Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de junho de 2013

c/c 'O Mandamento do Senhor'





c/c  O Mandamento do Senhor
Ernani Cabral
Reformador (FEB) Fevereiro 1959


            Nada de desistir na luta, seja por comodismo, indecisão, conveniência ou medo. O medo é um grande entrave à marcha evolutiva do Espírito. Aproveitemos o tempo, enquanto estamos encarnados! Tenhamos boa vontade para com os homens, correspondendo ao amor que Jesus e seus mensageiros têm conosco. Elucidemos nossos semelhantes; trabalhemos pela causa da verdade, sem desfalecimentos, pois o Espiritismo é a terceira revelação de Deus, traçando às Suas criaturas o roteiro da salvação, através do saber genuíno ou da legítima interpretação das palavras do Divino Mestre, nosso Senhor.

            Se os homens se desavieram, através dos séculos, em torno da letra do Evangelho, justo seria que, no tempo prescrito, o Espírito Santo viesse dirimir as contendas, dando o sentido exato daqueles ensinamentos. Assim, quem tiver conhecimento dessa luz, deve fazê-la irradiar com amor, a serviço da Humanidade.

            "Vós sais o sal da terra, disse Jesus; e se o sal for insípido, com que se há de salgar?" (Mateus, 5 :13)

            Examinemos, finalmente, a caridade moral, que é bastante agradável aos olhos do Senhor, e que consiste, sobretudo, em nos tolerarmos reciprocamente, no lar ou na sociedade.

            Tenhamos compreensão para quem não comunga conosco e piedade para com os criminosos. Sejamos bons e misericordiosos, em quaisquer circunstâncias da vida. Exercitemos sempre a paciência. Ela é virtude fundamental ao progresso do Espírito.

            Foi São Paulo, esse gigante de sabedoria e de dedicação à causa de Deus, "vaso escolhido" para a perpetuação de Seu amor, quem melhor definiu a caridade, no capítulo treze, versículos um a oito, de sua Primeira Epístola aos Coríntios, cuja beleza de forma e perfeição de substância jamais serão igualadas na Terra:

            "Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse caridade, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
            "E ainda que tivesse o dom de profecia, e  conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse caridade, nada seria.
            "E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse caridade, nada disso me aproveitaria.
            "A caridade é sofredora, é benigna; a caridade não é invejosa; a caridade não trata com leviandade, não se ensoberbece.
            "Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
            "Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
            "Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
            "A caridade nunca falha."

            É por isto que os Espíritos do Senhor, como vozes dos Céus, em uníssono, reiteradamente têm afirmado à Humanidade:

            - Fora da Caridade não há salvação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário