Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

2 / 3 'A Questão Roustaing'

‘A Questão Roustaing’
Parte II / III

por  Iaponan Albuquerque da Silva

(Reformador Fevereiro 1983)

Provas Documentais

            Há muito tempo, decênios mesmo, a Direção da FEB detém a posse de documentos comprobatórios e confidenciais, que, se tivessem vindo a público, teriam anulado as acusações assacadas contra ela. Foi um excelente exercício de paciência. Cremos, entretanto, a repetir conceito espiritual aprendido de que "onde a verdade cala a mentira toma conta", ser agora o momento certo para expor a todos as provas documentais que a FEB retém no mais absoluto silêncio.

            E, se hoje o faz, a sua atitude visa mais a dar uma satisfação pública a quantos sempre a. seguiram e serviram lealmente do que responder a quantos se põem a falar do que não sabem.

            Como primeira peça fundamental de comprovação de fatos ante aqueles que acusam a Federação Espirita Brasileira de deturpar e interpolar trechos às mensagens oriundas do Plano Espiritual, através de médiuns de caráter ilibado, com fins tendenciosos no campo doutrinário, estampamos abaixo, foto mecanicamente, trechos da carta que o querido medianeiro Francisco Cândido Xavier escreveu, com seu próprio punho, ao então Presidente da Federação Espírita Brasileira - Dr. Antônio Wantuil de Freitas - em 25 de março de 1947

            Foi de autoria do citado médium Francisco Cândido Xavier, conforme se pôde verificar na reprodução fotomecânica, este lapidar trecho:




             "Não te incomodes com a declaração havida de que o trecho alusivo a Roustaing em "Brasil" foi colocado pela Federação. Quando descobrirem que a Casa de Ismael seria incapaz disso, dirão que fui eu. De qualquer modo, eles falarão. O adversário tem sempre um bom trabalho - o de estimular e melhorar tudo, quando estamos voltados para o bem. ( ... )" (25-3-1947).

             Quanto à elucidação dos fatos, nada mais sóbrio, mas intensamente pujante, que essa afirmativa..

            Nos idos de 1947, cogitou-se na FEB da tiragem de mais uma edição do livro “Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho". O Dr. Antônio Wantuil de Freítas dirigiu-se em carta ao médium Francisco Cândido Xavier dizendo-lhe de alguns senões, de forma e não de fundo, existentes na 3ª edição, já em circulação, mas, como as anotações tinham sido de sua autoria, gostaria que aquele médium, caso concordasse, retificasse, com seu próprio punho, os originais da obra em tela, tendo recebido, através de carta datada de 24 de agosto de 1947, a seguinte resposta, abaixo reproduzidos fotomecanicamente, levando-se em conta a extensão da amigável missiva.




    

            É fácil depreender-se o quanto foram dignos, justos e imparciais o Dr. Wantuil de Freitas e o nobre medianeiro. Ambos cercando-se de precaução. a prelibar futuros ataques, que infelizmente sobrevieram, a posteriori.
            Entretanto, não ficaram aí nem a prudência do Dr. Wantuil, nem a solicitude abnegada do querido Chico Xavier. Por informação colhida junto ao Presidente Francisco Thiesen, podemos asseverar que a Casa de Ismael possui em seus arquivos um exemplar da 4ª edição da obra em epígrafe, contendo retificações vernáculas com a letra do médium Francisco Cândido Xavier, o que demonstra cabalmente que o Dr. Wantuil insistiu junto ao medianeiro no que concerne aos propósitos já expostos, tendo o mesmo anuído ao seu pedido. Os originais das cartas retro mencionadas estão em poder do Presidente Thiesen.     


Nenhum comentário:

Postar um comentário