Pesquisar este blog

domingo, 16 de janeiro de 2022

A evolução dos seres

 

A evolução dos seres

por I. Pequeno (Antonio Wantuil de Freitas)

Reformador (FEB) Novembro 1944

             Posto que o próprio Allan Kardec, e com ele os Espíritos reveladores, tivesse julgado prudente condescender até certo ponto com os preconceitos do seu tempo, abstendo-se de pregar aberta e resolutamente a indefinita evolução de todos os seres, não transparece menos, quer no ensino dos Espíritos, quer nos comentários do Mestre a tal respeito, a insinuação, ora clara, ora velada, dessa grande lei. Ver “O Livro dos Espíritos”, parte 2ª, cap. XI, sobretudo os números 604 e 607.

            Já na “Revelação da Revelação”, dada a Roustaing, a explanação desse tema é feita com amplitude e sem tergiversações. Ver o volume 1º, nº 56, pág. 273 e segs.

             Leopoldo Cirne - Nota à página 315 do volume 1º de “Doutrina e Prática do Espiritismo”, (Edição FEB).


3 comentários:

  1. Livro dos Espíritos - parte 2ª e Evangelho de Roustaing vol.1

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, amigo. Gosto muito do seu blog, e ainda pretendo fazer um desse tipo, focado em textos de teologia e espiritismo.
    Gostaria de saber sua opinião a respeito do seguinte assunto:

    Me sinto triste quando vejo, até hoje, pessoas atacando o espiritismo, principalmente as do meio católico.

    Contextualizando: na escola onde estudei, havia um grupo católico, um grupo evangélico e um grupo espírita, e os 3 grupos faziam atividades após as aulas, como reuniões, encontros, visitas a asilos, etc. Naquela época, era frequente sermos questionados e constrangidos acerca de nossa fé pelo pessoal do grupo evangélico. O pessoal do grupo católico não fazia isso (embora também se recusassem a nos considerar cristãos). Sempre achei o catolicismo uma vertente do cristianismo bem equilibrada e estável e até hoje enxergo a igreja católica como tendo um papel fundamental para a humanidade, principalmente nesses conturbados tempos modernos: o papel de servir como uma tábua de salvação, uma ilha de estabilidade em um mundo cada vez mais veloz e insano. Percebo que está havendo uma espécie de "renascimento" cristão na internet (a qual foi durante muitos anos dominada por ateus militantes, agnósticos, etc.), e vejo isso com bons olhos. Eu realmente simpatizo com a igreja católica e acho muito bom que as pessoas estejam perdendo a vergonha de falar de Cristo na internet. O problema é que a internet também ressuscitou o antigo preconceito que muitas pessoas têm com nossa religião. Fico impressionado em ver que há pessoas que nem consideram o espiritismo uma religião, e que aproveitam qualquer oportunidade para nos insultar. É realmente triste ver tais coisas saindo dos corações e mentes de outros cristãos. Nunca vi isso "ao vivo" desde que saí de meu abrigo colégio: só vejo isso em redes sociais.

    Qual a sua opinião sobre isso? Você também vê o espiritismo sendo atacado na internet?
    Isso não te faz pensar que ainda deve demorar alguns séculos para que a mensagem do espiritismo seja mais difundida?
    Oitra coisa: às vezes sinto que só existimos no Brasil. A França, local onde Kardek trouxe a codificação da doutrina, me parece que tem muito menos espíritas do que seria o esperado...

    ResponderExcluir