Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Uma questão atraente


Uma questão atraente
Túlio Tupinambá (Indalício Mendes)
Reformador (FEB) Março 1956

Entre os livros de exegese espírita que muito têm contribuído para a nossa formação doutrinária, além, evidentemente, dos de Allan Kardec, Léon Denis, Gabriel Delanne e outros, podemos mencionar, particularmente:

Os Quatro Evangelhos - de J. B. Roustaing;
Elucidações Evangélicas - de Antônio Luís Saião;
Jesus – nem Deus nem Homem - de Guillon Ribeiro;
A Personalidade de Jesus - de Leopoldo Cirne;
O Cristo de Deus - de Manuel Quintão;
Elos Doutrinários - de Ismael Gomes Braga.

Pela segurança dos argumentos e a propriedade das conclusões, no que concerne à importante e valiosa questão do "corpo fluídico de Jesus", a obra Os Quatro Evangelhos, verdadeiro monumento de sabedoria, contém as bases sólidas da teoria fluídica, tão lógica quanto convincente. As demais, excelentes para o encaminhamento do estudo da hermenêutica doutrinária do Espiritismo cristão, apresentam-nos subsídios primorosos, servidos por brilhantes raciocínios e conducentes a resultados incontroversíveis.

A primeira vez que tivemos a atenção despertada para a natureza fluídica do corpo de Jesus, devemo-lo à controvérsia inglória dos que, mal esclarecidos ou impenitentemente teimosos, se negam a admitir uma teoria tão clara e intuitiva. Nossa curiosidade fora aguçada pelos argumentos dos opositores, com os quais, a princípio, simpatizávamos. Depois, a deselegância de alguns e o azedume da maioria nos levaram a ponderar ainda mais seriamente o assunto e nos impressionou a serenidade e a justeza dos defensores de Os Quatro Evangelhos e do nome ilustre e respeitável de J. B. Roustaing. Lemos e relemos essa obra, estudamo-la com a preocupação de encontrar falhas e frinchas por onde não aceitaram o a que chamam dogma do fluidismo. Toda a razão tinha Kardec em deixar a teoria do corpo fluídico para ser julgada pelos que lhe sucedessem, depois que os Espíritos se manifestassem como ele mesmo veio a manifestar-se pela médium Zilda Gama.

É estéril a luta contra o "corpo fluídico". Há exemplos eloquentes da manifestação dos chamados "agêneres" na Bíblia. Vejamos, a respeito, O Livro de Tobias, editado pela Livraria da Federação Espirita Brasileira, onde o anjo Rafael, materializado, fez companhia a Tobias, ajudou-o, etc. Trecho do capítulo V: "Então respondeu Tobias a seu pai e disse: Meu pai, tudo que me mandaste farei; 2. Mas não sei de que modo poderei cobrar este dinheiro, porque nem ele me conhece a mim, nem eu o conheço a ele: que sinal lhe darei eu? Eu nem ainda sei o caminho por onde se vai a tal terra. 3. Então seu pai lhe respondeu e disse: Eu tenho em meu poder a obrigação de seu punho, a qual, quando tu lha mostrares, ele logo te pagará. 4. Mas agora vai, e busca algum homem que te seja fiel, que vá contigo, pagando-se-lhe o seu trabalho, para que tu cobres o dinheiro enquanto ainda eu estou vivo. 5. Então, tendo Tobias saído, achou a um gentil mancebo, que estava cingido (*) e como prestes a caminhar. 6. E não sabendo que era um anjo de Deus (1) o saudou e disse: Donde és tu, galhardo mancebo? 7. Eu sou um dos filhos de Israel. E Tobias lhe disse: Tu sabes o caminho que leva à terra dos Medos? 8. O anjo lhe respondeu: Sei, e tenho andado muitas vezes esses caminhos, e tenho estado em casa de Gabelo, nosso irmão, que mora em Rages, cidade dos Medos, que está situada sobre o monte de Ecbatana”, etc.

(1) O grifo é nosso.

Está bem claro que Tobias encontrou um anjo, isto é, um Espírito, e supôs tratar-se de um homem, de um ser dotado de corpo igual ao seu. Mais adiante, no capítulo IX: "1. Então Tobias chamou a si o anjo, que ele cria ser homem", etc, Rafael foi a uma cidade receber o dinheiro, fazendo-se acompanhar de quatro criados e dois camelos. Fez a cobrança e tudo correu normalmente, como se ele fosse um homem a cuidar de negócios, tanto que nenhuma suspeita despertou, quer em Tobias, quer nos demais com os quais teve contato. No capítulo XII, Tobias quis galardoar a Rafael, dando-lhe metade dos bens que havia trazido. Então, o anjo lhe revelou quem era, acrescentando: “A vós parecia-vos que eu comia e bebia convosco; mas eu me sustento de um manjar invisível e duma bebida que não pode ser vista dos homens. É pois tempo que eu volte para aquele que me enviou; vós porém bendizei a Deus e contai todas as suas maravilhas. E tendo dito estas palavras, desapareceu de diante deles, e eles o não puderam ver mais."

Allan Kardec, no capítulo XXVII, parágrafo 8 de “O Evangelho segundo o Espiritismo”, diz: "Se o anjo que acompanhou a Tobias lhe houvera dito: "Sou enviado por Deus para te guiar na tua viagem e te preservar de todo perigo", nenhum mérito teria tido Tobias. Fiando-se no seu companheiro, nem sequer de pensar precisaria. Essa a razão por que o anjo só se deu a conhecer ao regressarem. ”Basta alguma reflexão para se alcançar quanto é significativa essa oportuna ponderação do Codificador.

Esclarece a Editora: "... o belo Livro de Tobias só aparece na Bíblia oficial católica, obra custosa e rara, inacessível à imensa maioria das pessoas que leem essa observação kardeciana."

*

Como se poderá compreender da leitura do interessante livro, Rafael se valera da materialização de seu corpo fluídico para se fazer presente e conviver com Tobias e outras pessoas, procedendo como verdadeiros seres humanos. Quando não mais se fez necessária a apresentação visível e tangível, desapareceu simplesmente "de diante deles". Não há aí nada de mirífico, assim como é da mais elementar compreensão o que acabamos de descrever, obedecendo ao texto expressivo em sua simplicidade. Espíritos que se materializam e passam horas, dias inteiros, entregues aos mais diferentes misteres, são encontráveis em numerosas passagens das Escrituras Sagradas, em antiquíssimas obras religiosas e profanas, Tivemos, nos famosos trabalhos de materialização realizados no Pará, com o concurso da Sra. Ana Prado, referidos no célebre livro do Dr. Nogueira de Faria - O Trabalho dos Mortos - exemplos honestamente incontestáveis. Na Europa, as experiências efetuadas pelo sábio William Crookes com a médium Florence Cook, durante as quais o Espírito de Katie King deu irrecusáveis testemunhos de materialização, por longas horas, em dias consecutivos, sob rigoroso controle científico. Tudo isto abona e fortalece sobremaneira a teoria do corpo fluídico.

Poderíamos levar longe a série de exemplos, o que não nos parece necessário. Algum dia a Ciência há de atingir o ponto que ainda boje considera inacessível e, então, os pósteros farão justiça aos cientistas do Espiritismo, à probidade por eles revelada em face das experimentações efetuadas. A Ciência jamais pode ser esgotada, Quanta coisa, que hoje vemos vulgarizada, justificou perseguições atrozes, negações definitivas, torturas morais e físicas aos pioneiros? No entanto, com o correr dos anos, com o desenvolvimento da cultura científica humana, os horizontes se alargaram e o impossível vem sendo gradativamente transformado em possível.


O Espiritismo não tem pressa porque está com a Verdade, Podem negá-lo e combate-lo hoje, como negaram e combateram ilustres vultos da Humanidade, como Leonardo Da Vinci, Campanella, Copérnico, Galileu e tantos outros. Nem por outro motivo Sócrates teve de beber cicuta e Jesus de ser azorragado e pregado à cruz do opróbrio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário