Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de maio de 2018

Médiuns Católicos



Médiuns Católicos  
José Monteiro da Silva
Reformador (FEB) Agosto 1944

O fato que vou narrar foi tomado da obra "O Mundo Invisível no Mundo Visível", do ilustre Rev. Padre Anthelmo Goud, página 262 - Tipografia do "Apóstolo", rua Nova do Ouvidor, 14, publicado em 1881. É caso típico de desdobramento da personalidade seguido de transporte de objetos materiais, fatos já bem estudados pela ciência espiritista. O médium no caso é o próprio São Front, primeiro bispo de Périgueux. O padre Anthelmo, depois de citar a obra "Vida de Santa Marta", de Rabano Mauro, de onde extraiu o dito fato, escreve:

"Front, bispo de Périguex, e Georges, bispo de Puy-en-Veley, são perseguidos, expulsos de suas sés, e refugiam-se perto de Marta. Ela reza por eles, e sendo as sedições acalmadas por suas orações, os manda de novo às suas dioceses. Mas tomando a Front à parte, diz-lhe: "Tu sabes que o dia de minha morte se aproxima; promete-me vir assistir aos meus funerais?" - Hei de assistir a eles, responde o santo, por pouco que Deus me deixe de vida.

Um ano mais tarde morre Santa Marta. Consagram-se sete dias para a preparação de suas exéquias e acorrem de toda parte as povoações avisadas por fogueiras acesas nas florestas - "accensis ignibus per nemora". Estando tudo pronto, a grande e piedosa assembleia acha-se reunida na igreja. Pois bem, naquela mesma hora, São Front estava a celebrar os santos ofícios na sua igreja de Périgueux: adormeceu na sua sede esperando a chegada dos fiéis, e apareceu-lhe o Cristo que lhe disse: "Vem, meu filho, cumprir a tua promessa de assistir aos funerais de Marta."
           
No mesmo instante, e como em um lançar de olhos ("pariter in ictu oculi") foram vistos na igreja de Tarascon dois personagens misteriosos, tendo cada um livro na mão, colocarem-se um ao lado da cabeça da defunta (era Jesus Cristo), outro ao lado de seus pés (era o bispo) e ambos, depois de terem depositado o precioso corpo no sepulcro, demoraram-se perto dele com grande admiração por parte do povo, e não se retiraram senão depois de acabado o serviço fúnebre. Então, somente, um sacerdote os segue, pergunta ao Senhor quem é e de onde vem, e o Senhor sem responder lhe dá o manuscrito que tinha na mão. Esse sacerdote vai para o túmulo e mostra a todos aquele livro em que se achava escrita em cada uma de suas páginas a seguinte frase: "Marta, hóspede de Jesus Cristo, nada tem que temer, e eterna será sua memória". Não havia mais uma palavrar em todo o manuscrito.

No entanto, o que se passava em Périgueux, sé episcopal, de São Front?

Um momento antes um sacerdote acordara o bispo adormecido (São Front), prevenindo-o de que a hora de se principiar a missa já tinha desde muito passado e que o povo começava a ficar Incomodado. "Não vos perturbeis, respondeu o pastor, e não vos canseis de esperar, porquanto neste momento estou em Tarascon (em
espírito ou em corpo; só Deus sabe), ocupado com meu Salvador nas exéquias de Marta, como eu lho prometi." E um pouco mais tarde, acrescentou: "Enviai agora a Tarascon um próprio que possa trazer meu anel e minhas luvas, que acabo de remeter ao sacristão enquanto eu sepultava a santa."

O povo escuta, admira e manda imediatamente a Tarascon. Os desta cidade respondem sem demora, dando todos os pormenores possíveis sobre o dia e a hora do ofício, sobre a personagem venerável e desconhecida que acompanhava o bispo Front, por eles muito conhecido há muito tempo; ao depois remetem aos enviados o livro, o anel e somente uma das luvas confiadas ao sacristão, porque querem conservar uma em sua igreja como testemunho do milagre, e efetivamente a guardam."

Nenhum comentário:

Postar um comentário