Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de julho de 2021

Os três peregrinos

 

Os 3 peregrinos

por Indalício Mendes

Reformador (FEB) Julho 1965 

           Jesus parou, sereno como sempre, e disse:

           - Tu és o meu Evangelho. Eu daqui me vou, mas tu ficarás para continuar o meu trabalho em favor da Humanidade. Onde estiveres, no todo ou em parte, aí estarei eu, porque os que te seguirem fielmente a mim seguirão. Serás o Peregrino de Deus a percorrer as estradas do mundo.
*
           E o Evangelho ficou na Terra para continuar o serviço de Jesus.

           Dessa forma surgiu na Terra, ungido pela graça do Mestre, o Primeiro Peregrino, levando consolo para todas as angústias e alívio para todas as dores da alma.

           Muitas vezes, porém, a dureza do coração humano impediu se expandissem as bênçãos do Evangelho. Mesmo assim, onde quer que o Primeiro Peregrino passasse, deixava um rastro de luz, daquela mesma luz que encheu de ânimo e esperança as terras da Palestina.

           Sendo o Evangelho o coração vivo do Cristo, dele irradiam a Tolerância, o Perdão, a Caridade, partículas do Amor, do grande Amor divino. Por isso, onde quer que recusem ou se mostrem indiferentes à visita do Primeiro Peregrino, fica o ambiente embalsamado pela palavra de Jesus: "Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus"...

***

           Os tempos se desdobraram, até que um dia Jesus considerou oportuno mandar à Terra o Consolador prometido, para companheiro do Evangelho, o Grande Peregrino. Escolheu entre os homens o obreiro adequado para iniciar a nobre e áspera tarefa: Allan Kardec. E por intermédio de Kardec o mundo recebeu o Espiritismo, isto é, o Consolador prometido pelo Cristo. Seria o Segundo Peregrino a secundar o primeiro nas andanças terrenas: "Se me amais, guardai os meus mandamentos; e eu rogarei a meu Pai e ele vos enviará outro Consolador, a fim de que fique eternamente convosco; O Espírito de Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê e absolutamente não o conhece. Mas, quanto a vós, conhece-lo-eis, porque ficará convosco e estará em vós. - Porém, o Consolador, que é o Santo Espírito, que meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará recordar tudo o que vos tenho dito". (João, cap. XIV, v. 15 a 17 e 26).

           Desde então, os dois Peregrinos caminham  juntos, unidos, pondo luz onde houver treva, amor onde encontrar ódio, sinceridade onde descobrir hipocrisia, fraternidade onde a dissensão se houver estabelecido. O Espiritismo veio ocupar na Terra o lugar em que outrora estivera o Cristianismo do Cristo e a Humanidade está compreendendo melhor a grandeza do Evangelho, a sua extraordinária significação na existência humana e o prodigioso alcance dos ensinamentos de Jesus, porque a vida é uma só, a desenvolver-se no plano espiritual e no plano físico, através da ação distribuidora, reguladora e retificadora da Reencarnação, que, segundo a lei de Causa e Efeito, realiza a síntese cármica, individual e coletiva, estabelecendo, sem favoritismo nem deficiência, a legítima Justiça Divina.

***

           Todavia, era mister desfazer dificuldades inerentes a este mundo babélico, no qual a diversidade de falas muitas vezes impede, em ritmo mais conveniente, a propagação da Verdade pregada pelos dois Peregrinos mencionados. Seria útil a presença de outro companheiro.

           Eis que do Alto é apontado um trabalhador modesto e valoroso, na pessoa de Lásaro Zamenhof como capaz de encaminhar, ao encontro do Evangelho e do Espiritismo, o Terceiro Peregrino. Quando o Esperanto chegou, de novo cintilaram as luzes celestes. A grande barreira babélica vem sendo ultrapassada, porque essa língua neutra, sonora e bela, de fácil e rápida assimilação, continua crescendo em todo o mundo, unindo o Ocidente ao Oriente, desfazendo fronteiras e cooperando no trabalho cristão-espírita a prol da melhor compreensão entre os povos e da fraternidade maior entre os homens.

           Os Três Peregrinos completam o triângulo da Esperança: no vértice, o (E)vangelho; no ângulo direito, o (E)spiritismo, e no ângulo esquerdo, o (E)speranto.

***

           A silhueta de Jesus se esboça em meio a uma nuvem luminosa e sua voz terna, mas firme, se faz ouvir: "Cingidas esteja, as vossas cintas, e acesas as vossas lâmpadas; assemelhai-vos a homens que esperam pelo seu senhor ao voltar ele das bodas; para que, quando chegar e bater à porta, logo lhe abrirem. - Bem-aventurados aqueles servos a quem o senhor, ao chegar, encontre vigilantes; em verdade vos digo que ele se cingirá, os fará sentar à mesa e, aproximando-se, os servirá. - Quer ele venha na segunda vigília, quer na terceira, bem aventurados serão eles, se assim os achar" (Lucas, 12 - 35 a 38).
           Assim também, na primeira vigília chegou o Evangelho; na segunda, o Espiritismo; na terceira, o Esperanto...

*** 

           - Vês, amigo, aqueles três focos de Luz que avultam no horizonte? São eles, os Três Peregrinos. Andam juntos, mas pode um chegar à frente do outro, porque tudo depende de circunstâncias imprevisíveis. Às vezes, um deles bate à porta; outras, dois; outros ainda, todos os três. Seja como for, prepara o teu coração para recebê-los. Enche de paz o teu espírito para que possas cumprir generosamente os deveres da hospitalidade.

           Franqueia-lhes tua casa. Eles vem em missão de paz, de amor, de caridade.     

           Representam Jesus. Não te esqueças ........................................................... 

           E tu, também, mantém-te vigilante. Se um dos Três Peregrinos ainda não te visitou, a qualquer momento poderá chegar. Recebe-o de coração puro, porque, disse o Cristo, "bem-aventurados os de coração puro, porque verão a Deus!

**************

           Do blog; Que fizemos nós do Esperanto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário