Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de abril de 2018

O Espírito cristão do Espiritismo


O Espírito cristão do Espiritismo
por Luiz Monteiro de Barros (Presidente da USE, de S. Paulo.)
Reformador (FEB) Agosto 1955

Desde “O Livro dos Espíritos" se nota a orientação cristã que o Espiritismo tomaria.

Com efeito, no livro básico da Doutrina já se deparam as seguintes expressões: “Estamos incumbidos de preparar o reino do Bem que Jesus anunciou.” "Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem para lhe servir de guia e modelo?'' "Jesus”.

"Qual seria o caráter do homem que praticasse a justiça em toda a sua pureza?” “O do verdadeiro justo, a exemplo de Jesus, porquanto praticaria também o amor do próximo e a caridade, sem os quais não há verdadeira justiça."

Pensamos que os Espíritos não falavam muito mais claro a esse respeito para evitar o ataque imediato do clero, o que poderia ter feito perecer no seu berço a Doutrina dos Espíritos. A presença, porém, do Espírito Verdade como orientador supremo do novo movimento não poderia deixar de assegurar que, desde o seu primeiro instante, o Espiritismo não era senão o Cristianismo que voltava na forma do consolador prometido por Jesus.

Kardec assenhoreou-se positivamente dessa alvissareira realidade, pois, no decorrer de toda a codificação, primou por ressaltar essa característica do Espiritismo.

Com efeito. Em "O Livro dos Médiuns” ele afirma: “O verdadeiro espírita é o espírita cristão!” Daí podemos deduzir que o verdadeiro Espiritismo é o Espiritismo cristão.

Elabora depois “O Evangelho segundo o Espiritismo", obra cujo título fala por si mesmo acerca de seu conteúdo, e do sentido que Kardec dava, sempre de acordo com o Espírito Verdade, ao Espiritismo. Nesse livro, que marcou para sempre o rumo que tomaria a Doutrina, declara Kardec que o Espiritismo "representa a obra do Cristo, por ele mesmo presidida".

A seguir temos "O Céu e o Inferno”, outra obra doutrinária profundamente cristã, pois nela Kardec faz aprofundado estudo no sentido de revelar o absurdo filosófico da existência de penas eternas, no sentido de penas sem fim, ora, esse sentido falso que o Catolicismo e o Protestantismo tem dado a essas expressões evangélicas é talvez o tema filosófico que mais tem levado ao descrédito os Evangelhos. O Espiritismo, na qualidade de neo-cristianismo, não poderia deixar de esclarecer meridianamente assunto ou tema tão básico para a aceitação dos ensinamentos de Jesus. Kardec libertava assim os Evangelhos de uma terrível funesta falsidade, falsidade essa que perseverasse em nossos dias de pleno racionalismo filosófico, teria levado para o túmulo a doutrina do Cristo. Ainda uma vez, o Espiritismo vivificava a letra do Evangelho!

Por fim vem “A Gênese", trabalho esse em que Kardec levanta de novo o Crédito dos Evangelhos “aplicando miraculosos” fatos ali narrados em um cunho profundamente científico demonstrando, com os novos e não menos "miraculosos" fenômenos chamados “espíritas”, a realidade palpitante de muitas daquelas passagens extraordinárias. Enveredando pelo mesmo caminho, os atuais protestantes da Inglaterra e dos Estados Unidos tem tomado novo e poderoso alento na sua fé evangélica. Nesse livro declara Kardec que "o Espiritismo encerra, como já ficou demonstrado, todas as condições do Consolador prometido por Jesus” e que "o Espiritismo, partindo das próprias palavras do Cristo, como este partiu, das de Moisés, é consequência direta dessa doutrina.

Eis aí, com a coorte do Espírito Verdade, e com Kardec, o que é o Espiritismo: O Consolador, o novo Paracleto, o novo movimento cristão que vem esclarecer novamente a Humanidade a fim de prosseguir na obra ingente e divina de sua libertação espiritual ou de sua redenção.  

Em “A Caminho da Luz", Emmanuel nos afiança que Kardec era um dos "mais lúcidos discípulos de Jesus e que viera designado pelo próprio Mestre para codificar o novo movimento cristão que passaria a se chamar Espiritismo.

Vê-se, pois, que Kardec, orientando toda a Doutrina Espírita para o sentido do Cristianismo, não falhou na sua missão, não claudicou na tarefa, por todos os motivos ingente e universalmente grandiosa, de que o incumbiu Jesus.   (Ext.. de "Unificação" de Março de 1954.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário