AlIan Kardec, sem desprezar Roustaing.

            Há quem veja total. discordância entre a obra extraordinária do mestre Iíonês e o pensamento doutrinário contido no trabalho esclarecedor e de fé organizado por Jean-Baptiste Roustaing. Veem luta onde há Harmonia. Depreendem haver discórdia onde reina o primado da Concórdia. Abroquelam--se às pretensas ambiguidades, quando se sabe que a obra do Bem e do Amor, traçada pelos nossos Mentores Espirituais, visa à meta da Unificação em Cristo.

            No campo material, desejamos, de todo o coração, que jamais confundam a atitude sóbria da Federação Espirita Brasileira como sinônimo de tibieza em quaisquer de seus setores de atuação, assim como exoramos ao Pai Eterno bênçãos de paz e luz para quantos divirjam da programação de Ismael, que a Casa-Máter do Espiritismo procura executar. Os documentos probatórios visam antes a esclarecer aos de boa-fé, sinceros amigos da Federação, que polemizar com os aborrecidos sem razão.

            Um antigo refrão popular ensina-nos que "contra fatos não há argumentos" .

            Mas se após este aluvião de provas, especialmente documentais, ainda houver alguém ou alguns que insistam em teimar, que o façam. Isso, no entanto, não desviará a Federação Espírita Brasileira de manter-se fiel aos princípios contidos no seu centenário dístico - DEUS, CRISTO E CARIDADE. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário