Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Profetas da Cizânia



Profetas da Cizânia
Tibúrcio Barreto (Indalício Mendes)
Reformador (FEB) Outubro 1955

Jesus advertiu os discípulos quanto à vigilância permanente, para que eles não se deixassem surpreender pelo arrependimento tardio. Alertou-os, e aos pósteros, para que se mantivessem de espírito desperto: “Guardai-vos dos falsos profetas que vêm ter convosco cobertos de peles de ovelha e que por dentro são lobos rapaces. Conhecê-los-eis pelos seus frutos.

Dentro da Seara Espirita, de quando em quando surgem falsos profetas, pregando pela palavra a união, mas realizando, pelos atos, a divisão. Esses são os piores profetas, porque aparentam um objetivo mas perseguem outro. Os espíritas precisam de vigilância constante e devem compreender a necessidade do exame rigoroso dos inovadores, porque, muitas vezes estão a serviço das forças negativas, que nada mais almejam do que a divisão dos espíritas para o enfraquecimento do Espiritismo.

A melhor atitude é o refúgio dentro da Doutrina codificada por Allan Kardec. Há profetas que são vítimas de uma egolatria assoberbante. Às vezes nem se apercebem dos erros que cometem, iludidos, como Narciso, com os próprios encantos. Possivelmente, enganam-se a si mesmos e de tal forma que se colocam, sem
o sentir, a serviço daqueles que estão sempre procurando elementos para atacar o Espiritismo. As provocações são muitas, mas os espíritas devemos ser cautelosos, temos por nós o Evangelho segundo o Espiritismo e a Doutrina dos Espíritos que Kardec codificou. Sejamos prudentes e, sobretudo, fiéis aos nossos próprios princípios, constantes dos ensinos doutrinários a que nos referimos.

O personalismo anda muito espalhado e às vezes se encobre com as vestes dos profetas para que sua vaidade possa embair a boa fé dos maus observadores. Lembremo-nos das palavras de Jesus: “Levantar-se-ão muitos falsos profetas que seduzirão a muitas pessoas.” É o que se está vendo em nossos dias. No fundo a verdade é que não se trata de unir e congraçar mas de seduzir os homens e reuni-los em torno de profetas que somente o são ante os que não têm olhos para ver.


Nenhum comentário:

Postar um comentário