Pesquisar este blog

sábado, 2 de setembro de 2017

Galhos ladrões


Galhos Ladrões
Cornélio Pires
Reformador (FEB) Abril 1942

Vede uma árvore frutífera, uma laranjeira, por exemplo. Na pujança do seu desenvolvimento, aparecem-lhe nos galhos frutíferos uns lindos brotinhos, verdes ao repontar e que depois como que se abrem quais enfeites dourados. Com incrível rapidez se desenvolvem esquinados e já providos de espinhos, moles e belos, e sobem, sobem, sugando ao tronco o melhor da seiva. Agora, já nada tem de tenros e delicados, seus espinhos já ferem. Os galhos tomaram corpo e subiram, altaneiros, repontando soberbos sobre a copa da árvore, acima dos bons galhos que produzem frutos.

O pomicultor se descuidou; mas, ao perceber o descuido, empunhará o serrote e a tesoura, se souber corrigir sua falta, e amputará cerce os galhos ladrões. Cortados estes, alguma seiva, alguma vitalidade perderá a arvore e se tornará triste. Quando, porém, cicatrizarem os cortes, mais vida sentirá ela e muitos e melhores frutos produzirá. Desafogada da exuberância de galhos e folhas inúteis, será penetrada de luz, de sol e gozará, pela manhã, a suavidade do orvalho e, à noite, o sereno calmante.

Despida de galhos ladrões, a árvore chamará menos a atenção do viandante; mas, em troca, na época própria, lhe dará ótimos frutos com que lhe sacie a sede e alimente o corpo.
......................................................

A árvore frutífera é o Homem, o pomicultor a Consciência e os galhos ladrões os Erros.

Se o pomicultor, atento, trusquiar, desbastar os brotos ao repontarem, nada terá sofrido a arvore.

Quando Deus, Nosso Senhor, desperta a nossa Consciência e ela nos amputa os galhos ladrões, quanto sofremos é para o nosso bem e para o bem da humanidade.

O ébrio, que deixa de beber, sofre, se entristece e não mais acha prazer nas festas e passeios; o libertino, ao ser arredado dos lupanares e orgias e das bancas de jogo, clama: "que farei das minhas noites?.."

Nos primeiros tempos, ficará desorientado, perturbado; mas, assim que se reponha, sentirá a ventura de viver, de ser útil a si e aos seus semelhantes e a sua ressurreição para o Bem lhe trará a melhor das alegrias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário