Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Prepara hoje o teu amanhã



Prepara hoje
o teu amanhã
  José Brígido /(Indalício Mendes)
Reformador (FEB) Novembro 1947


"Reconhecei que a árvore é boa e o seu fruto é bom,
ou que a árvore é má e o seu fruto mau;
porque pelo fruto se conhece a árvore".
(Dos Evangelhos



            Olha, homem, para dentro de ti; examina ao fim de cada dia o que disseste e fizeste. Pondera bem sobre isso e traça teu programa para o novo dia que te espera.

*

            Se consegues diminuir, dia a dia, o teu acervo de erros, dá graças a Deus e enfeita o coração com a alegria mais pura, porque, assim, poderás vir a ser ainda como a árvore boa que dá bons frutos.

*

            Ninguém tem o direito de ser mau; todos temos o dever de ser bons. Não te envaideças de algum bem que praticares, porque o muito que deres será insignificante em face do que deverás dar.

*

            Confronta o teu débito com o teu crédito. Se chegares à conclusão de que é lento o teu progresso moral, não esmoreças e dá maior atenção ainda a ti mesmo, para que possas ressarcir teus erros e tuas deficiências nos dias mais próximos.

*

            Não deve entristecer-se aquele que, fazendo pouco, faz o que pode, mas aquele outro que, podendo fazer muito, nada faz. Para este, a caminhada será mais árdua, o tempo mais longo e o fardo mais pesado.

*

            Se os frutos do teu esforço são mirrados, aduba o teu Espírito com o estudo, a compreensão e a exemplificação dos Evangelhos e lança em tua vida novas sementes de trabalho, de caridade, de fé e de autodeterminação para o bem. Não tardará que floresçam em tua alma as boas ações e o teu Espírito sorrirá, satisfeito, por encontrar a Primavera das alegrias santas.

*

            Alarma-te, porém, se tuas faltas continuam maiores do que as tuas virtudes, porque, então, te semelhas à árvore má, cujos frutos são maus. Não se pode esperar que uma árvore má dê bons frutos. Por conseguinte, amigo, para um instante na corrida louca em que vais.

*

            Para, e pensa. Olha para o passado, analisa o presente e reflete um pouco sobre o que farás no futuro que desconheces. O "ontem" não tem segredos para ti, porque já o viveste; o "hoje" não te revela mistérios, porque vives em sua intimidade. Mas... e o "amanhã"? Podes traçar belos planos, arquitetar grandes projetos; tudo, porém, sobre hipóteses...

*

            À noite, na solidão do teu quarto, leva o pensamento a Jesus e faz tua prece com sinceridade e simpleza. Medita alguns minutos sobre o que tens feito de útil aos teus semelhantes e o que poderias fazer e não fizeste.

*

            Lembra-te, irmão, que não pode colher flores quem semeia espinhos. O passado está morto; o presente morre a todo instante, enquanto o futuro está por nascer... A vida do homem é como o ciclo do Sol: nasce, cresce, esplende; depois, esmaece, declina e desaparece...

*

            Demais, os Evangelhos ensinam: "Tudo o que quiseres que os homens te façam, faze assim também a eles; pois é nisto o que consistem a Lei e os Profetas."

*

            Olha, companheiro de trajetória terrena, para dentro de ti; examina ao fim de cada dia o que disseste e fizeste. Pondera bem sobre isso e traça teu programa para o novo dia que te espera.
*

            Conversa contigo mesmo e sê sincero nos teus pensamentos mais íntimos. Vai... Prepara hoje o teu amanhã...



Nenhum comentário:

Postar um comentário