Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de maio de 2018

Fim do Materialismo



Fim do materialismo
Ismael Gomes Braga
Reformador (FEB) Agosto 1955

Em outro artigo já nos referimos de passagem ao profundo prefácio de Emmanuel para o novo livro de André Luiz - Nos Domínios da Mediunidade -, mas não citamos as palavras textuais do nosso Irmão Maior. Diz:

...Químicos e físicos, geômetras e matemáticos, erguidos à condição ele investigadores da verdade, são hoje, sem o desejarem. sacerdotes do Espírito, porque, como consequência de seus porfiado estudos, o materialismo e o ateísmo serão compelidos a desaparecer, por falta de matéria, a base que lhe assegurava as especulações negativistas.

Os laboratórios são templos em que a inteligência é concitada ao serviço de Deus, e, ainda mesmo quando a cerebração se perverte, transitoriamente subornada pela hegemonia política, geradora de guerras, o progresso da Ciência, como conquista divina, permanece na exaltação do bem, o glorioso porvir.
O futuro pertence ao Espírito!

Todo o edifício materialista é construção sobre areia movediça, porque a matéria não é uma realidade, é apenas uma forma passageira de energia condensada, e a energia é dirigida pela mente, ou pelo Espírito, que tem força de dar-lhe formas, de agregá-la e desagregá-la a seu talante.

Quem tenha assistido aos fenômenos de materialização e desmaterialização, que é quase um brinquedo para os Espíritos, tem que perder sua fé na matéria e passar a confiar só no Espírito, em Deus como Espírito Universal, Força criadora e transformadora.

O novo livro de André Luiz é uma janela aberta para esse amplo porvir, no qual o Pan-materialismo será substituído nas consciências pelo Pan-espiritualismo e, consequentemente, pela mais sublimada moral; porque o homem verificará por toda a parte as leis morais em ação, prendendo a uns na jaula atroz da expiação, elevando a outros à suma felicidade do amor universal, sem meio algum de serem enganadas ou subornadas essas leis divinas, inexoráveis em sua perfeita justiça.

O livro relata uma excursão de dois aprendizes desencarnados, André Luiz e Hilário, guiados por um mestre, Aulus, pelos domínios da mediunidade em todas as suas mais variadas, infinitas manifestações. Visitam sessões espíritas de diversos tipos, desde as mais altas até as de tristes serviços (ou ilusões de serviços) puramente materiais, às quais afluem pedidos de empregos, de andamento de processos em repartições, de rusgas amorosas etc., e que lembram a triste situação de obscuros crentes católicos que "fazem promessas" aos santos de sua devoção, a fim de obterem tudo que espiritualmente lhes prejudicaria e seus pastores certamente desaconselhariam. Mas não se limitam a sessões espíritas; estudam a mediunidade igualmente na rua, na taverna de viciados, nos lares infelizes e felizes, por toda a parte em suma onde existe o homem, porque onde há um ser humano há um médium em ação.

Estuda o vampirismo como uma realidade concreta e não como o faz a crendice popular.

O vampiro é um Espírito muito grosseiro, apegado às sensações materiais inferiores, mais comumente ao alcoolismo, que subjuga um ser humano encarnado que possua tendências semelhantes às suas, para lhe servir de médium em sua incontinência, e desce com sua vítima aos mais profundos abismos da sensualidade e do crime.

As casas de diversões, as tavernas, todos os meios de viciados, estão repletos de vampiros e de vítimas.

Acompanhar em sua excursão os dois aprendizes e seu Excelso Mestre, através das páginas do livro, não só é muito instrutivo, mas também muito sedutor como literatura. Tem um sabor de "Divina Comédia", mas em prosa simples e clara, e não nos versos muitas vezes obscuros de Dante Alighieri. E muitas cenas que ocorrem
em nosso meio, sem que as compreendamos, são tão penosas como as do Inferno de Dante.

Se todos os livros de André Luiz são excelentes, este mais recente é, em certo sentido, melhor do que todos os outros, segundo nossa humilde apreciação, constituindo inegavelmente um compêndio prático para nos libertar de tremendos perigos que nos envolvem por todos os lados.
...................................................................

Do Blog: Que tal fazer deste livro sua próxima leitura?


Nenhum comentário:

Postar um comentário