Pesquisar este blog

sábado, 8 de outubro de 2011

1993 - 'Os Cento e 10 anos do Grupo Ismael'


Os Cento e Vinte anos
do Grupo Ismael

            A história do Espiritismo no Brasil. no que tange às realizações humanas, tem por marco a criação do primeiro grupo de trabalhos espirituais no Rio de Janeiro, o que ocorreu em 1873, a 2 de agosto. Eram homens simples que se propunham a estudar e divulgar uma Doutrina de apenas dezesseis anos e a reunir aqueles poucos que cedo se aperceberam da sua Importância e eram os primeiros espiritistas do Império. Operava-se a materialização, na crosta densa do Planeta, do ideal de homens que, com o seu esforço e dedicação, viriam a sedimentar as bases de um plano que tinha sua origem no Mundo Invisível e que se destinava à evangelização e redenção da Humanidade, com desdobramentos que os encarnados não poderiam Imaginar. A árvore começava a ser replantada, agora em terras de um continente novo ...

            Já no dia de sua fundação, um dos emissários de Ismael que adotou o pseudônimo Confúclo, e o próprio Allan Kardec, entre tantos Espíritos que participavam daquele evento, se comunicaram mediunicamente. Como não poderia deixar de ser, e se tornou evidente com o passar do tempo, a pujança das manifestações mediúnicas era uma de suas principais características. Logo ficaria claro, na palavra de Confúcio, que aqueles homens tinham uma tarefa especial a cumprir:

            "Nossa missão, assim como a vossa, é de secundar toda boa vontade.  Disse o Cristo: 'Quando vos reunirdes em meu nome, estarei no meio de vós’. Se bem nos falecem as qualidades do Mestre, cumpre-nos o dever de assistir-vos, encorajar-vos e dizer-vos: Homens de boa vontade, que a fé. a caridade e a união animem  vossos corações a fim de que bons Espíritos sejam convosco. Movidos desses verdadeiros sentimentos que esperamos morem em todos vós, vereis aumentadas as vossas forças, decuplicados os vossos meios de fazer o bem, e se tiverdes humildade, que vos permitirá reconhecer que tudo são dádivas do Pai celestial e não o efeito do merecimento que possais ter, bênçãos descerão sobre vós, e sentireis a ventura de vos terdes empenhado na obra da regeneração, de terdes colaborado com a lei do progresso.
            Coragem, fé, perseverança e seremos sempre convosco. "

            Estava formada a Sociedade de Estudos Espiríticos - Grupo Confúcio, com sua Diretoria e Regulamento, e o artigo 28 deste frisava que o Espírito protetor do grupo era Ismael.

            Humberto de Campos[1] esclarece que

            "nem todos os espiritistas modernos conhecem o fecundo labor daqueles humildes arroteadores dos terrenos inférteis da sociedade humana. A realidade é que eles lutaram denodadamente contra a opinião hostil do tempo, contra o anátema, o insulto e o ridículo e, sobretudo, contra as ondas reacionárias das trevas do mundo Invisível. para levantarem bem alto a bandeira de Ismael, como manancial de luz para todos os espíritos e de contorto para todos os corações ".

            Transcorridos os três primeiros anos. algumas dificuldades surgidas entre os seus próprios integrantes não puderam ser superadas, 'com reflexos nas atividades em curso. Sob a égide de Ismael, a 23 de março de 1876. um novo grupo de trabalhadores fundava a Sociedade de Estudos Espíritas Deus. Cristo e Caridade, sob a orientação de Francisco Leite de Bittencourt Sampaio, que havia participado da primeira diretoria do Grupo Confúcio.

            Pedro Richard refere que nessa Sociedade ocorreram inúmeros "prodígios". A misericórdia divina se fazia sentir Incessantemente e a luz, a jorros, deslumbrava os assistentes. Era tal a impressão que causava nos participantes, que estes se impunham a obrigação moral de inabalável conversão. Mas, ao mesmo tempo, despertaram a atenção dos aborrecidos da luz e inimigos da redenção humana pelo Evangelho restaurado.

            "As fraquezas humanas, o orgulho, a vaidade, o egoísmo, a presunção foram as portas por onde entraram os inimigos do Bem", informa-nos ainda Richard.

            Em 3 de outubro de 1879 o Grupo Confúcio deixou de existir, quando se fundiu a três outras Instituições: a própria Sociedade de Estudos Espíritas Deus. Cristo e Caridade, a Congregação Espírita Anjo Ismael e Grupo Espírita Caridade. Estas últimas deram origem à Sociedade Acadêmica Deus, Cristo e Caridade.

            "Desvairados, levantaram um templo à Ciência e constituíram uma academia, cujos membros não mais se distinguiriam pelas virtudes de cada um, mas pelo cabedal científico", continua Richard.

            Antonio Luiz Sayão e Bittencourt Sampaio permaneceram nesta última menos de um ano, haja vista que não comungavam com as ideias academicistas e de culto à Ciência em detrimento da preocupação com o estudo e a exemplificação do Evangelho de Jesus, à luz da Doutrina Espírita. Fundaram o Grupo dos Humildes, vulgarmente conhecido por "Grupo Sayão” por ele dirigido, mas para onde se transferiu a tutela do anjo Ismael  porque com eles identificado em seus ideais evangélicos e com o que estava por ele planejado.

            O primeiro livro, de título "Trabalhos Espíritas", descreve a fase inicial, mais delicada, e que motivou muito sofrimento ao seu condutor, Sayão. Mas, ainda assim, trata-se de magnífico repositório de luminosas comunicações dadas por Espíritos da maior elevação, dentre os quais Ismael, Allan Kardec, Urias,. Romualdo, Gabriel, Judas, Mateus, Lucas, Pedro e muitos outros.
Sayão 


            O livro "Estudos Evangélicos" marcou a etapa seguinte e tornou-se mais conhecido dos estudiosos da Doutrina como "Elucidações Evangélicas", que atravessou o século e nos resume a obra da Revelação da Revelação, de J. B. Roustaing. Após a desencarnação de Bittencourt Sampaio, o período seguinte caracterizou-se por intensa luta de Sayão contra opositores da produção mediúnica, que resultou nos livros  “Jesus perante a Cristandade", “'De Jesus para as Crianças" e "Do Calvário ao Apocalipse ", de autoria do próprio Bittencourt, ora Espirito, e através da notável e serena mediunidade de Frederico Pereira da Silva Júnior. que por mais de três décadas esteve a serviço da Casa, da Causa e do Cristo.

            Importante ressaltar que ao Grupo Confúcio se devem as primeiras sessões de doutrinação de Espíritos, a primeira assistência homeopática gratuita, a primeira tradução das obras de Kardec, a primeira manifestação de Ismael, bem como a primeira entidade organizada com objetivo de incentivo e orientação do movimento que começava a germinar.

            Algum tempo após a transmissão daquela tríade admirável e empolgante sob todos os aspectos, desencarnava o médium Frederico Júnior.

            Transcorrido não longo período, desencarnava também, exatamente há 90 anos, em 31 de março, com a serenidade de verdadeiro justo, aquele que durante 23 anos dirigira os trabalhos do Grupo, que passara a denominar-se "Ismael", desde que se incorporara à Federação Espírita Brasileira, fundada em 1884, incorporação que se verificou depois que Bezerra de Menezes firmou em definitivo os passos da Instituição que, posteriormente, viria também a cognominar-se Casa de Ismael.

            Com o regresso de Sayão à pátria espiritual, encerrou-se a segunda fase de existência do já então Grupo Ismael.

            Outras fases se seguiram, até os nossos dias. Em quase todas, períodos de fartíssima produção mediúnica de lições e experiências dignificantes, de testemunhos de coragem e fé viva de participações apostolares de trabalho Incessante voltado ao soerguimento de falanges imensas de Espíritos carentes de entendimento e sem rumo.

            A história do Grupo Ismael, uma vez conhecida pelos espíritas, permite melhor nos situarmos quanto aos desígnios superiores e aos planejamentos de Mais Alto para com a estruturação das bases sólidas sobre as quais se erigirá o edifício da nossa redenção em Humanidade. Além disso. é-nos precioso alerta, no sentido de evitarmos erros desnecessários, que ocorreram naqueles tempos e motivaram estagnação e prejuízos ao progresso dos interesses do Mundo Maior e dos quais não estamos necessariamente imunes, requisitando providências adicionais dos Benfeitores da Cúpula Sublime do Cristo e de Ismael.


Sérgio Thiesen

“Reformador” (Agosto 1993)



[1] Francisco Cândido Xavier, “Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho”, FEB, 19ª Ed., pág. 184


Guillon Ribeiro

Um comentário: