Pesquisar este blog

sábado, 15 de fevereiro de 2020

O cego de nascença



                 O Cego de Nascença                     

 9,1  Caminhando, viu Jesus um cego de nascença 9,2 
Os seus discípulos indagaram Dele:
9,2 “-Mestre, quem pecou, este homem ou seus pais, para que nascesse cego?     
9,3 Jesus respondeu: “-Nem este pecou, nem seus pais, mas é necessário que nele se manifestem as obras de Deus. 
9,4 Enquanto for dia, cumpre-me terminar as obras daquele que Me enviou. Virá a noite, na qual ninguém poderá trabalhar. 
9,5  Por isso, enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.” 
9,6  Dito isso, cuspiu no chão, fez um pouco de lama com a saliva e com o lodo ungiu os olhos do cego  
9,7 Depois lhe disse: “-Vai, lava-te na piscina de Siloé. O cego foi, lavou-se e voltou com visão. 
9,8  Então os vizinhos e aqueles que antes o tinham visto mendigar perguntavam: -Não é este aquele que sentado mendigava? 
9,9 Respondiam eles: -É ele! Outros contestavam: -De nenhum modo, mas é parecido com ele. Ele, porém, dizia: - Sou eu mesmo!     
9,10 Perguntaram-lhe, então: - Como te foram abertos os olhos? 
9,11 Respondeu ele: -Aquele Homem que se chama Jesus fez lama, ungiu-me os olhos e disse-me: “- Vai a piscina de Siloé e lava-te! ”- Fui. Lavei-me e vejo!

         Para   Jo (9,1-11), -A Cura do Cego de Nascença - leiamos a  J.-B. Roustaing em 'Os 4 Evangelhos' (Ed. FEB):

            Sabeis, pois o temos dito muitas vezes, que, quando Jesus teve que desempenhar a sua missão na Terra, um grupo se formou de Espíritos, que tomaram a si a tarefa de auxiliá-lo, ou de servir de instrumento à execução da obra que aquela missão visava realizar.

            O cego de nascença pertencia a esse grupo de Espíritos que encarnaram em torno do Mestre. 
Submetendo-se à prova, que pedira, da cegueira, pôs termo à série das que lhe cumpria suportar.

            Atentai na pergunta que os discípulos fazem a Jesus:  Que pecado cometeu este homem, ou cometeram seus pais, para que nascesse cego?”

            Ora, para que um pecado daquele homem fosse causa de sua cegueira de nascença, preciso era que, ao verificar-se o seu nascimento, já ele houvesse pecado como homem, isto é, que tivesse tido uma existência anterior, em a qual houvesse cometido o pecado determinante da cegueira. Isso necessariamente supunha a anterioridade, a pre existência da alma e, por conseguinte, a reencarnação. Sendo assim, nenhum cabimento havia para qualquer alternativa. Desde então, o pecado dos pais não mais podia ser a causa daquela cegueira de nascença.

            E de que modo um pecado dos pais pudera ser causa de tal cegueira? Só um pecado cometido por eles antes do nascimento do filho. Mas, concebe-se que uma criatura nasça cega por efeito de pecado que seus pais hajam cometido? Concebe-se que alguém sofra as conseqüências de falta em que outrem incorreu e que de tal falta resulte para esse alguém o nascer cego?

            Não era isso o que tinham em mente os discípulos. Entretanto, formulando aquela pergunta da maneira por que o fizeram, inconscientemente preparavam a inteligência que a nova revelação, explicando-as segundo o espírito, viria dar às seguintes palavras, veladas pela letra, com que Jesus lhes respondeu: “Isto assim é, para que nele se manifestem as obras do poder de Deus.

            Como encarnados, os discípulos eram, não o esqueçais, pouco adiantados. Enclausurados na carne, seus Espíritos se achavam comprimidos pela matéria. Não se aventuravam a nenhuma das considerações que acabamos de expender. Nenhuma delas lhes podia acudir às inteligências, nem passar pelas idéias. Essas considerações mostram mesmo que a questão foi proposta por Espíritos que, por se acharem, como encarnados, num estado de infância, não lhe mediam o alcance.

            Eles não cogitavam senão de um pecado cometido por aquele que nascera cego, ou por seus pais. De sorte que o que tinham em mente perguntar era o seguinte: “Será isto a conseqüência de um pecado cometido por este homem, portanto, desde o instante de seu nascimento, ou por seus pais?” “A causa de  este homem haver nascido cego terá sido algum pecado cometido por ele, ou por seus pais?”

            Jesus respondeu enquadrando a sua resposta no sentido das próprias palavras dos discípulos. Assim é que disse: “Nem ele pecou, nem pecaram seus pais”, o que equivale a ter dito: “Não, ele não expia faltas que haja cometido na sua atual encarnação e ainda menos falta em que seu pai ou sua mãe tenham incorrido.”

            “É preciso que as obras do poder de Deus se manifestem nele.” Preciso é que a expiação imposta ao Espírito culpado siga o seu curso. Este homem não sofre castigo por faltas do presente. Tampouco paga por outrem. Paga dívida contraída pelo seu próprio Espírito. Sua cegueira de nascença representa a expiação, que ele buscou, de faltas anteriores à sua encarnação atual. É assim que as obras do poder de Deus se manifestam nele. Acura da cegueira indica que a sua expiação terminou. Dessa forma ele serve ao cumprimento da missão do enviado de Deus.

            Aquele homem, acima o dissemos, era um Espírito devotado que, encarnado em tais condições, para servir à execução da obra do Mestre, concluía suas provas.

            Vv. 4-5 -É mister que eu faça, enquanto durar a minha missão terrena e desempenhando-a, todas as obras que Deus me encarregou de executar. Sou a luz que alumiará os homens, enquanto me achar entre eles. Aproxima-se o momento em que a minha missão terminará. Ninguém poderá impedir que ela tenha fim.

            Quanto ao cego de nascença, chegara o momento terminal da sua prova. Jesus, como bem o compreendeis, para curá-lo, atuou fluidicamente sobre os órgãos da visão, exercendo, por ato da sua vontade, uma ação magnética.

            Deveis igualmente compreender que Jesus nenhuma necessidade tinha de passar lodo nos olhos do cego a fim de lhe operar a cura. Esta se verificou por efeito da ação magnética. Ele fez aquilo apenas para dizer em seguida: “Vai lavar-te na piscina de Siloé”. As águas dessa piscina passavam por virtuosas. Jesus mandou que o cego curado se fosse lavar naquelas águas para mais divulgar o fato da cura, visto que era muito frequentada a piscina de Siloé.”

                                                     O Cego de Nascença     
                    
9,12 Interrogaram-no: - Onde está este Homem? Respondeu: - Não sei! 
9,13  Levaram, então, o que fora cego, aos fariseus. 
9,14  Ora, era sábado quando Jesus fez a lama e lhe abriu os olhos. 
9,15  Os fariseus indagaram dele novamente de que modo ficara vendo. Respondeu-lhes: - Pôs-me lodo nos olhos, lavei-me e vejo!         
9,16  Diziam alguns dos fariseus: - Este homem não é o enviado de Deus, pois não guarda o sábado. Outros replicavam: - Como pode um pecador fazer tais prodígios? E havia desacordo entre eles. 
9,17  Perguntaram ainda ao cego: - Que  dizes tu Daquele que te abriu os olhos? -É um profeta! respondeu ele. 
9,18  Mas os judeus não queriam admitir que aquele homem tivesse sido cego e que tivesse recobrado a vista, até que chamaram os seus pais 
9,19  e interrogaram-nos: - É este o vosso filho?  - Afirmais que ele nasceu cego?
- Pois como é que, agora, vê? 
9,20  Seus pais responderam: - Sabemos que este é o nosso filho, e que nasceu cego, 
9,21  mas não sabemos como agora ficou vendo, nem quem lhe abriu os olhos.                 - Perguntai-o a ele. Tem idade. - Que ele mesmo explique. 
9,22  Seus pais disseram isso, porque temiam os judeus, pois os judeus tinham ameaçado expulsar da sinagoga todo aquele que reconhecesse Jesus como o Cristo. 
9,23 Por isso é que seus pais responderam: ele tem idade, perguntai-lho!
                  
          Reproduzimos abaixo comunicação dada pelo Espírito de  J. B. Vianney, o Cura d’Ars, a propósito de uma pessoa cega. Este material foi colhido em “O Evangelho segundo o Espiritismo" de  Kardec:

            “Meus bons amigos, por que me haveis chamado? É  para me fazer impor as mãos sobre a pobre sofredora que está aqui, e a cure? Ah! que sofrimento, bom Deus! Ela perdeu a vista e as trevas se fizeram para ela. Pobre criança! que ore e espere; não sei fazer milagres, sem a vontade do bom Deus. Todas as curas que pude obter, e que vos foram assinaladas, não as atribuais senão àquele que é nosso Pai em tudo.

            Em vossas aflições, portanto, olhai sempre o céu, e dizei, do fundo do vosso coração: “Meu Pai, curai-me, mas fazei que minha alma doente seja curada antes das enfermidades do meu corpo; que minha carne seja castigada, se preciso for, para que minha alma se eleve até vós com a brancura que tinha quando a criastes.”

            Depois dessa prece, meus bons amigos, que o bom Deus ouvirá sempre, a força e a coragem vos serão dadas e, talvez, também essa cura que não tereis pedido senão timidamente como recompensa da vossa abnegação.

            Mas, uma vez que eu estou aqui, numa assembléia onde se trata, antes de tudo, de estudos, eu vos direi que aqueles que estão privados da vista deveriam se considerar como os bem-aventurados da expiação.

             Lembrai-vos que o Cristo disse que seria preciso arrancar vosso olho, se ele fosse mau, e que valeria mais que ele fosse lançado ao fogo do que ser causa de vossa maldição.

             Ah! quantos há  sobre vossa Terra, que maldirão um dia nas trevas terem visto a luz! Oh! sim, são felizes estes que, na expiação, são atingidos na vista! seu olho não será motivo de escândalo e de queda; podem viver inteiramente a vida das almas; podem ver mais que vós mesmos que vedes claro...

             Quando Deus me permite ir abrir as pálpebras de algum desses sofredores e devolver-lhes a luz, digo a mim mesmo: Alma querida, por que não conheces todas as delícias do Espírito que vive de contemplação e de amor? tu não pedirias para ver imagens menos puras e menos suaves que aquelas que te é dado entrever em tua cegueira.

            Oh! sim, bem aventurado o cego que quer viver com Deus; mais feliz que vós, que estais aqui, ele sente a felicidade, toca-a, vê as almas e pode se lançar com elas nas esferas espirituais que os próprios predestinados da vossa Terra não vêem.

            O olho aberto está sempre pronto para fazer a alma falir; o olho fechado, ao contrário, está sempre pronto a fazê-la alçar a Deus.

            Crede-me bem, meus bons e caros amigos, a cegueira dos olhos é, freqüentemente, a verdadeira luz do coração, enquanto que a vista é, freqüentemente, o anjo tenebroso que conduz à morte.

            E, agora, algumas palavras para ti, minha pobre sofredora: espera e tem coragem! se te dissesse: Minha filha, teus olhos vão se abrir, como serias ditosa! e quem sabe se essa alegria não te perderia?

            Tem confiança no bom Deus que fez a felicidade e permite a tristeza!

            Farei por ti tudo o que me for permitido; mas, a teu turno, ora e, sobretudo, medita em tudo o que acabo de te dizer.”

                                                O Cego de Nascença                

9,24 Tornaram a chamar o homem que fora cego, dizendo-lhe: - Dá glória a Deus! Nós sabemos  que este homem é um  pecador!  
9,25 Disse-lhes ele: Se esse homem é pecador, não o sei. Mas...uma coisa sei: eu era cego e agora vejo! 
9,26  Perguntaram-lhe, ainda uma vez, - Que foi que Ele te fez? Como te abriu os olhos? 
9,27  Respondeu-lhes: - Já vo-lo disse e não ouvistes:  Para que o quereis tornar a ouvir? Quereis, vós, porventura, tornar-vos também seus discípulos? 
9,28  Então, eles o cobriram de injúrias e lhe disseram: - Tu que és discípulo dele, nós somos discípulos de Moisés. 
9,29 Sabemos que Deus falou a Moisés, mas, deste, não sabemos donde Ele é  
9,30 Respondeu aquele homem: - O que é de admirar  em   tudo  isto   é  que  não    saibais donde Ele é e, entretanto, Ele me abriu os olhos. 
9,31  Sabemos, porém, que Deus não ouve a pecadores, mas atende a quem lhe presta culto e faz a sua vontade. 
9,32  Jamais se ouviu dizer que ninguém tenha aberto   os   olhos  a  um   cego  de  nascença; 
9,33 Se este Homem não fosse de Deus, não poderia fazer nada. 
9,34 Responderam-lhe eles: -Tu nasceste todo em pecado e nos ensinais? e expulsaram-no.
          Para  Jo (9,25) - Eu era cego e agora vejo! - leiamos “Fonte Viva” (Ed. FEB) de Emmanuel por Chico Xavier:

            “Apesar do trabalho renovador do Evangelho, nos círculos da consolação e da pregação, desdobrar-se, diante das massas, semeando milagres de reconforto na alma do povo, o serviço sutil e quase desconhecido do aproveitamento da Boa Nova é sempre individual e intransferível.

            Os aprendizes da vida cristã, na atividade vulgar do caminho, desfrutam do conceito de normalidade, mas se não gozam de vantagens observáveis no imediatismo da experiência humana, quais sejam as da consolação, do estímulo ou da prosperidade material, de maneira a gravarem o ensinamento vivo de Jesus, nas próprias vidas, passam à categoria de pessoas estranhas, muita vez ante os próprios companheiros de ministério.

            Chegando a semelhante posição, e se sabe aproveitar a sublime oportunidade pela submissão e diligência, o discípulo experimenta completa transposição de plano.

            Modifica a tabela de valores que o rodeiam. Sabe onde se ocultam os fundamentos eternos. Descortina esferas novas de luta, através da visão interior que outros não compreendem.

            Descobre diferentes motivos de elevação, por intermédio do sacrifício pessoal, e identifica fontes mais altas de incentivo ao esforço próprio.

            Em vista disso, frequentemente provoca discussões acesas, com respeito à atitude que adota à frente de Jesus.

            Por ver, com mais clareza, as instruções reveladas pelo Mestre, é tido à conta de fanático ou retrógrado, idiota ou louco.

            Se, porém, procuras efetivamente a redenção com o Senhor, prossegue seguro de ti mesmo; repara, sem aflição e sem desânimo, as contendas que a ação genuína de Jesus em ti recebe de corações incompreensivos e estacionários, repete as palavras do cego que alcançou a visão e segue para diante.”

         Tomemos Emmanuel, em “Pão Nosso” (Ed. FEB), para Jo (9,27)Para que o quereis tornar a ouvir? -, que nos orienta sobre este versículo:

            “É muito frequente a preocupação de muitos religiosos, no sentido de transformarem os amigos compulsoriamente, conclamando-os às suas convicções particularistas. Quase sempre se empenham em longas e fastidiosas discussões, em contínuos jogos de palavras, sem uma realização sadia ou edificante.

            O coração sinceramente renovado na fé, entretanto, jamais procede assim.

            É indispensável diluir o prurido da superioridade que infesta o sentimento de grande parte dos aprendizes, tão logo se deixam conduzir a novos portos de conhecimento, nas revelações gradativas da sabedoria divina, porque os discutidores de más inclinações se incumbem de interceptar-lhes a marcha.

            A resposta do cego de nascença aos judeus argutos e inquiridores é padrão ativo para os discípulos sinceros.

            Lógico que o seguidor de Jesus não negará um esclarecimento acerca do Mestre, mas se já explicou o assunto, se já tentou beneficiar o irmão mais próximo com os valores que o felicitam, sem atingir o alheio entendimento, para que discutir? Se um homem ouviu a verdade e não a compreendeu, fornece evidentes sinais de paralisia espiritual. Ser-lhe-á inútil, portanto, escutar repetições imediatas, porque ninguém enganará o tempo, e o sábio que desafiasse o ignorante rebaixar-se-ia ao título de insensato.

            Não percas, pois, as tuas horas através de elucidações minuciosas e repetidas para quem não as pode entender, antes que lhe sobrevenham no caminho o sol e a chuva, o fogo e a água da experiência.

            Tens mil recursos de trabalhar em favor de teu amigo, sem provocá-lo ao teu modo de ser e a tua fé.”

                                                 O Cego de Nascença                                 

9,35 Jesus soube que o tinham expulso e, havendo-o encontrado, perguntou-lhe:
“ - Crês no Filho?” 
9,36  Respondeu  ele: - Quem é Ele, Senhor, para que eu creia Nele? 
9,37 Disse-lhe Jesus: “ - Tu O vês, é o mesmo  que  fora  contigo.”  
9,38 - Creio, Senhor, disse ele. E, prostrando-se, O adorou. 
9,39  Jesus, então, disse: “- Vim a este mundo para fazer uma discriminação: os que não vêem, vejam, e os que vêem, se tornem cegos.” 
9,40 Alguns dos fariseus, que estavam com Ele, ouviram-No e perguntaram-Lhe:  
- Também nós somos, por acaso, cegos?... 
9,41   Respondeu-lhes  Jesus: “- Se fôsseis cegos, não teríeis pecado, mas agora pretendeis ver e o vosso pecado subsiste.       
                  
         Tomemos Kardec, em “A Gênese”,  no seu Cap.XV, para os devidos esclarecimentos: 

            “Esta narrativa, tão simples e singela, traz em si evidente o cunho da veracidade. Nada aí há de fantasista, nem de maravilhoso. É uma cena da vida real apanhada em flagrante.

             A linguagem do cego é exatamente a desses homens simples, nos quais o bom-senso supre a falta de saber e que retrucam com bonomia aos argumentos de seus adversários, expendendo razões a que não faltam justeza, nem oportunidade.

            O tom dos fariseus, por outro lado, é o dos orgulhosos que nada admitem acima de suas inteligências e que se enchem de indignação à só ideia de que um homem do povo lhes possa fazer observações. Afora a cor local dos nomes, dir-se-ia ser do nosso tempo a fato.

            Ser expulso da sinagoga  equivalia a ser posto fora da Igreja. Era uma espécie de excomunhão. Os espíritas, cuja doutrina é a do Cristo de acordo com o progresso das luzes atuais, são tratados como os judeus que reconheciam em Jesus o Messias. Excomungando-os, a Igreja os põe fora de seu seio, como fizeram os escribas e os fariseus com os seguidores do Cristo. Assim, aí está um homem que é expulso porque não pode admitir seja um possesso do demônio aquele que o curar porque rende graças a Deus pela sua cura!

            Não é o que fazem os espíritas? Obter dos Espíritos salutares conselhos, a reconciliação com Deus e com o bem, curas, tudo isso é obra do diabo e sobre os que sobre isso conseguem lança-se anátema. Não se tem visto padres declararem, do alto do púlpito, que é melhor uma pessoa conservar-se incrédula do que recobrar a fé por meio do Espiritismo?

             Não há os que dizem a doentes que estes não deviam ter procurado curar-se com os espíritas que possuem esse dom porque esse dom é satânico? Não há os que pregam que os necessitados não deveriam aceitar o pão que os espíritas distribuem, por ser do diabo esse pão?  Que outra coisa  diziam ou faziam os padres judeus e os fariseus?
            Aliás, fomos avisados de que tudo hoje tem que se passar como ao tempo do Cristo.

            A pergunta dos discípulos: Foi algum pecado deste homem que deu causa a que ele nascesse cego?  revela que eles tinham a intuição de uma existência anterior, pois, do contrário,  ela careceria de sentido,  visto que um pecado somente pode ser causa de uma enfermidade de nascença, se cometido antes do nascimento, portanto, numa existência anterior.

            Se Jesus considerasse falsa semelhante ideia, ter-lhes-ia dito: “Como  houvera este homem podido pecar antes de ter nascido?”

            Em vez disso, porém, diz que aquele homem estava cego, não por ter pecado, mas para que nele se patenteasse o poder de Deus, isto é, para que servisse de instrumento a uma manifestação do poder de deus.

            Se não era uma expiação do passado, era uma provação apropriada ao progresso daquele Espírito, porquanto Deus, que é justo, não lhe imporia um sofrimento sem utilidade.

            Quanto ao meio empregado para a sua cura, evidentemente aquela espécie de lama feita de saliva e terra nenhuma virtude podia encerrar, a não ser pela ação do fluido curativo de que fora impregnada.

             É assim que as mais insignificantes substâncias, como a água, por exemplo, podem adquirir qualidades poderosas e efetivas, sob a ação do fluido espiritual ou magnético, ao qual elas servem de veículo ou, se quiserem, de reservatório.”
                                                
        Leiamos Kardec em “O Evangelho segundo o Espiritismo (Ed. FEB)”,  Cap. XVIII, para: Os que não vêem, vejam e os que vêem, se tornem cegos...:

            “Essas máximas encontram, sobretudo, sua aplicação nos ensinamentos dos Espíritos.

            Todo aquele que conhece os preceitos do Cristo é culpável, seguramente, de não o praticar; mas, além do Evangelho que as contém não estar difundido senão nas seitas cristãs, entre essas, quantas pessoas não o lêem, e entre aqueles que o lêem quantos há que não o compreendem!

            Disso resulta que as próprias palavras de  Jesus estão perdidas para a maioria.

            O ensinamento dos Espíritos, que reproduz essas máximas sob diferentes formas, que as desenvolve e as comenta para pô-las ao alcance de todos, tem a particularidade de não ser circunscrito e cada um, letrado ou iletrado, crente ou incrédulo, cristão ou não, pode recebê-lo, uma vez que os Espíritos se comunicam por toda a parte; nenhum daqueles que o recebem diretamente, ou por intermediários, pode pretextar ignorância; não pode se desculpar, nem por sua falta de instrução, nem pela obscuridade do sentido alegórico.

             Aquele, pois, que não as aproveita para seu adiantamento, que as admira como coisas interessantes e curiosas sem que o seu coração por elas seja tocado, que não é nem menos vão, nem menos orgulhoso, nem menos egoísta, nem menos apegado aos bens materiais, nem melhor para o seu próximo, é tanto mais culpado, quanto tenha maiores meios de conhecer a verdade.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário