Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Recordando Bridey Murphy




Recordando Bridey Murphy

Boanerges da Rocha / (Indalício Mendes)

Reformador (FEB) Outubro 1961

                Nota do Blog: Título do livro: ‘O Caso de Bridey Murphy’ por Morey Bernstein.  Este livro relata a surpreendente e verdadeira história de uma senhora do Colorado (USA) que, sob hipnose profunda, reviveu uma existência anterior na Irlanda, há mais de um século. É um livro fascinante que descreve experiências em hipnose, telepatia, clarividência, regressão de idade, percepção extra-sensorial, reencarnação e outros mistérios da mente. Morey Bernstein, estudou nas Universidades de Pensilvânia e Columbia. Reside em Pueblo, Colorado, onde é diretor de banco, presidente de uma corporação, sócio de companhia de investimentos e co-proprietário de uma casa comercial.  Fonte: www.skoob.com.br
                Este livro encontra-se à venda na Internet.


            Não faz muito tempo que o mundo foi agitado pelo famoso "caso de Bridey Murphy". Um comerciante, profundamente cético, interessou-se pelo hipnotismo e, um dia, ao submeter Ruth Simmons, sua paciente, à experiência da regressão da memória, foi surpreendido com a revelação de Bridey Murphy, que outra coisa não era senão o próprio Espírito de Ruth Simmons, numa encarnação precedente.

            Graças aos modernos recursos criados pela inteligência e o engenho humanos, foi possível ao autor dessa experiência, de nome Morey Bernstein, fazer preciosas gravações, em fita, do que resultou reunir matéria, interessantíssima a cerca da história de uma mulher que, há mais de um século, viveu na Irlanda.

            Os incidentes verificados no curso das gravações merecem atencioso e imparcial estudo daqueles que, sem atitude preconcebida, desejarem mesmo encontrar a verdade da reencarnação. Certas reações do Espírito de Ruth Simmons, quando, esquecida da sua personalidade atual, estava por inteiro integrada na personalidade de Bridey Murphy, justificam alguns reparos. Era o mesmo Espírito ligado a duas existências distintas: uma delas, a de Ruth Simmons, outrora Bridey Murphy, e a outra, Bridey Murphy, agora reencarnada como Ruth Simmons. Todavia, submetida a profundo sono hipnótico, esta última se desfez da sua personalidade contemporânea, para reassumir a vida passada, em que se apresentava no mundo como sendo Bridey Murphy.

            Parece-nos bem esclarecida a distinção entre as duas, sendo de notar-se que a personalidade de Ruth Simmons, hipnotizada, não teve a mais mínima interferência na personalidade de Bridey Murphy. Embora houvéssemos lido três edições referentes a este caso (francesa, americana e brasileira), reportar-nos-emos a esta última, pelo fato de estar mais difundida em nosso país. Não obstante, verificamos que o tradutor se equivocou, quando, à página 227, escreveu: "Como disse um Papa, é no próprio homem que podemos estudar a Humanidade." Não se trata de nenhum Papa, mas de Pope, Alexandre Pope, célebre poeta e filósofo inglês, que viveu de 1688 a 1744, A frase referida é esta, em inglês: "As Pope said, the proper study of mankind is Man."

            Mas, passemos adiante.

            A impressão deixada por Bridey Murphy foi de que ela não recordava os fatos de sua existência terrena, mas que os via e vivia em cada um dos instantes reproduzidos na experiência. Isto constitui pormenor de excepcional importância, até hoje, ao que admitimos, sem um estudo cuidadoso e profundo, apesar de Epes Sargent, já em 1880, a esses casos se haver referido. No primeiro rolo da gravação, há um trecho em que Bridey diz estar morrendo uma criancinha. Morey pergunta-lhe quem é, e ela responde: "Eu". Disse saber apenas que estava nos Estados Unidos, no Estado de Nova Amsterdam (Nova Iorque), e que seus pais se chamavam Vera e John Jamieson. E confirmou que havia morrido. Então, o hipnotizador passou para outra cena, na qual ela diz que morreu em consequência de uma queda na escada. Contava sessenta e seis anos. Mostrou-se profundamente decepcionada, pois o padre John lhe falara em purgatório, e ela, após essa morte, não encontrou o purgatório... Isto é muito interessante.

            Ao lhe ser perguntado como nascera novamente, Bridey respondeu que não sabia como se dera isto: "A gente se recorda de muitas coisas e depois... de repente... Lembro-me de ter ficado criança outra vez."

            Quem se encontra em dia com "O Livro dos Espíritos", está preparado para compreender o que não se achar explícito nas respostas de Bridey Murphy. Entretanto, não há dúvida alguma de que essa experiência constitui mais uma poderosa contribuição comprobatória da realidade da reencarnação. Como não dispomos de espaço, estamos passando muito superficialmente pelo assunto, que, repetimos, merece rigoroso estudo analítico.

            Bridey Murphy parecia ver, numa como que tela cinematográfica, as diferentes cenas de sua existência. Em outras ocasiões, aludiu que, no seu caso, tinha ampla liberdade de ir para onde queria, no Espaço, não se sentindo sujeita a qualquer coação. Afirmou ainda que, no mundo dos Espíritos, há também jovens, crianças e pessoas idosas, mas ali ninguém envelhece. Ela, por exemplo, desencarnara com sessenta e seis anos e continuava assim, como chegara, mesmo porque, como já esclarecera em outra oportunidade, não se tem, no Espaço, noção do tempo, tal como o entendemos na Terra. Depois, ficara num lugar "de espera", onde soube que ia nascer novamente porque "umas mulheres" lhe disseram que tal iria acontecer.

            Quando interrogada sobre o nome da escola que frequentava em Cork, aos quinze anos, disse, depois de uma pausa, estar vendo uma tabuleta com o nome Strayner - "Escola Diurna da Sra. Strayner": "Vejo a tabuleta...” como se tudo aparecesse numa tela animada.

            Bernstein, na ânsia de investigar, perguntou-lhe ainda onde fazia compras e quanto pagara por uma camisola. Como obtivera um preço especial, Bridey vacilou e procurou esquivar-se, confessando, finalmente, muito contrafeita: "Não gostaria que você lhes contasse que eu disse que eles... que eu paguei só isso." Este episódio retrata com admirável naturalidade o realismo da cena revivida.

            Outro trecho altamente expressivo é aquele em que, falando de dinheiro, o hipnotizador perguntou-lhe se não tinha um esconderijo predileto. Suspeitosa, desconfiada, ela indagou, um tanto agastada: "Porque quer saber isso?" Em face de outra interrogação, depois de dizer nada saber a respeito, ajuntou: "Vou perguntar". Perguntar a quem? Sua resposta indica que Bridey não estava só, como supunham.

            Como se vê, "o caso de Bridey Murphy" não deve ser encarado como uma experiência fútil. Quem dele quiser inteirar-se profundamente, deve meditar acerca dos diferentes e inúmeros pontos dignos de exame, encontrados no livro de Morey Bernstein.

            À luz do kardequismo, temos respostas para muitas dúvidas que preocuparam o experimentador. Nas obras de André Luiz, entre elas "Missionários da Luz", há ensinamentos prodigiosos, capazes de auxiliar a "interpretação" do fenômeno Bridey Murphy. A Parapsicologia fica no meio do caminho; o Espiritismo caminha até ao fim, com a segurança de quem não desconhece os rumos da jornada. Dentro do panorama espírita, "o caso de Bridey Murphy" é mais "um caso" entre numerosíssimos outros que o cientificismo e o preconceito sectário procuram afastar do espírito público.


Nenhum comentário:

Postar um comentário