Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

A grande transformação do mundo


A grande transformação do mundo
por Antônio Túlio
Reformador (FEB) Novembro 1940

            Dia virá em que todos compreenderão e nesse dia terá começo um novo ciclo glorioso para a evolução social, moral e espiritual do gênero humano.  Bozzano - Animismo ou Espiritismo? (Pág. 161)

            Esse dia não vem longe como parece. A dor está fazendo sua obra providencial. Ídolos caem e se esboroam por toda parte. O homem corre sem rumo nem norte em busca da felicidade e colhe desilusões.

            Levanta altares novos, desencanta-se e arrasa tudo para reconstruir o castelo de seus sonhos sobre a areia movediça do mundo exterior. Julgou-se capaz de ser feliz, se satisfeitas suas necessidades materiais, mas surgiram necessidades e anseias novos. Lutou, penou, sangraram-lhe os pés na subida íngreme da montanha das ilusões materiais. Tudo inútil! A insatisfação toma novas formas, cresce e avoluma-se sempre como a bola de neve.

            Formas políticas, organizações econômicas, transportes rápidos, produção vertiginosa, e tudo redunda em novas dores, em novas decepções. A riqueza, o prestígio, a fama, os gozos, tudo já o enfada, a tudo já aborrece.

            Atribui os males que o afligem aos seus semelhantes e os vence na luta, mas a ilusão se desnuda. Combate o mal por toda parte, no mundo exterior, mas deixa-o progredir sempre, crescer sempre dentro de si mesmo.

            A ansiedade avulta, as dificuldades se avolumam.

            Já é tempo de iluminar por dentro a sociedade!

            Cada homem deverá ser um policial sempre alerta a vigiar todos os seus pensamentos e atos. Cada homem tem de ser um tribunal severo e inflexível em seus julgamentos contra si mesmo.       

            Como chegaremos a isso?         

            "Conhecendo a verdade que nos tornará livres".
           
            A verdade interna do ser, acordando a consciência adormecida na ilusão voluptuosa da matéria.

            Para lá marcharemos impelidos pelo azorrague impiedoso da dor.

            Que somos? De onde vimos? Por que sofremos? Para onde vamos?              

            Somos espíritos em prova, vimos das trevas do erro, sofremos as consequências do mal, vamos para a luz e para Deus.

            Sim, Bozzano, esse dia virá e muito breve. Um mundo novo surgirá dos escombros do velho. A grande transformação já se vem processando um pouco por toda parte. O homem acorda de seu longo pesadelo para a alvorada do porvir...

Nenhum comentário:

Postar um comentário