Pesquisar este blog

domingo, 21 de julho de 2019

Inspirações - 3



Inspirações – 3
por Angel Aquarod
Reformador (FEB) Maio 1923

DA VARIEDADE À UNIDADE - UM SÓ REBANHO E UM SÓ PASTOR

"Um só rebanho e um só pastor!...”

Aspiração grandiosa esta infundida em seus discípulos pelo divino Mestre que a anunciou como uma formosa realidade para o fim dos tempos, em que na humanidade terrestre há de ficar dominada completamente a matéria pelo Espírito, a natureza inferior do homem pela sua natureza superior.

Longe vem a época, muito longe ainda, em que a humanidade terrestre constituirá um só rebanho e reconhecerá um só pastor; mas há de chegar o dia em que isso aconteça, sob pena de fazer bancarrota a lei do Progresso o que é inconcebível. Entre os espíritas não há quem possa negar, sem se contradizer, o princípio fundamental que o Espiritismo proclama, como base essencial de sua doutrina, o do progresso constante dos seres para a perfeição: é postulado incontroverso. Tudo procede de uma fonte única, de um mesmo princípio e, realizando-se, a mônada, individualizada, através de infinitas formas, tende sempre para a unidade de que recebeu o ser e a Ela chega, conduzida nas asas da evolução. A lei é só uma e, por conseguinte, tudo está sujeita ao mesmo processo para alcançar sua a finalidade: sair gérmen, do Princípio sem princípio, modelar uma individualidade, mediante o desenvolvimento de todas as suas possibilidades, passando por inúmeras fases e metamorfoses, para chegar, convertida em fruto, ao pináculo da perfeição, onde se efetiva a unidade de todas as almas que alcançaram esse plano inefável.

Aquele que isto compreende e sente, orienta todo seu labor e conduta para essa suprema modalidade. Nessa orientação se forjam os heróis da caridade e do amor espiritual, os bem-aventurados, os santos e os anjos. E, se as sociedades querem ascender a tais alturas, não têm outro remédio senão imitar os eminentes varões que, seguindo o caminho da virtude, galgaram as alturas da santidade. Estas alturas não se alcançam por leis ou decretos humanos, nem pelo azar das revoluções, ou das guerras; somente o caminho da virtude austera e consciente conduz até lá, assim os indivíduos, como as sociedades. A lei é uma e nela não cabem exceções.

As sociedades, as humanidades, chegam um dia ao apogeu de sua evolução, a inefáveis alturas de aperfeiçoamento, que excluem toda possibilidade de discórdia, de baixezas e de infidelidade. A tais cumes de perfeição, porém, só ascendem quando têm desprezado todos os caminhos, que não sejam os da virtude. Porque, como já disse, este é o único que pode conduzir ao cume dos aperfeiçoamentos efetivos, quer os indivíduos, quer às sociedades.

Aquele, que se não esforça por aperfeiçoar-se moralmente, longe está do caminho de sua felicidade verdadeira. Quando as sociedades ou os povos não adotam igualmente por norma de conduta esse alto idealismo, por mais importante que seja o seu desenvolvimento no plano material, longe estão ainda, muito longe de sua redenção. É que o progresso não se improvisa; realiza-se parcialmente, por etapas.

Do mesmo modo que as sociedades e os povos, em um período de sua evolução, realizam os progressos que a esse período correspondem, ficando os outros para sucessivos períodos, também os indivíduos se aperfeiçoam, modelando cada um sua respectiva individualidade. E, quanto maior for o empenho que ponham em aperfeiçoar-se e maior for o número dos que vivam com esta preocupação constante, mais perfeita será a sociedade a que pertençam, uma vez que o que se verifica com a parte se reflete no todo na devida proporção. Daí resulta sempre que o estado de virtude alcançado por uma coletividade solidária representa a soma exata das virtudes individuais alcançadas pelos seus membros.

Esta mesma lei se aplica a toda sorte de desenvolvimento nas instituições religiosas e nos ideais que devam influir no progresso humano, sobretudo nos períodos de gestação e crescimento.

Ora, sendo ela uma lei geral e insubstituível, o Espiritismo não podia estar isento da sua sanção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário