Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Cristianismo dos Homens




Cristianismo
dos Homens

            Todos os que conhecem os Evangelhos de Jesus sabem que a Igreja Católica Apostólica Romana se desviou do rumo certo que o Cristo havia procurado imprimir ao primitivo Cristianismo, aquele divino Cristianismo sem ídolos e sem altares, sem dogmas e sem mistérios, sem monarquismo (forma de governo em que o chefe de Estado mantem-se no cargo até a morte ou a abdicação).

            A Igreja de Roma afastou-se da fé primitiva e da simplicidade apostólica, enveredando pelos caminhos sinuosos da apostasia.

            Ao descambar do segundo para o terceiro século, a Igreja iniciou as inovações e adulterações, começou a instituir dogmas que hoje constituem o seu grande arsenal religioso.

            Essas inovações e esses dogmas desfiguraram completamente a doutrina religiosa do Cristo, tão consoladora e divina, pregada e exemplificada com tanto amor, dedicação e misericórdia.

            No curso dos séculos, as alterações dos ensinos de Jesus foram sendo feitas pela Igreja Católica nos vários concílios que ela realizou.

            Assim, no ano 325 foi criado o dogma da ressurreição da carne, que substituiu o ensino verdadeiro da ressurreição dos mortos. No ano 550 foi estabelecido o culto dos mártires e dos anjos. No ano 553 foram instituídas as procissões antes da festa da páscoa.

            O culto em língua estrangeira foi adotado no ano 600. No ano 606 começaram a surgir as primeiras pretensões do papa sobre soberania. As primeiras festas em honra da Virgem foram celebradas em 650, partindo mais ou menos dessa época o exagerado culto a Maria, considerada pela Igreja a mãe de Deus e, por isso, avó de seu próprio filho. Nessa época surgiu a Mariolatria.

            No ano 788 foi instituído, com solenidade, o culto idólatra das imagens e das relíquias e, em 890, o culto a São José. A canonização dos santos foi decretada em 993.

            No ano 1. 000 foi imposto aos clérigos o celibato e em 998 foi instituída a festa em comemoração dos mortos.

            O dogma da infalibilidade da Igreja Romana foi decretado em 1076.

            O uso dos rosários foi adotado em 1090.

            O dogma absurdo da transubstanciação do pão em Deus foi decretado no ano 1215.

            A Igreja adotou o dogma lucrativo do purgatório no ano 1477.

            Em 1516 principiou-se a pôr as tradições no mesmo nível das Escrituras.

            A 8 de Dezembro de 1804 apareceu o célebre "Sílabus" do papa Pio IX, que condena o progresso e todas as liberdades humanas, e no concílio de 1870, em que se sancionou o "Sílabus", foi decretado o dogma da infalibilidade do papa.

            E assim, como se vê, foi completamente esquecida a primitiva religião de Jesus-Cristo. O verdadeiro Cristianismo, o Cristianismo do Cristo, foi desfigurado, perdeu, no curso dos séculos, aquela fisionomia inconfundível, que o tornava a mais pura e a mais elevada religião dos homens conhecida. Aqueles dogmas e inovações, aquelas doutrinas e preceitos humanos, comprometendo e deturpando a Doutrina divina do Cristo, fizeram nascer o cristianismo dos homens.

            Ao Espiritismo, em nossos dias, cabe a missão de restabelecer a verdadeira doutrina de Jesus Cristo.

por Djalma Farias
Reformador (FEB) Setembro 1948



Nenhum comentário:

Postar um comentário