Pesquisar este blog

sábado, 4 de janeiro de 2014

A Regra Áurea


A Regra Áurea
Ismael Gomes Braga
Reformador (FEB) Dezembro 1961

            Um pouco antes do nascimento do Cristianismo, Hilel ensinou em Jerusalém:

            "A única lei que nos deu a misteriosa Força moral que governa o mundo é: "procede para com os outros assim como desejas que os outros procedam para contigo"; tudo mais nas religiões são costumes que os homens criaram e que nós podemos, mas não somos obrigados, a observar."

            Uns trinta anos depois, o Divino Mestre confirmou-o nos seguintes termos, segundo Mateus, 7:12:

            "Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-o também vós a eles; porque esta é a lei e os profetas."

            O Espiritismo nos veio demonstrar que esse ensinamento abrange os dois mundos - visível e invisível -, porque o homem vive numa sociedade espiritual de dois aspectos, e só praticando essa solidariedade fraterna irrestrita ele consegue realizar sua própria evolução e alcançar as finalidades superiores planejadas pela Força que o criou e orienta rumo aos seus altos destinos.

            No entanto, as seitas religiosas, combatendo umas às outras, viveram violando essa lei.
           
            As pátrias, armando-se umas contra as outras e fazendo a guerra, pecam contra a ordem divina.

            Os partidos e as classes, com seus exclusivismos, ferem incessantemente o plano superior da vida.

            Os indivíduos, com seus interesses egoísticos, ignoram a lei da vida.

            Parece que o homem insistiu sempre e por todos os meios em viver fora da lei da vida.

            Seria possível continuar sempre assim errado?

            Não; ele foi desenvolvendo faculdades e processos de tornar-se mais eficiente até chegar ao momento atual, em que ele tem poder imenso de construir ou de destruir, e se tornou ameaça à vida mesma do Planeta. Começamos agora a compreender que é impossível viver sem a fraternidade universal irrestrita, e somos obrigados a formar uma única família humana planetária que ponha em prática a Regra Áurea.

            Religiosos e irreligiosos sentimos hoje a necessidade vital de fraternidade mundial e a Providência pôs em nossas mãos dois instrumentos que terão de preparar o domínio da compreensão e da colaboração de toda a família humana: o Espiritismo e o Esperanto, que progridem juntos para nos esclarecer e ajudar no cumprimento da Lei Eterna. Nenhum dos dois pode ser vencido pelo nosso egoísmo, porque eles renascem por toda a parte do Planeta, dentro das mais diferentes ideologias, como força natural invencível: vemos o Espiritismo explodindo até dentro de conventos, e o Esperantismo reconquistando territórios que lhe haviam sido tomados pelas tiranias políticas passageiramente dominantes.

            O homem do futuro - que seremos nós mesmos em outras vestes materiais - terá que cumprir, para sua felicidade, a Lei Divina de solidariedade. Então haverá "um rebanho e um Pastor", (João, 10:16)


            Estariam perdidos todos esses milênios de erros e desvios? Não; também os erros nos ajudaram a criar conhecimentos e energias que a dor corrige para nosso aproveitamento. Deus sabe tirar proveitos até de nossa maldade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário