Pesquisar este blog

sábado, 16 de dezembro de 2017

Semeadura e Colheita


Semeadura e Colheita
Fontes de Luz
Reformador (FEB) Maio 1949

"Entesourastes para os últimos dias." – Tiago, 5:3

Na carta que escreveu aos gálatas, disse Paulo “que cada um levará a sua carga” (6:5) e que “aquilo que semear o homem, isso também segará” (6:8). O grande apóstolo não disse novidades, pois nada mais fez que reafirmar o preceito de Jesus: - “a cada um segundo as suas obras.”  

Confirmando e esclarecendo esses juízos, o Espiritismo trouxe à luz a lei de causa e efeito que rege a vida humana, demonstrando, a sobejo, que ninguém pode lançar à conta de injustiça os males de que padece, como se não pode, igualmente, atribuir a felicidade de alguém a uma ininteligível parcialidade da Divina Justiça.

Todavia, cristãos e espiritistas, sabedores de todas essas coisas, parecem não atinar com a realidade dos fatos, permanecendo num lastimável desequilíbrio d'alma, imersos no oceano turvo dos reclamos e das queixas contra a sorte.

Queixam-se - do mal que semearam; 
Irritam-se - com os insucessos a que deram causa;
Lastimam - as oportunidades que desbarataram;
Exigem - salários aos quais não fizeram jus;
Reclamam - facilidades não adquiridas;
Requerem - direitos não conquistados;
Suplicam - bênçãos que relegaram;
Choram - situações que construíram;
Inocentam-se - de crimes cometidos;
Inconformam-se - com a própria condição.

Contudo, esse modo de ser, de negativos resultados, nada edifica; antes, impossibilita ou dificulta qualquer reconstrução.

A inconformação e a revolta, a queixa e o desalento, são inimigos terríveis de qualquer coração desejoso de retificar caminhos para o ressurgimento interior.

Antes de tudo, deve o discípulo do Cristo identificar a sua situação, pondo-se à luta pela melhoria sempre maior da própria alma, exercitando-se no amor, na renúncia e no trabalho.

Se no presente a situação do seu espírito não é boa, pode faze-la melhor, de futuro, com o esforço perseverante da boa vontade construtiva; mas, pode faze-la pior ainda, pelo descaso da indiferença ou pelos prejuízos da rebeldia.


Se uma vida mal vivida traz por resultado uma aluvião de dores e remorsos, uma existência bem aproveitada possibilita uma colheita generosa de bênçãos e de paz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário